Buscar

Resumo Ataques

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo Módulo “Segurança de Redes”
1 – Hackers: analistas de sistema que são especialistas em segurança e auditoria. Procuram brechas e possíveis falhas no sistema.
2 – Full Fledged ou Crackers: invadem sistemas e roubam informações secretas das empresas (verdadeiros terroristas) com intuito de roubar e destruir dados. Não medem as consequências e nem são de confiança e costumam ser desprezados pelos hackers. É comum vender as informações para a própria vitima ameaçando a divulgação do roubo em caso a empresa não queira negociar (blackmail).
3 – Script kiddies ou Newbies (ou novatos): são os principiantes e apesar de serem descartados , trazem diversos problemas para as empresas. Pessoas inexperientes que possuem conhecimento médio sobre navegar na internet e se utilizam de pequenos programas para tentar invadir computadores (normalmente usuários domésticos) disponíveis na internet. Frequentam salas de chat onde procuram informações com pessoas mais experientes. São perigosos para organizações que não possuem politica de segurança adequada.
4 – Lammers: são script kiddies que estão começando a entender como o programa de invasão funciona e descobrem locais onde podem trocar informações e aprender alguma técnica de hackerismo, fazem flood ou inundações de informações.
5 – Wannabe: são lammers que conseguiram invadir computadores com o uso de um programa ou parar os sistemas de um provedor pequeno ou empresa utilizando alguma técnica. Wannabe surgiu devido ao número crescente de lammers que querem ser hackers e possuem algum conhecimento para isto. São aprendizes e se bem orientados podem se tornar bons hackers.
6 – Cyberpunks: são hackers que se dedicam à invasão por divertimento e desafio, possuem profundos conhecimentos e preservam sua privacidade, utilizam criptografia em suas comunicações.
7 – Carders: especialistas em roubar números de cartão de crédito e utilizá-los para comprar via internet. Como os crackers, os Carders são hackers que ou conseguiram invadir um sistema de uma operadora de cartões de crédito, ou trabalhavam no setor de informática de uma operadora. Este tipo de hacker costuma causar grandes prejuízos as operadoras e empresas, obrigando essas empresas a revisar a segurança constantemente.
8 – Phreakers: especialistas em telefonia e informática, possuem conhecimento suficiente para invadir um sistema utilizando o sistema de telefonia de um país.
9 – Insiders: são os responsáveis pela maioria dos incidentes graves nas organizações, origina-se dentro da própria organização, podendo ser realizado a partir da engenharia social ou até mesmo relação de funcionário com chefe, através de espionagem industrial e suborno.
10 – Coders: são hackers que compartilham seus conhecimentos escrevendo livros, ministrando palestras e seminários sobre sua experiência. Atividade lucrativa para os coders.
11 – White hat: “hackers do bem”, “hackers éticos”, samurais ou sneakers, são os que utilizam seus conhecimentos para descobrir vulnerabilidades nos sites, aplicando as correções necessárias. Trabalham de forma legal dentro da organização, exercendo função de assegurar a segurança organizacional. Suas atividades são testes de invasão (mensurar nível de segurança da rede) limitando o processo devido as informações sigilosas que não podem ser expostas.
12 – Gray hat: são os black hats que fazem papel de white hats, exercendo função na área de segurança, tendo conhecimento em hacking. Empregar um gray hat é perigoso, pois podem provocar incidentes.
13 – Cyberterrorista: são aqueles que realizam ataques a um alvo direcionado escolhido cuidadosamente para questões religiosas, políticas ou comerciais, derrubando comunicação entre a internet e a empresa, principalmente ataques DoS(Denial of Service).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais