Buscar

Teste Didática 5

Prévia do material em texto

1.
		Leia a seguinte situação hipotética: A diretora de uma escola contratou dois especialistas externos para elaborarem, sozinhos, o projeto pedagógico da escola. A escolha desses profissionais foi justificada, segundo ela, pelo conhecimento teórico que possuem, o que traria uma consistente fundamentação ao projeto, como também garantiria sua formatação adequada. Segundo Veiga (1995), no texto Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva, a autora apresenta uma discussão sobre a construção do projeto político pedagógico. No que se refere a essa discussão, analise as afirmativas a seguir.
I- A diretora encaminhou o procedimento de forma contrária ao recomendado, pois o projeto político pedagógico é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
II- A principal possibilidade de construção do projeto político pedagógico passa pela relativa autonomia da escola. Isto significa resgatar a escola como lugar público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Dessa forma, a partir das indicações feitas, o encaminhamento da diretora foi inadequado.
III- O projeto político pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, fundamenta-se na liberdade um dos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Assim sendo, a diretora encaminhou o procedimento em sintonia com o recomendado, pois possuía liberdade para fazê-lo.
IV- É necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir a almejada cidadania. Portanto, a diretora encaminhou o processo inadequadamente.
Marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	C) Todas estão corretas.
	
	
	D) Estão incorretas II e III.
	
	 
	B) Estão corretas I, II e IV.
	
	
	E) Todas estão incorretas.
	
	
	A) Apenas I está correta.
	
	
	
		
	
		2.
		Compreendendo a ação didática como algo que deve ser organizado antecipadamente, como denominamos o plano no qual o professor especifica seus procedimentos pedagógicos diários?
	
	
	
	 
	Plano de Aula
	
	
	Plano Curricular
	
	
	Projeto Didático
	
	
	Projeto Político Pedagógico
	
	
	Plano Nacional de Educação
	
	
	
		
	
		3.
		Durante uma reunião para preparação do ano letivo, um grupo de professores enfatizou e assumiu o compromisso de valorizar e promover o diálogo intercultural na escola. Por isso, no planejamento de suas atividades, levaram em conta, prioritariamente:
	
	
	
	
	as características do modelo de gestão dos diretores da escola;
	
	
	o currículo disciplinar;
	
	 
	a realidade e as características socioculturais dos educandos;
	
	
	a vivência das elites que frequentam a escola;
	
	
	as características físicas do ambiente escolar;
	
	
	
		
	
		4.
		Refletindo sobre as funções de um bom Planejamento de Ensino, marque as afirmativas verdadeiras:
I - prever os procedimentos do professor e organizar as atividades para a construção de conhecimentos.
II - refletir sobre os recursos necessários e a forma de consegui-los se não forem disponíveis naquele espaço escolar, considerando que os recursos são insubstituíveis.
III - definir os objetivos educacionais considerados mais adequados de acordo com as características e necessidades dos alunos
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa II não é falsa
	
	 
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	 
	Apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	
	As afirmativas II e III são as verdadeira , e a afirmativa I é falsa.
	
	
	A afirmativa III não é verdadeira pois objetivos não são significativos para os procedimentos.
	
	
	
		
	
		5.
		Em se tratando do planejamento, do projeto pedagógico da escola, o desafio está em ultrapassarmos a ideia de mera elaboração e preenchimento de documentos, mas, fundamentalmente, de implantar um processo de esforço conjunto, cuja vontade política da comunidade escolar seja expressiva, consciente e compreender também que os resultados não são imediatos. Ao delinear essa competência da participação, a escola se consolida como um espaço de:
	
	
	
	
	acomodação, adaptação e passividade
	
	
	hierarquização, centralização e divisão de trabalho
	
	
	padronização, condicionamentos e fortalecimento do poder gestionário
	
	 
	permanente reflexão, construção e reconstrução
	
	
	normatização e manutenção das estruturas escolares
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Quanto as atitudes e práticas dos professores construtivistas, progressistas e críticos frente ao Planejamento, consideramos relevante apenas que:
	
	
	
	 
	o planejamento seja um meio auxiliar que possibilita ações mais compromissadas com a transformação da prática.
	
	
	o planejamento deva ser individual pois cada professor tem uma realidade em sala de aula o que impede que o planejamento seja participativo, feito em grupo
	
	 
	o planejamento tem a função de garantir que o mesmo conteúdo seja trabalhado todos os semestres no mesmo ano escolar.
	
	
	o planejamento seja para cumprir uma função burocrática que todo bom professor deve ter em sua organização do ano letivo.
	
	
	o planejamento deve ser atender a realidade do professor , da sua formação e da sua seleção de conteúdos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		O planejamento do processo educativo, segundo a análise de Menengola e Sant¿Anna (2002), se volta para a participação; em outras palavras, planejamento participativo como ferramenta indispensável na operacionalização desse processo consagra a necessidade de um projeto político pedagógico que contemple a diversidade de vozes. Nesse sentido, se tornam fundamentais alguns propósitos, EXCETO:
	
	
	
	
	Previsão e tomadas de decisões no sentido de contribuir para a formação de pessoas autônomas
	
	
	Reconhecer que se trata do exercício da práxis e que a prática se faz ao caminhar, porém não um caminhar qualquer e sim fundamentado e consciente sobre o que se está fazendo e porque.
	
	
	Reflexão sobre a prática, sobre o sentido da mesma e sentido do aprendizado.
	
	 
	Interesses individuais focados no mercado de trabalho e na seleção dos mais aptos.
	
	
	Análise e construção do saber coletivo.
	
	
	
		
	
		8.
		A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para leva-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre a escola e o sistema de ensino visando a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo (VEIGA, 2003). Nesse sentido, o projeto pedagógico deve ser considerado:
	
	
	
	
	Um instrumento pensado pelos órgãos governamentais e executado pelos professores
	
	
	Um modelo de excelência que deverá ser aplicado em todas as escolas da rede pública
	
	
	Uma oportunidade para a comunidade escolar assumir o controle das ações
	
	 
	Um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola
	
	
	Um documento formal em que se traçam o roteiro das ações a serem seguidas

Continue navegando