Buscar

Pirâmide Normativa de Hans Kelsen

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pirâmide Normativa de Hans Kelsen 
O que é a Pirâmide de Kelsen? 
É um sistema de escalonamento de normas jurídicas, elaborado pelo jurista europeu Hans Kelsen, há cerca de um século. A teoria promove um esquema de hierarquia entre as diversas espécies de normas jurídicas, escalonando-as de maneira a retratá-las como superiores/ inferiores entre si.
As normas jurídicas inferiores (normas fundadas) retiram seu fundamento de validade das normas jurídicas superiores (normas fundantes).
Como as normas juridicas estão escalonadas na Pirâmide de Kelsen ?
No cume da pirâmide, sozinha acima de todas as outras, está a norma de maior hierarquia. Conforme descemos os graus hierárquicos há aumento no número de normas inferiores, chegando-se por fim a uma base ampla, em que as normas de menor hierarquia se enquadram.
Para que serve escalonar as normas jurídicas? Kelsen hierarquizou e escalonou as normas jurídicas, proporcionando duas importantes ferramentas: *pode ser uma forma de solucionar conflitos que surgirem entre duas ou mais normas de hierarquias diferentes que tratem de um mesmo assunto, mas de formas diversas entre si, ( qual norma se aplica ao caso?) *estabelece-se uma forma de validação das normas jurídicas e, como consequência disso, saberemos se uma norma jurídica deve mesmo ser seguida ou não. (descobre-se se a norma em evidência é válida dentro daquele Ordenamento Jurídico) 
Qual é o cume da Pirâmide no Direito Brasileiro? 
Hoje, é a Constituição da República Federativa, de 1988. 
Como funciona a validação da norma inferior com base na sua norma superior?
A CF/88 reina solitária no cume. Sendo o ápice da hierarquia, é ela quem valida as demais normas no nosso Ordenamento Jurídico: Se há norma que contrarie a CF/88, essa norma não pode ter seu cumprimento exigido no Brasil.
E como a Pirâmide de Kelsen é usada para solucionar conflitos entre normas? 
Se várias (duas ou mais) normas jurídicas tratam de um mesmo assunto, mas de maneiras diferentes entre si, há aí um “conflito de normas”. Qual norma deverá ser usada, então ? Uma das possíveis formas de achar a resposta é observar qual a posição das normas dentro da Pirâmide de Kelsen. Nesse critério, a norma que está numa hierarquia superior será a usada.

Continue navegando