Buscar

Exercício de Fixação 01 Estácio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.Com relação aos segurados facultativos, à luz da legislação previdenciária vigente, assinale a opção correta:	
	Pode ser segurado contribuinte individual.
	Pode ser segurado empregado.
X	Pode ser aquele que deixou de ser segurado obrigatório da Previdência Social.
	Pode ser segurado especial.
	Pode ser menor de 14 anos.
2.Angela trabalhou de 02 de janeiro de 1990 até 02 de fevereiro de 2005 como empregada de uma empresa, desligando- se do emprego para montar um salão de beleza. Apesar de ter passado à categoria de contribuinte individual, deixou de recolher contribuições para a Previdência Social durante dois anos, até fevereiro de 2007. Nessa situação, o período de graça de Maria é de	
	48 (quarenta e oito) meses.
	12 ( doze ) meses.
	60 ( sessenta ) meses.
X	36 (trinta e seis) meses.
	24 (vinte e quatro) meses.
3.Os princípios são premissas que servem de base para a formação de institutos de uma determinada ciência. Nesse sentido, marque a alternativa que indica corretamente os princípios gerais da seguridade social:	
	Uniformidade, publicidade e direito adquirido
	Eficiência, publicidade e legalidade
X	Igualdade, legalidade e Direito adquirido.
	Efetividade, publicidade e legalidade
	Seletividade, eficiência e direito adquirido
4.A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que	
	o segurado que estiver recebendo benefício por incapacidade mantém essa qualidade durante seis meses após a cessação do benefício, independentemente do retorno à atividade remunerada.
	a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão de auxílio-doença, aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuição.
	a perda da qualidade de segurado acarreta o reinício da contagem do prazo de carência para obtenção de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial.
X	é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carência exigida para obtenção do benefício.
	o segurado facultativo tem um período de graça de seis meses, prazo que poderá ser prorrogado por doze meses se comprovada a situação de desemprego perante o Ministério de Trabalho e Emprego
5.Acerca dos diversos institutos de direito previdenciário, assinale a opção correta.	
	É vedado, ainda que na qualidade de patrocinador, o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, pelos estados e municípios, pelo Distrito Federal e por suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.
X	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André será segurado obrigatório da previdência social.
	A adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social é vedada, ressalvando-se os casos de atividades que prejudiquem a saúde ou a integridade física e, nos termos definidos em lei ordinária, quando se tratar de segurados portadores de deficiência.
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André não será segurado da previdência social
	Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, conforme previsão constitucional.
6.O ato formal perante o INSS para que se aperfeiçoe ao RGPS, denomina-se	
	filiação.
X	inscrição.
	seguridade social.
	beneficiário.
	dependente
7.Considerando-se que princípio é a base que irá informar e inspirar as normas jurídicas, a Constituição Federal do Brasil elenca um rol de princípios ou objetivos que orientam a organização da seguridade social. A ampla distribuição de benefícios sociais ao maior número de necessitados está consagrada no princípio constitucional:	
	do caráter democrático e descentralizado da administração.
	da primazia da realidade social.
	da irredutibilidade do valor dos benefícios.
	da segurança jurídica e contributiva.
X	da seletividade e distributividade na prestação dos serviços e benefícios.
8.Marque a opção correta quanto a evolução história da Previdência Social no Brasil?	
	Em 1945 a Presidente Dilma criou uma lei que extinguiu a Previdência Social no Brasil.
	Em 2015 foi criado o Sistema Integrado Nacional de Previdência e Assistência Social ¿ SINPAS que não era integrado a Dataprev, INPS, Funabem, Inamps, Ceme, Iapas e LBA.
X	Em 1923 a Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo 4.682, de 24 de janeiro de 1923). É considerado o marco inicial da proteção previdenciária no Brasil. Com ela foram criadas as caixas de aposentadoria e pensão. Eram privadas, realizadas pela própria empresa e vinculadas a seus empregados. Previam proteção aos riscos de doença, invalidez, idade e morte.
	A primeira reforma constitucional do sistema previdenciário brasileiro ocorreu em 1500.
	Em 1931 o Presidente Luis Inácio Lula da Silva determinou a intervenção nas caixas previdenciárias até então existentes em face de problemas de gestão e efetivação da proteção. Foi determinado um novo modelo previdenciário para o Brasil. O Decreto n.º 20.465/31 veio a lume prevendo um amplo leque de proteção cobrindo os já existentes riscos de invalidez, velhice e morte, bem como obedecendo o outras prestações. No modelo criado em 1931, a gestão passa a ser estatal (autarquias previdenciárias) e a proteção por segmentos profissionais (por categorias profissionais).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando