Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO I AVALIANDO O APRENDIZADO 2

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I
	Avaliando Aprendizado  
	Aluno(a): JOSÉ NIVON DA SILVA
	Matrícula: 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	01/05/2018 17:07:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201502637449)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	( OAB) Em matéria de atos administrativos, marque a opção incorreta: 
	
	
	O ato administrativo é considerado ato jurígeno, ou seja, manifestação que produz efeitos de direito, vale dizer, certificando, criando, extinguindo, transferindo, resguardando, ou de qualquer modo modificando direitos e obrigações. 
	
	O ato administrativo será eficaz quando estiver disponível para a produção de seus efeitos próprios, não estando dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade. 
	
	Nem todo ato da administração pode ser considerado como ato administrativo. Como exemplo, temos os fatos administrativos que correspondem aos atos materiais da Administração como a construção de uma ponte. 
	
	No direito administrativo pátrio, a presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502742990)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O chamado mérito administrativo consubstancia-se na valoração dos motivos e na escolha do objeto de determinado ato a ser praticado, feitas pela Administração, incumbida de sua prática, quando autorizada a decidir quanto
	
	
	à qualidade do seu conteúdo.
	
	ao modo de sua realização.
	
	ao seu destinatário.
	
	à conveniência e oportunidade. 
	
	à quantidade do seu objeto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502743081)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Assinalar a alternativa correta. 
	
	
	Uma vez preenchidos os requisitos juridicamente previstos para a sua prática, o ato administrativo é válido, independente de seu conteúdo moral.
	
	Pela revogação, se suprime um ato administrativo legal, mas inconveniente ao interesse público, extinguindo-se ex tunc todos os seus efeitos.
	
	O conteúdo do ato administrativo, também denominado objeto, é o que o alo dispõe, entendendo-se, portanto, como o resultado imediato produzido. 
	
	A convalidação é o suprimento da invalidade, com efeitos para o futuro, decorrente de alo da Administração Ou do particular atingido pelo alo viciado.
	
	A competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação expressamente admitidos em regulamento específico. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502742953)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Concedida a licença para a construção de um determinado prédio, na hipótese de desapropriação ulterior o:
	
	
	titular do empreendimento terá direito a indenização total para ressarcir todos os prejuízos sofridos;
	
	valor real do prejuízo será apurado em execução de sentença;
	
	titular do empreendimento somente terá direito aos gastos feitos com o licenciamento.
	
	valor da obra não se incluirá na indenização, quando a desapropriação for efetivada; 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503221088)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	¿PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. INMETRO. TAXA DE SERVIÇOS METROLÓGICOS. FARMÁCIA. BALANÇA OFERECIDA COM CORTESIA AOS CLIENTES. DESCABIMENTO. 1. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a Taxa de Serviços Metrológicos, decorrente do poder de polícia do Inmetro em fiscalizar a regularidade das balanças, visa preservar as relações de consumo, sendo desse modo imprescindível verificar se o equipamento objeto de aferição é essencial à atividade desempenhada pela empresa. Precedentes: RESP 1.283.133/RS, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, DJe 9.3.2012; AgRg no RESP 1.290.558/RS, Rel. Ministro Benedito Gonçalves, Primeira Turma, Dje 8.2.2013; e RESP 1.455.890/SC, Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 15.8.2014. 2. No caso concreto, o Tribunal de origem consignou que "trata-se a impetrante de estabelecimento comercial dedicado basicamente à venda de medicamentos (farmácia), atividade que para ser desenvolvida não exige o uso da balança. O equipamento, no caso, é oferecido como cortesia aos clientes, para seu uso particular, ou seja, o equipamento não é utilizado para quantificação da mercadoria comercializada, logo, não atinge a relação de consumo que ali se estabelece" (fl. 255, e-STJ). 3. Agravo Regimental não provido.".¿ BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AgRg no REsp 1465186 / PR. Rel. Min. Herman Benjamin. Julgamento em: 04/11/2014, publicada no 27/11/2014. Disponível em: < http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia >. Acesso em: 04 fev. 2015. Considerando o julgado acima, avalie as afirmações a seguir. I. .O Poder de Polícia só atinge aos administrados que possuem vínculo especial com o Poder Público. II. No caso de aplicação do poder de polícia em situações descabíveis resulta em desvio de finalidade. III. O Poder Judiciário, quando provocado, tem competência para revogar atos administrativos.. É correto o que se afirma em: 
	
	
	II e III, apenas. 
	
	I, apenas.
	
	I, II e III. 
	
	II, apenas. 
	
	III, apenas.

Continue navegando