Buscar

Organelas Ceulares

Prévia do material em texto

Aula 02 – Organelas celulares
São estruturas presentes no interior as célula. Localizam-se no citoplasma e possuem funções especificas que garantem o desempenho normal da célula. Todas as organelas são revestidas por uma membrana. 
- Aparelho de Golgi: Também conhecido como complexo de Golgi. 
Divide-se em três partes: rede CIS, lamela e rede trans. Localizado próximo do núcleo e é formada por sáculos achatados e vesículas. 
Funções: Realiza secreção celular, realiza glicosilação, distribuição de macromoléculas provenientes do Reticulo Endoplasmático. Além de modificar, armazenar e endereçar algumas substâncias. 
-Lisossomos: São constituídas de depósitos de enzimas hidrofílicas. São bastante ácidos. Podem ser:
Primários: Contém apenas enzimas.
Secundários: autofagolisossomos, enzimas no interior mais vacúolo para digestão.
Terciários: apresentam restos celulares, resíduos não digeridos, que serão eliminados por exocitose, clasmocitose ou ficarão no citoplasma até a morte da célula. 
Exocitose: eliminação de substâncias que podem ou não fazer bem para a célula. 
Clasmocitose: eliminação de resíduos da digestão intracelular. Degradação de tudo que não é mais necessário para a célula.
- Mitocôndria: Possuem formato esférico ou alongado. Possuem membrana dupla, uma interna e outra externa que apresenta muitas dobras conhecidas como cristas mitocondriais. Tem capacidade de se reproduzir porque possuem DNA circular. 
Ocorrem em várias vias do metabolismo oxidativo como: ciclo de Krebs, cadeia respiratória e oxidação de ácidos graxos. 
Função: realiza respiração celular que produz a maior parte da energia utilizada nas funções vitais. 
- Núcleo: Local onde se encontra o material genético da célula. Ocupa cerca de 10% do volume da célula. Comunica-se com o citoplasma através do poro nuclear. 
Função: conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular às funções celulares.
- Reticulo Endoplasmático Liso: Não possui ribossomos acoplados a sua estrutura.
Função: Sintetizar lipídeos, desintoxicação de substâncias químicas e álcool e altofagia de porções do citoplasma ou organelas envelhecidas. Armazenamento e regulação do íon cálcio no metabolismo das células musculares e mobilização de glicogênio. 
- Reticulo Endoplasmático Rugoso: Em sua estrutura encontram-se ribossomos. 
Função: Sintetizar proteínas junto com o RNA mensageiro. 
- Peroxissomos: São bolsas membranosas que contém alguns tipos de enzimas digestivas como a catalase que degrada o peroxido de hidrogênio. 
Função: Realização a detoxicação e produz energia.
Organelas Exclusivas das células vegetais: 
- Cloroplastos: São organelas presentes nas células vegetais e de outros organismos que realizam fotossíntese. Possuem cor verde em função da clorofila, são limitados por uma espécie de envelope formada por duas membranas lipoprotéicas. Em seu interior possui um liquido conhecido por estroma. Possuem DNA e RNA e ribossomos.
Função: Realiza síntese de proteínas, realiza fotossíntese. Fixam CO2 e serve como armazenamento temporário de Amido.
- Parede Celular: É uma estrutura de celulose resistente e flexível que delimita as organelas celulares numa célula vegetal. Possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo. 
Função: Proporciona sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Colaboram com a absorção, transporte e secreção de substâncias. Protege contra a entrada excessiva de água, evitando a ruptura da célula. 
- Vacúolos: Possuem em seu interior um liquido denominado de suco celular. 
Função: Realiza diversas funções como a estocagem de produtos do metabolismo, a degradação das macromoléculas e a manutenção da rigidez dos tecidos vegetais.
São ditos não organelas, quando não possuem membrana plasmática. Dentre esses:
- Centríolo: São constituídos por um total de nove trios de microtúbulos proteicos que se organizam em cilindro. 
Função: Auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). São autoduplicáveis. Durante o ciclo da divisão celular. Além disso, auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos. 
- Nucléolos: Presente em todas as células eucariontes. Localiza-se no núcleo das células, tornando-se assim parte delas. Possuem tamanho variável. Constitui-se basicamente de DNA, RNA e algumas proteínas. 
Função: produção dos componentes ribossômicos.
- Ribossomos: Estão presentes no citoplasma das células eucarióticas e procarióticas.
Função: Sintetizar proteínas para os processos internos das células.
Aula 03 – Transporte Transmembrana
Todas as células vivas devem adquirir de suas vizinhas os materiais necessários para a sua biossíntese e para a produção de energia e liberar ao seu ambiente os subprodutos de seu metabolismo.
Algumas proteínas contidas na membrana plasmática possuem uma função específica que transportam para dentro da célula essas necessidades como os açucares, os aminoácidos e os íons inorgânicos.
Tipos de Transporte: 
* Transporte ativo: é caracterizado pelo gasto de energia, leva ao acumulo de um soluto acima do ponto de equilíbrio, age contra o gradiente de concentração. Subdivide em primário e secundário.
Primário: Uso direto de energia. 
Secundário: Uso indireto de energia, através da hidrolise de ATP.
* Transporte Passivo: Não há gasto de energia, age a favor do gradiente de concentração. Subdivide-se em difusão simples e difusão facilitada. 
Difusão simples: Realiza a movimentação do soluto da região de maior concentração para a região de menor concentração através apenas da membrana. 
Difusão facilitada: Realiza a movimentação do soluto da região de maior concentração para a região de menor concentração com o auxilio de proteínas transportadoras (permeases). 
 PROTEÍNAS TRANSPORTADORAS: Podem ser carreadoras ou canais. 
As carreadoras ligam especificamente à molécula a ser transportada, tornando o processo seletivo. Podem utilizar o processo ativo ou passivo. 
As canais discriminam as moléculas a ser transportadas principalmente com base na carga elétrica e em seu tamanho. Utilizam somente o processo passivo. 
Existem três classes gerais de sistemas de transportes, que diferem quanto ao numero de substratos transportados e a direção em que é transportado. 
Uniporte: Apenas um substrato numa única direção.
Co-transporte: dois substratos movendo-se simultaneamente na mesma direção.
Contratransporte (Antiporti): dois substratos movendo-se em direção opostas.
Vários tipos distintos de transportes ativos são dependentes de ATP. Existem pelo menos 04 tipos gerais de ATPases de transportes. 
ATPases tipo P – Age sobre a membrana plasmática. 
ATPases tipo v – Age sobre a membrana do vacúolo.
ATPases tipo f – Age sobre a membrana do mitocôndria. 
Transportador multidrogas – Age sobre a membrana plasmática. 
AQUAPORINAS: São uma família de proteínas integrais que fornecem canais para a movimentação rápida de moléculas de água através das membranas plasmáticas em uma variedade de tecidos especializados, ou seja, formam canais hidrofílicos transmembrana para passagem de água.

Continue navegando