Buscar

Religião, Espiritualidade e Bioética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Religião, Espiritualidade e Bioética
Alunas: Aline Messias
Cristiane Cadó
Karen Prestes
Mariana Collazzo
Mariana Azevedo
Victória Fogazzi
As quatro maiores religiões:
Cristianismo:
Islamismo
Budismo
Judaísmo
Temas Conflitantes entre Religião e Bioética
ABORTO
EUTANÁSIA
TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
 Fertilização In Vitro
ABORTO
Visão das religiões:
Cristianismo:
Sustenta a ideia de que o primeiro direito do ser humano é a sua vida, e que seu início se dá com a fecundação.
Islamismo:
A alma é colocada no ventre aos 120 dias depois da fecundação sendo um crime praticar aborto a partir desse período. Antes de completar 120 dias, o feto ainda não é considerado um ser humano, o que autoriza o aborto. É aceito quando para salvar a vida da mulher.
Judaísmo:
O feto só se transforma num ser humano quando nasce. Em todos os casos é a saúde da mulher que prevalece. Correntes aceitam no caso de perigo de morte para a mulher, outras aceitam por mera decisão.
Budismo:
A vida é um processo contínuo e ininterrupto. Não começa na união de óvulo e espermatozoide. Está presente em tudo o que existe, nossos pais e avós, as plantas, os animais e até a água. Considera o aborto errôneo, mas analisa que podem haver exceções que o justifiquem. Risco de morte para a mãe, má formação do bebê...
Eutanásia
Visão das religiões:
https://www.youtube.com/watch?v=KrhPm5rx8SY
Doação e Transplante de Órgãos
Visão das religiões:
https://www.youtube.com/watch?v=N3E2eCxgQh0
Fertilização in vitro:
A Fertilização in vitro (FIV) é um processo em que a fertilização dos gametas é feita em laboratório. Os espermatozoides juntamente com os óvulos são colocados numa cultura especialmente preparada e mantida em condições ideais de temperatura, em ambiente que simula as trompas. Se o processo evoluir favoravelmente, os pré-embriões são transferidos para o útero da mãe, onde irá se desenvolver a gestação.
As técnicas de reprodução assistida (RA) têm o papel de auxiliar na resolução dos problemas de reprodução humana, facilitando o processo de procriação quando outras terapêuticas tenham se revelado ineficazes ou consideradas inapropriadas. As técnicas de RA podem ser utilizadas desde que exista probabilidade efetiva de sucesso e não se incorra em risco grave de saúde para a paciente ou o possível descendente.
Visão das religiões: 
Princípios da bioética: 
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando