Buscar

atividade de direito da criança e do adolescente 2

Prévia do material em texto

1a Questão 
	 
	Assinale a assertiva que melhor retrata a doutrina da proteção integral:
		
	
	A justiça da infância e juventude passa a ter competência para aplicar as medidas de proteção integral, garantindo os direitos das crianças e adolescentes em situação irregular
	
	Crianças e adolescentes passam a ser protegidos por legislação específica, sendo o Estatuto da criança e do adolescente a primeira legislação menorista no Brasil
	
	Apenas de forma excepcional se permite a adoção da doutrina da situação irregular no Brasil, considerando que a adoção da doutrina da proteção integral pelo ECA, fez com que crianças e adolescentes passassem a ser vistos como sujeitos de direitos
	
	Os menores de dezoito anos deixam de ser responsabilizados penalmente, o que caracteriza inovação legislativa decorrente da adoção de tal doutrina
	
	Crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos, havendo inovação na ordem jurídica, com novas garantias estabelecidas na legislação brasileira
	
	
	
	
	2a Questão 
	 
	A Emenda Constitucional nº 65, de 2010, a qual modificou a lei 8069/90( ECA) para incluir o jovem no art. 227 do CRFB, nos leva a seguinte questão: Qual a idade de Jovem está incluída na proteção integral do ECA, de acordo com caput do art. 2º do ECA? Marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E.
		
	
	16 anos a 24 incompletos; 
	
	15 anos a 18 incompletos
	
	12 anos a 20 anos incompletos;
	
	13 anos a 19 completos;
	
	14 anos a 22 completos;
	
	
	
	3a Questão 
	 
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação ao direito a proteção à vida e à saúde, podemos afirmar que este direito compreende: 
		
	
	o atendimento pré e perinatal da gestante tanto pelo Poder Público quanto pelos estabelecimentos de saúde particulares, mesmo que não conveniados ao Sistema Único de Saúde.
	
	o encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, independente de qualquer critério estabelecido pelo Sistema Único de Saúde.
	
	o atendimento pré e perinatal da gestante pelo Poder Público, apenas se esta não tiver condições de arcar com as despesas de um estabelecimento de saúde particular.
	
	a assistência psicológica à gestante, no período pré natal, e à mãe, no pós natal, como forma de minorar as consequências do estado puerperal, tanto pelo Poder Público quanto pelos estabelecimentos de saúde particulares, mesmo que não conveniados ao Sistema Único de Saúde.
	
	o encaminhamento da gestante aos diferentes níveis de atendimento médico, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde.
	
	
	
	
	4a Questão 
	 
	O legislador estatutário delegou a função de colocar a salvo a criança e o adolescente de tratamento desumano, violento, aterrorizante ou vexatório:
		
	
	Aos pais.
	
	À sociedade em geral.
	
	Somente aos membros da família.
	
	Aos vizinhos.
	
	Aos professores.
	
	
	
	
	5a Questão 
	 
	Timóteo é o postulante da adoção Lélis, de 6( seis) anos, e veio a falecer no curso do processo de adoção antes de ser prolatada a sentença, face a inclusão da certidão de óbito no processo, pelo Escrivão do Cartório de onde tramita a adoção de Lélis. O Juiz da Vara da Infância e Juventude, diante do documento acostado aos autos, encaminha o processo ao Ministério Público, com vistas a emitir parecer de acordo com o art. 202 do ECA. O Ministério Público analisa os autos e verifica que não há mais nenhum autor do pedido de adoção, junto a Timóteo(ora falecido). Diante dos dados apresentados no texto, pergunta-se: Qual será o parecer do Ministério Pública, com base no ECA e que atende aos requisitos exigidos na Lei? 
		
	
	Pela denegação da adoção, tendo em vista que inexiste postulante para a procedência do pedido;
	
	Pelo acolhimento do pedido da adoção, pois em todo o processo há inequívoca manifestação de vontade de adotar a criança;
	
	Pelo acolhimento do pedido da adoção, para algum dos inscritos no Cadastro Nacional de adoção por se tratar de criança;
	
	Pela denegação da ordem, tendo em vista de que Timóteo não possui bens para que Lélis venha a herdar.
	
	Pela denegação da adoção, em razão de que Timóteo não possui filhos e só possui um dos genitores vivo ;
	
	
	
	6a Questão 
	 
	Assinale a alternativa CORRETA em relação à guarda prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	As obrigações decorrentes da guarda são apenas: assistência material e moral
	
	A guarda é admitida em todos os procedimentos de tutela e adoção
	
	A guarda é irrevogável
	
	As obrigações decorrentes da guarda são: assistência material, moral e educacional; 
	
	A guarda confere à criança a condição de dependente, para todos os fins de direito, salvo previdenciários
	
	
	
	
	7a Questão 
	 
	De acordo com o art.56,I do ECA, os dirigentes de estabelecimento de ENSINO FUNDAMENTAL ao verificar que um de seus alunos da primeira infância está sofrendo maus-tratos na família, deverá comonicar imediatamente a quem?
		
	
	Ministério Público; 
	
	Conselho Tutelar;
	
	Conselho de Direitos;
	
	Secretario Municipal de Saúde;
	
	Juiz da Infância e da Juventude;
	
	
	
	8a Questão 
	 
	João e Maria, ambos adolescentes, com dezessete e dezesseis anos, respectivamente, resolvem realizar uma viagem para comemorar o aniversário de um ano de namoro. Como destino, o jovem casal elege Armação dos Búzios, no estado do Rio de Janeiro, e efetua a reserva, por telefone, em uma pousada do balneário. Considerando a normativa acerca da prevenção especial contida na Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	O casal poderá hospedar-se na pousada reservada sem quaisquer restrições, já que ambos são maiores de dezesseis anos e, portanto, relativamente capazes para a prática desse tipo de ato civil, não podendo ser exigido que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis nem que apresentem autorização destes. 
	
	A proibição da legislação especial refere-se apenas às crianças, na definição do ECA consideradas como as pessoas de até doze anos de idade incompletos, sendo, portanto, dispensável que os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou responsáveis, ou, ainda, autorizados por estes para a regular hospedagem. 
	
	O titular da pousada, ou um de seus prepostos, pode, legitimamente e fundado na legislação especial que tutela a criança e o adolescente, negar-se a promover a hospedagem do jovem casal, já que ambos estão desacompanhados dos pais ou responsável e desprovidos, igualmente, da autorização específica exigida pelo ECA. 
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe amplamente a viagem de menores de dezoito anos. Para que a mesma seja possível, os pais devem estar acompanhando seus filhos, inclusive para que a hospedagem seja possível
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe apenas a hospedagem de crianças e adolescentes em motel, desacompanhadas de seus pais ou responsável, sendo permitida a hospedagem em hotéis ou estabelecimentos congêneres, uma vez que estes são obrigados a manter regularmente o registro de entrada de seus hóspedes. 
	
	
	
	9a Questão 
	 
	As entidades destinadas a desenvolver programas de acolhimento familiar ou institucional estão vinculadas aos princípios e às regras contidas no ECA. Analise as seguintes assertivas: I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais II - Osdirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo anualmente, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade É correto o que se afirma:
		
	
	em todas as assertivas
	
	em nenhuma das assertivas
	
	Apenas nas assertivas I e II
	
	Apenas nas assertivas II e III
	
	Apenas nas assertivas I e III
	
	
	
	10a Questão 
	 
	As entidades de atendimento, sejam governamentais ou não governamentais, serão fiscalizadas por quais órgãos?
		
	
	Defensoria Pública, Estado e Judiciário.
	
	Conselho Tutelar, Defensoria Pública e Justiça Estadual; 
	
	Conselho Tutelar, Judiciário e Ministério Público; 
	
	Judiciário, Defensoria Pública e Conselho Tutelar; 
	
	Ministério Público, Município e Sociedade;

Continue navegando