Buscar

MÍDIA E EDUCAÇÃO env Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÍDIA E EDUCAÇÃO:
AS NOVAS TECNOLOGIAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
As tecnologias vêm ganhando cada vez mais, um enorme espaço no ambiente de aprendizagem.
O professor Oliveira destaca o papel da televisão e da internet, citando o posicionamento e estudo da jornalista Jaqueline Schiavoni e outro grande estudioso, Levi.
Segundo Levi, a educação na Cibercultura sugere que se mudem os métodos e comportamentos tradicionais, tanto dos alunos em sala de aula como dos educadores. Os alunos seriam os construtores do próprio conhecimento, se utilizando das ferramentas que a tecnologia oferece e o professor teria o papel de mediador desse conhecimento.
É certo que hoje em dia, todo e qualquer ambiente que frequentarmos nos depararemos com algum tipo de tecnologia e é preciso ter algum conhecimento sobre o assunto, já que vivemos uma era revolucionária no que diz respeito à tecnologia.
Quanto à televisão, esta continua tendo um papel importante até hoje, mas não conseguiu cumprir com todas as promessas que eram entreter, informar e educar. Ela tem sim o poder de entretenimento e informação, mas a função de educar acabou se perdendo e ficando só na promessa mesmo, já que são poucos ou quase nenhum os programas educativos que ela nos oferece.
A Internet propiciou uma mudança tremenda em nossas vidas, hoje a informação nos chega a tempo real, já não dependemos de telefone para nos comunicar já que os sites de bate-papos estão a nossa disposição, amigos e parentes distantes que antes levávamos anos para ver, hoje vemos com frequência através dos computadores, tabletes ou celulares.
Para se ter uma ideia do tamanho da força dessa tecnologia, enquanto o rádio levou 30 anos para chegar até 60 milhões de pessoas e a televisão metade desse tempo, a internet chegou a esse mesmo número de pessoas em apenas três anos. 
Porém, diante de tantas informações, é nosso dever saber escolher o que realmente é importante, o que vai poder nos ajudar e contribuir para a construção do nosso conhecimento, não podemos nos deixar levar por qualquer tipo de informação, ou seja, temos que saber tirar proveito das coisas boas descartando aquilo que não acrescenta em nada.
A internet é de grande valia em pesquisas escolares, porém, vale lembrar que todo texto tem um autor, e que temos que ter ética ao pesquisarmos algo na internet e não se apropriar de um conteúdo sem citar o autor do mesmo como referência.
Sabemos também que não são todas as escolas que tem acesso a internet, ainda são muitas aquelas que por falta de poder aquisitivo ou espaço físico, não aderiram as tecnologias. Mas as instituições educacionais têm como um grande desafio, capacitar e preparar seus educadores de maneira a acompanhar os avanços das novas tecnologias.

Continue navegando