Buscar

USINAS TERMOELÉTRICAS

Prévia do material em texto

USINAS TERMOELÉTRICAS – A ENERGIA DA COMBUSTÃO
As usinas termoelétricas (ou termelétricas) são grandes instalações, que geram energia elétrica a partir da queima (ou combustão) de materiais não renováveis como: carvão, petróleo e gás natural, e também de fontes renováveis como a lenha, o bagaço de cana, etc.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS TERMOELÉTRICAS
As usinas Termoelétricas são fontes primárias consideradas em sua maioria não renováveis dependendo do combustível. O movimento dos geradores se dá através da queima de gás natural, carvão ou óleo combustível em uma caldeira. Esta gera vapor a partir da água que é conduzido a uma alta pressão por uma extensa rede de tubos até chegar às pás da turbina. A função do vapor é movimentar as pás de uma determinada turbina, onde o rotor gira juntamente com o eixo de um gerador produzindo a energia elétrica. (AMBIENTE BRASIL, 2012) (MARQUES, 2013)
A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina faz com que ela gire e com que o gerador também por estar acoplado mecanicamente à turbina, transformando assim a potência mecânica em potência elétrica. (AMBIENTE BRASIL, 2012)
O vapor gerado pela caldeira é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, voltando à rede de tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo. A energia é transportada por linhas de alta tensão aos sistemas de distribuição, redes de transmissão, onde a eletricidade passa por diversas subestações apresentando transformadores que aumentam ou diminuem sua voltagem para assim poder chegar a comércios e residências. A figura abaixo está representando o funcionamento de uma usina termoelétrica. (ELETROBRÁS, 2012)
IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DA TERMOELÉTRICA
Na construção de uma termoelétrica devem ser considerados todos os problemas ambientais que possam ocorrer. Para isso é feito um relatório (intitulado RIMA – Relatório de Impactos Ambientais) onde prevê todas as possibilidades de impactos para que assim possam ser elaboradas medidas preventivas acerca da construção. A seguir são descritos tais tópicos de especificação dos impactos: (CPRH, 2013) 
Possibilidade de perda da camada orgânica do solo, aumento da susceptibilidade à erosão, compactação do solo agricultável, contaminação do solo por resíduos e derrames de óleo e combustíveis; 
Impacto sobre a estabilidade de encostas; 
Impactos das instalações do empreendimento e obras complementares e das atividades desenvolvidas no canteiro de obras sobre as comunidades vizinhas, em especial quanto ao incômodo provocado por ruído e disposição de efluentes e resíduos; 
Possíveis alterações sobre os recursos hídricos, inclusive com modificação da qualidade e quantidade de água; 
Possíveis alterações nos ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como as interferências com as Unidades de Conservação Ambiental; 
Possíveis alterações provocadas pela implantação do empreendimento sobre o meio antrópico (termo referente a ocupação humana) , especialmente no que se refere aos aspectos demográficos, ao nível de vida e à ocupação do espaço, avaliação das possíveis interferências com as terras indígenas, sítios arqueológicos e demais patrimônios históricos e culturais, 
Interferência do projeto com obras de infraestrutura, interferência do projeto com áreas de exploração mineral, eventuais desapropriações e remoções de comunidades locais devido à construção do empreendimento. Deverá ser avaliada, também, a geração de empregos diretos e indiretos, as consequências provocadas pelo final das fases de construção e montagem do empreendimento; 
IMPACTOS AMBIENTAIS NO FUNCIONAMENTO DA TERMOELÉTRICA
Em seu funcionamento a termelétrica apresenta alguns pontos negativos quanto aos impactos causados no meio ambiente e até mesmo ocasionando problemas na saúde do ser humano. Entre tais problemas temos (GESTÃO AMBIENTAL UFSM, 2013): 
Emissões aéreas de material particulado: problemas respiratórios, interferência na fauna e flora, cheiro irritante, efeito estético ruim; 
Emissão de óxidos de enxofre: problemas respiratórios, cardiopulmonares, interferência na fauna e flora, acidificação de chuvas; 
Emissão de dióxido de carbono: contribuição para o efeito estufa; 
Emissão de óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e monóxido de carbono: chuvas ácidas; 
Percolação das águas das chuvas nas áreas de estocagem: contaminação do lençol freático, dos cursos de água, elevação do ph, metais pesados, sólidos dissolvidos; 
Sistemas de resfriamento das águas: interferência na fauna e flora aquáticas; 
Sistema de remoção das cinzas pesadas; 
Resíduos sólidos do processo: minas e usinas; 
Pirita (Dissulfeto de Ferro (FeS2)). 
VANTAGENS E DESVANTAGENS EM SUA CONSTRUÇÃO
A principal razão para o Brasil ter investido em termoelétricas é o esgotamento das fontes de energia hidrelétrica nas proximidades dos grandes centros, o que tem elevado os custos dos novos projetos, situado cada vez mais distantes dos centros de consumo. A descoberta de razoáveis reservas de gás natural permite que o Brasil aumente sua produção e a participação da termeletricidade na matriz energética. (TERMOELETRICIDADE, 2005) 
A maior vantagem de uma usina termoelétrica é que ela pode ser construída próximo ou junto aos locais de consumo, o que implica grande economia nos custos de implantação das redes de transmissão. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgicas, químicas, petroquímicas e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente, facilidade de transporte e manuseio, vetor de atração de investimentos e segurança.
O carvão mineral, também utilizado como matéria-prima, está presente nas boas jazidas, com fácil extração, combustível de custo moderado por ser cotado em moeda nacional e questões ambientais equacionadas. (ENERGIA TERMOELETRICA, 2007) 
Mas apesar das vantagens, as usinas Termoelétricas acabam apresentando certas desvantagens em relação às hidrelétricas, pois acabam tendo maior gasto na produção de energia devido ao fato do aumento constante no preço dos combustíveis usados nas termoelétricas. 
Além do gasto na produção há o dano que provocam ao meio ambiente, tanto na extração da matéria-prima que é usada como combustível, como na geração de energia com a liberação de gases causadores do efeito estufa como, por exemplo: monóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que em contato com a água e outras substâncias gera ácido sulfúrico provocando o fenômeno conhecido como chuva ácida. 
Mas apesar disso, as termoelétricas tendem futuramente a ser a melhor opção para se gerar energia elétrica, devido ao fato de que hoje em dia a fusão a frio do hidrogênio é realidade, e grandes estudos estão sendo feitos pelo cientista italiano Andrea Rossi em relação a isso, afim de que futuramente seja possível construir usinas termoelétricas que gerem uma energia limpa e barata. (E-CAT WORLD, 2013) 
ENERGIA TERMOELÉTRICA NO BRASIL E NO MUNDO
No mundo estima-se que haja 3.472 (três mil quatrocentos e setenta e duas) usinas termoelétricas segundo a fonte Power Plants Around the World. (INDUSTCARDS, 2013) 
O Brasil ingressou no ramo das termoelétricas em 1883, onde foi construída a primeira usina termelétrica na cidade de Campos (RJ). (ECO EFICIÊNCIA, 2012) No Brasil há 2754 empreendimentos sendo que 1618 são de Usinas termoelétricas em operação gerando 34.976.526 (KW) de potencia associada, 29 estão em fase de construção e 130 são empreendimentos outorgados que nem iniciaram a construção. (ANEEL, 2013a) 
A energia gerada nas termoelétricas brasileiras é resultante principalmente da combustão de fontes de energia como: a biomassa e os combustíveis fósseis. (EDUCAÇÃO, 2013).
Principais combustíveis utilizados nas usinas termelétricas do Brasil (quantificação em números de termelétricas, potência gerada e valor percentual total) Fonte: (ANEEL, 2013b) 
Curiosidades
Em 1883 foi inaugurada a primeira Usina Termoelétrica do Brasil, em Campos dos Goytacazes,com a potência de 52 kW.
O Brasil dissemina, por ano, 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera.
Pouco mais de 60% da energia do mundo é produzida em Usinas Termoelétricas.
Como funcionam as bandeiras tarifárias?
A mudança do clima somada a diminuição no volume de chuvas compromete os principais reservatórios hidrelétricos do país. Isso provoca uma diminuição na quantidade de água e consequentemente na quantidade de energia elétrica disponível para abastecer a população brasileira. Para resolver o problema o governo aciona as usinas de energia termelétricas e cria as bandeiras tarifárias repassando o conta pra você.
A energia termelétrica funciona a partir da queima de combustíveis como petróleo, carvão e gás natural e tem um custo bem maior que a energia hidrelétrica.
Por que tenho que pagar a bandeira tarifária?
As bandeiras tarifárias foram criadas nas mesmas cores dos sinais de trânsito: verde, amarelo, vermelho para alertar os consumidores sobre as condições atuais de geração de energia.
A bandeira verde indica que os reservatórios estão cheios e que não há nenhum custo adicional mensal para gerar energia. Já a bandeira amarela significa que nível de água dos reservatórios estão baixando. A bandeira vermelha é usada quando a situação está critica e há necessidade de acionar usinas termelétricas para suprir a falta de energia.
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMBIENTE BRASIL. Usina Termelétrica, 2012 Disponível: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/termeletrica/usina_termeletrica.html Acesso em: 25 nov. 2012
ANEEL. Fontes de Energia Exploradas no Brasil, 2013a. Disponível: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/FontesEnergia.asp? Acesso em: 23 jan. 2013
ANEEL. Combustíveis, 2013b. Disponível: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/Combustivel.cfm Acesso em: 22 jan. 2013
CPRH. Termo de referência para elaboração de estudo de impacto Ambiental – eia, relatório de impacto ambiental – rima e Estudo de análise de risco relacionado á implantação de Termelétrica á gás natural, 2013. Disponível: http://www.cprh.pe.gov.br/downloads/tr-termeletrica.pdf Acesso em:
ECO EFICIÊNCIA. História, 2012. Disponível: http://ecoeficienciatermeletrica.blogspot.com.br/2012/05/historia.html Acesso em: 23 jan. 2013
EDUCAÇÃO. Tipos de energias: hidrelétrica, eólica, nuclear, solar, térmica, etc., 2013. Disponível: http://www.educacao.cc/ambiental/tipos-de-energias-hidreletrica-eolica-nuclear-solar-termica-etc Acesso em: 22 jan. 2013
ELETROBRÁS. Como a energia elétrica é gerada no Brasil, 2012. Disponível: http://www.eletrobras.com/elb/natrilhadaenergia/main.asp?View=%7B61D475A6-BBFC-41CE-98E3-2BA4FD90DB2F%7D Acesso em: 25 nov. 2012
E-CAT WORLD. Lockheed Martin’s Skunk Works Shooting for 100 MW Fusion Prototype by 2017, 2013. Disponível: http://e-catworld.com/ Acesso em: 18 fev. 2013
GESTÃO AMBIENTAL UFSM. Dependência x Consciência, 2013. Disponível: http://www.ced.ufsc.br/emt/trabalhos/historiadaeletricidade/ENERGIA%20ELETRICA%20E% 20MEIO%20AMBIENTE.htm Acesso em: 20 jan. 2013
ENERGIA TERMOELETRICA. Energia Termoelétrica (feria de ciências tecnológicas), 2007. Disponível: http://energiatermoeletrica.blogspot.com.br/2007/07/usinas-termoeltricas-desvantagens.html Acesso em: 15 jan. 2013 
Read more: http://www.engquimicasantossp.com.br/2015/06/usinas-termoeletricas-energia-combustao.html#ixzz5GfwiMNQi

Continue navegando