Buscar

Estudo Dirigido Psicologia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
Quais as principais características de uma Psicologia social Crítica? O que a diferencia de uma psicologia social não-crítica?
A psicologia social crítica supera as dicotomias indivíduo, sociedade, interno e externo, natureza e cultura. Homem concreto, que se subjetiva pela objetivação, busca a transformação social e o desvelamento da realidade. Compreende o homem em constante movimento. Os principais conceitos da psicologia social crítica são a subjetividade, a consciência, a atividade e o processo grupal. O que a diferencia da psicologia social não-crítica é que a psicologia social não-crítica busca a percepção social, as atitudes e a influência social. Descreve, nomeia e conceitua os fenômenos psicossociais, busca prever e controlar e controlar os comportamentos, e também ajustar e adaptar as pessoas às exigências e normas sociais.
Quais os principais representantes brasileiros da Psicologia social Crítica e seus temas de estudos?
Os principais representantes brasileiros da psicologia social crítica são: Silvia T. Maurer Lane, Wanderley Codo, Bader Burihan Sawaia, Antônio da Costa Ciampa e Pedro Arcides Guareschi. Seus temas de estudos são práticas sociais, representações sociais, identidades e subjetividades, atitudes, crenças, valores e percepções sociais.
O que é a Psicologia Social Latino-americana? Quais suas características?
A psicologia social latino-americana representa um conjunto de esforços de psicólogos sociais com a finalidade de desenvolver estudos sobre conceitos psicossociais (Representações sociais, saúde mental, identidade, consciência social, subjetividade), em perspectiva universal e não dicotomizada com o objetivo de abrir caminhos teóricos e metodológicos comprometidos com os grandes problemas sociais vividos na América Latina, em busca da transformação da realidade.
Cite alguns autores da PSOLA
Paulo Freire, Maritza Montero, Martín-Baró, Leoncio Camino.
Quais conceitos centrais em PSOLA?
Psicologia da linguagem, a identidade social e processo grupal.
Quais as principais diferenças entre a PSOLA e as Psicologias Sociais americanas e europeias?
A perspectiva americana analisa o comportamento e cognição dos indivíduos e defende a experimentação e a quantificação. Na perspectiva europeia são analisadas as relações entre os grupos e esta adota uma postura multimetodológica. E a perspectiva latino-americana analisa a manifestação da subjetividade do indivíduo e nega a experimentação e quantificação.
Qual o conceito de identidade na escola do Interacionismo simbólico?
A identidade psicossocial é determinada pelos papéis que o indivíduo desempenha. 
Qual a definição de Tajfel para o conceito de identidade?
Tajfel define a identidade Social como a consciência que o indivíduo possui de pertencer a um determinado grupo social, como à carga afetiva e emocional que esta pertença traz para o sujeito.
Para Ciampa, como se pode pensar a Identidade social?
Para Ciampa, mudanças ocorrem na auto definição das pessoas à medida que entram em interação com outras pessoas e outros grupos.
Quais as características de uma ideologia?
Podem ser de natureza objetiva, cuja linguagem contém proposições descritivas, explicativas, valorativas e normativas, são sempre coletivas, ou seja, de um grupo, nunca individual. E também pode ser de natureza subjetiva que expressam desejos, necessidades e interesses, com intenção de induzir, baseando-se em valores e crenças, e tem influência individual e coletiva.
O que são Representações Sociais?
São um conjunto de conceitos, posições e explicações criado na vida cotidiana no decurso da comunicação interindividual. São o equivalente dos mitos e sistemas de crenças das sociedades tradicionais.
Quais as funções das representações sociais?
Função de saber, função identitária, função de orientação e função justificadora. Ao assumir a função de saber ou cognitiva, as representações permitem compreender e explicar a realidade, permitem que os atores sociais adquiram conhecimentos e os integrem em um quadro para eles próprios, assim elas facilitam a comunicação social. Como função identitária, elas definem a identidade e permitem a proteção da especificidade dos grupos, salvaguardando a imagem positiva dos mesmos. A função de orientação permite que as representações guiem os comportamentos e as condutas dos indivíduos, elas são um guia para a ação. Finalmente, a função justificadora permite a justificativa das tomadas de posição e dos comportamentos por parte dos sujeitos, assim como a manutenção ou reforço dos comportamentos de diferenciação social assumidos pelos grupos sociais ou pelos indivíduos.
O que define as representações como de origem social?
São construídas nos processos de interação e cristalizam-se nas condutas.
Explique os processos de objetivação e ancoragem das representações sociais?
A objetivação é a forma como se organizam os elementos constituintes e adquirem materialidade. E a ancoragem é o processo de assimilação do novo ao que já existe.
Quais os tipos de representações sociais?
Hegemônicas, emancipadas e controversas.
Para a cognição social, o que são e qual a função dos mediadores cognitivos?
A ênfase nos mediadores cognitivos pressupões a possibilidade de análise do processamento, a descrição da natureza das estruturas cognitivas envolvidas nestes processos, assim como o esclarecimento dos mecanismos através dos quais as estruturas influenciam a percepção dos grupos e dos seus membros.
O que são esquemas mentais e suas características?
Esquema mental é uma estrutura abstrata de conhecimento que contém o conhecimento geral sobre um domínio, incluindo os fatores determinantes e as relações entre os atributos deste domínio, e que oferece os meios e recursos necessários para a formulação de hipóteses e para a interpretação dos estímulos de forma compatível com o conjunto da informação disponível.
Quais os tipos de esquemas mentais?
Esquemas sobre pessoas: estruturas conceituais de traços de personalidade ou protótipos;
Auto-esquemas: referem-se às estruturas conceituais que as pessoas têm de si mesmos;
Esquemas de eventos: pode ser descrita como os scripts cognitivos;
Esquemas de papel: referem-se às estruturas de conhecimento que as pessoas têm das normas e comportamentos esperados de posições específicas na sociedade;
O que é avaro cognitivo?
Avaro cognitivo é uma hipótese onde os seres humanos seriam muito limitados e usariam atalhos mentais sempre que pudessem no sentido de obter soluções rápidas para seus problemas.
O que são heurísticas e quais os principais tipos?
Heurísticas são processos cognitivos empregados em decisões não racionais, sendo definidas como estratégias que ignoram parte da informação com o objetivo de tornar a escolha mais fácil e rápida. Os principais tipos de heurísticas são: heurística da representatividade, heurística da acessibilidade, heurística da ancoragem e ajustamento, heurística da regressão a média, heurística do eu como ponto de referência e heurística do falso consenso.

Continue navegando