Buscar

Bloco II Atividade 04 Estudo Dirigido 2 Fatores ecologicos (1)

Prévia do material em texto

�
	ESTUDO DE CASO
	Componente Curricular:
	Biogeografia
	Semestre:
	2018.1
	Docente:
	Vanessa do Espirito Santo Almeida
	Polo:
	Dona Carmen
	Data:
	26/05/2018
	Discente:
	Sivania de Aquino Brito
A evolução da vida é controlada primariamente pela interação entre os seres vivos e o ambiente físico. Alguns fatores que agem nos processos dinâmicos da geosfera determinaram as distribuições e adaptações dos seres vivos. Esses fatores são chamados “fatores ecológicos”. Partindo da leitura do módulo da disciplina e de fontes complementares de pesquisa, defina o que são “fatores ecológicos” e cite como os mesmos podem atuar na distribuição da biodiversidade.
R: Fatores Ecológicos são todos os elementos do meio ambiente capaz de agir diretamente sobre os seres vivos, pelo menos em uma fase de seu ciclo vital, pois todos os seres vivos sofrem ações de vários fatores do meio ambiente em que vive, pelo menos em uma fase de seu ciclo vital. Eles são divididos em duas partes, fatores bióticos e fatores abióticos.
Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes. Os fatores bióticos são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações.
Os fatores ecológicos que se relacionam aos processos biogeográficos podem ser classificados em fatores abióticos (ou do meio físico) e em fatores bióticos (interações intra e interespecíficas). Considerando esta temática, escolha apenas um (01) fator abiótico (por exemplo, luminosidade, temperatura, circulação oceânica, oxigênio, salinidade, pH, disponibilidade de nutrientes, entre outros) e um fator biótico (relações ecológicas como mutualismo, comensalismo, competição, predatismo, entre outras) e disserte brevemente sobre como cada um destes fatores podem influenciar na distribuição dos organismos. Adicionalmente, exemplos podem ser utilizados para ilustrar esta influencia. 
R: A temperatura é um fator abiótico de grande importância para os seres vivos e influencia seus períodos de atividade, suas características morfológicas e seus comportamentos. Divide os seres vivos em alguns grupos como:
Estenotérmicos: São organismos que não toleram grandes variações térmicas. Exemplo: lagartixa; Euritérmicos: São organismos capazes de tolerar grandes variações térmicas. Exemplo: lobo; Homeotérmicos: Seres que possuem temperatura corporal constante. Exemplo: aves e mamíferos; Poiquilotérmicos: Seres que possuem temperatura corporal variável. Exemplo: répteis, anfíbios e peixes;
Alguns fenômenos ocorrem devido às adaptações ás temperaturas desfavoráveis como: Migração: Os animais percorrem distâncias variadas a procura de ambientes propícios para a reprodução, com melhores condições climáticas e presença de alimentos. Exemplo: flamingos, cegonha negra. Hibernação: Os animais diminuem suas atividades vitais, devido ao frio. Exemplo: morcego, urso. Estivação: Neste fenômeno, algumas espécies diminuem suas atividades vitais, devido ao calor. Exemplo: quelônios. 
Quanto às adaptações das plantas ás baixas temperaturas, elas podem ser:  Anuais: As plantas anuais não suportam o intenso frio do inverno e deixam suas sementes para germinar no ano seguinte. Exemplo: Feijoeiro; Bienais: As plantas bienais em baixas temperaturas perdem sua parte aérea, porém mantém sua parte subterrânea. Exemplo: Lírio; Perenes ou Vivazes: Estas plantas conseguem manter suas estruturas o ano todo. Exemplo: Papoula.
Um ecossistema possui basicamente três tipos de componentes bióticos: os organismos produtores, que sintetizam seu próprio alimento e são a base da cadeia alimentar, os consumidores, que precisam se alimentar de matéria orgânica de outros organismos para sobreviver e os decompositores, responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica dos tecidos mortos de produtores e consumidores.
Ações antropogênicas e patógenos também são fatores bióticos que influem nos ecossistemas, uma vez que eles causam grandes alterações no meio por atividades originadas por organismos vivos. O desmatamento, por exemplo, reduz alimento e habitat para todos os organismos que compõem um ecossistema, sendo um fator biótico com um alto impacto no equilíbrio ecológico.
Partindo de fontes complementares de pesquisa, responda o que se pede. O termo biodiversidade tem sido conceituado de diversas formas e quantificado em dimensões distintas e complementares. Neste sentido, defina um conceito geral de biodiversidade e, adicionalmente, diferencie as três categorias reconhecidas de biodiversidade, a saber: (1) diversidade genética, (2) diversidade de espécies e (3) diversidade de ecossistemas.
R: Para a maioria dos autores, o conceito de biodiversidade é ambíguo. Em muitas situações, o termo aparece como sinônimo de riqueza de espécies, uma simplificação do conceito que abrange outros aspectos relevantes. Uma das causas apontadas pelos autores para justificar a simplificação é que estão disponíveis muito mais dados sobre este aspecto da biodiversidade do que sobre qualquer outro. 
De uma maneira geral Biodiversidade pode ser definida como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
Diversidade genética: A diversidade genética considera as variações hereditárias entre os organismos de uma população, ou seja, as variações nos constituintes do código genético do individuo, assim como as variações existentes entre as diversas populações de uma mesma espécie, geograficamente isoladas, conhecidas como variabilidade interpopulações.
Diversidade de espécies: A diversidade de espécies corresponde ao número de espécies em determinado local ou habitat, assim como ao número de indivíduos. Trata-se de todos os diferentes grupos de seres vivos que podem ser encontrados na Terra, tais como as bactérias, os protozoários, fungos, vegetais e animais presentes nos diversos ambientes.
Diversidade de ecossistemas: A diversidade de ecossistemas abrange a variedade de habitat, as comunidades e os componentes abióticos de um determinado local, que estão relacionados à composição do solo e ao clima. Considerando o planeta Terra, poderíamos dizer que essa diversidade corresponderia aos grandes biomas terrestres.
Partindo da leitura do módulo da disciplina e de fontes complementares de pesquisa, considerando os tipos de distribuição geográfica observadas entre os seres vivos, defina o que são espécies cosmopolitas e endêmicas, fornecendo exemplos de cada tipo.
R: Espécies Endêmicas estão presentes em áreas restritas da superfície terrestre, possuem um habitat bem definido. Podem ocorrer com diferentes níveis taxonômicos, porque um grupo de animais no passado pode ter tido uma distribuição ampla, mas hoje se concentram em uma área restrita: Ex: lobo-guará, que só é encontrado no cerrado brasileiro.
As Cosmopolitas estão distribuídas por todo o mundo, em muitos habitats diferentes. O cosmopolitismo tem grande ocorrência principalmente em espécies aquáticas, devido à ligação entre os oceanos e também em espécies ligadas ao homem, como o rato e a barata. Ex: mosca doméstica.
Partindo da leitura dos textos intitulados Filogeografia (Martins & Domingues, 2011), e Filogeografia e a descrição da diversidade genética da fauna brasileira (Miyaki, 2009) postados na Biblioteca do AVA, responda o que se pede:
Como pode ser definida a filogeografia?
R: A filogeografia é definida como o estudo dos princípios e processos que determinam a distribuição geográfica de linhagens genealógicas. Entender como o passado influenciou na distribuição atual de linhagens de genes, populações e/ou espécies é o principalobjetivo da filogeografia. 
Em relação à conservação, como os dados filogeográficos podem ser utilizados?
R: Os dados filogeográficos são utilizados na identificação de linhagens, estudos filogeográficos utilizam uma grande variedade de técnicas moleculares e métodos analíticos para entender a história das espécies também a estruturação populacional e demográfica.
REFERÊNCIAS:
Disponível em<https://www.infoescola.com/ecologia/fatores-bioticos/>Acesso em 23 de maio de 2018.
Disponível em< https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/BIOD_ConservacaoID-eWNPNpKEJw.pdf>Acesso em 23 de maio de 2018.
Disponívelem<https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6085/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Rafael%20F%C3%A9lix%20de%20Magalh%C3%A2es%20-%202012.pdf>Acesso em 23 de maio de 2018.

Continue navegando

Outros materiais