Buscar

AV2 FDP Minha AV 2016 1 OK

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO
	Avaliação:  CCE0048_AV2_201502180723      Data: 02/06/2016 20:59:18 (A)      Critério: AV2
	Aluno: 201502180723 - RICARDO MINHARRO CECCHETTI
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0,0
	
	 1a Questão (Ref.: 780232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais sãos as principais fontes do Direito do Petróleo?
		
	
Resposta: Leis Pétrias, Constituição Federal de 1988, Emendas Constitucionais, Medidas Provisórias, Lex Petrolea, Lei do Gás, Leis Ambientais, Direito Objetivo ou Subjetivo, Adiministrativo, Fiscal, Criminal e Trabalhista dentre outras.
	
Gabarito: A presente questão exige uma definição mais, ampla, no qual, para além das suas fontes, teremos que considerar também seus fundamentos, sua natureza jurídica e seu objeto. Juridicamente, o termo fundamentos refere-se às bases sobre as quais o Direito repousa sua obrigatoriedade. Olhando o Direito do Petróleo à luz do Direito brasileiro, tais fundamentos são a soberania, o interesse público-social e a livre iniciativa. A soberania, como atributo e qualidade do Estado, é um verdadeiro axioma do Direito do Petróleo. Já o interesse público é expresso pelas normas constitucionais e pelos valores que orientam as políticas públicas para o setor petrolífero. Por fim, a afirmação da livre iniciativa como um fundamento do Direito do Petróleo é irrenunciável face ao caráter industrial das atividades petrolíferas. Já a natureza jurídica consiste em indicar sua essência e classificá-lo no escopo mais amplo dos tipos e figuras jurídicas. Em outras palavras, significa determinar seu âmago e pô-lo em uma taxionomia normativa; localizando-o topograficamente e descobrindo a qual gênero pertence. Assim considerando, é possível afirmar que o Direito do Petróleo é um direito transdisciplinar de regulação sociopolítica, jurídica e econômica das atividades de pesquisa, exploração, produção e comercialização de petróleo, gás e derivados, podendo ter escopo doméstico (legislação, regulação, práticas, etc.) ou internacional (regulamentação, unitização da produção, cooperação técnico-científica, etc.). As fontes correspondem às origens do direito. As fontes podem ser materiais ou formais. São fontes materiais do Direito do Petróleo os meios pelos quais ele é constituído: as relações políticas internacionais; a ação das grandes companhias domésticas (National Oil Company - NOC) e internacionais (International Oil Company - IOC); as políticas dos Estados e a atuação dos seus órgãos legiferantes. São fontes formais os modos pelos este Direito se manifesta: as normas tratadísticas internacionais; a Lex Petrolea (que se manifesta principalmente nos contratos-tipos e na jurisprudência arbitral); e as normas jurídicas dos Estados hospedeiros. Por fim, quanto ao objeto do Direito do Petróleo, este é o conjunto de temas, interesses e práticas petrolíferas que recebem tutela jurídica. Em outras palavras, são os valores materiais ou imateriais de uma relação jurídica atinente à indústria do petróleo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 183658)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algo obrigatório para quem possui carro, moto, ou outro veículo automotor, o abastecimento com gasolina e/ou etanol requer cuidados, pois combustíveis adulterados podem causar danos no motor e, consequentemente, prejuízo no bolso. Analise os temas abaixo e responda a- Quando não se sabe a marca comercial do combustível, discorra quem pode ser considerado responsável pela adulteração de combustíveis adquirido em um posto de gasolina. b- Discorra se o estabelecimento é obrigado a informar os preços dos combustíveis e como isso deve ser feito segundo o CDC.
		
	
Resposta: a - Toda Pessoa Física ou Jurídica que responde civil, criminal e administrativamente por danos Físicos, Moral, Material e Estéticos, atentando contra outrem, pois para este caso, como a natureza do estabelecimento é Comercial (Princípio do Prestador / Consumidor), pode incorrer em vícos aparentes ou de Fácil constatação, como por exemplo, falhas no motor. São regidos sobretudo pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC);b - Sim, o estabelecimento obrigatoriamente deve dispor de painel com os preços dos combustíveis e derivados comercializados de forma ampla, legível e clara como estabelecido pelo CDC.
	
Gabarito: a.Postos da marca só podem vender combustíveis fornecidos pelo distribuidor detentor da marca comercial exibida; Se não houver marca comercial (bandeira branca), cada bomba abastecedora deverá identificar o fornecedor do respectivo combustível; Ao abastecer em postos sem bandeira (bandeira branca), verifique qual a distribuidora do combustível ¿ esta informação deve estar disposta na bomba, conforme determinam o artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor e a Portaria nº 116, de 05/07/2000 da Agência Nacional do Petróleo (ANP); b.O estabelecimento é obrigado a informar os preços dos combustíveis em painel de forma adequada, ostensiva e de modo a permitir a fácil visualização à distância tanto de dia quanto de noite, pois faz parte do direito a informação e da publicidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 244514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Compreende o conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural:
		
	 
	Pesquisa ou exploração
	
	Lavra ou produção
	
	Distribuição
	
	Descoberta comercial
	
	Desenvolvimento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 243741)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos litígios envolvendo grandes empresas, muitas vezes por multinacionais, que buscam maior segurança nas negociações, o custo do processo tem-se mostrado ainda elevado, e às vezes as negociações são complicadas e demoram muito tempo para chegar a um acordo, podendo aumentar os custos consideravelmente. Assim, como forma de proporcionar mais celeridade, rapidez aos litígios, foi criada a:
		
	 
	Arbitragem
	
	Justiça Estadual
	
	Justiça Federal
	
	ANP
	
	Petrobras
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 749409)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete a lacuna com a assertiva correta dentre as abaixo: "_________________________: combustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna ou, conforme regulamento, para outro tipo de geração de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil."
		
	
	minério, ouro ou outros derivados
	
	gás natural
	 
	biocombustível
	
	hidrocarboneto petrolífero
	
	petróleo
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 158881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O direito do consumidor de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação é de:
		
	 
	30 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 90 dias quando o produto/serviço for durável .
	
	90 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 120 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	60 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 90 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	30 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 120 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	Até cinco anos a partir do conhecimento do dano e a de sua autoria.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 158982)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A CIDE é de competência da União que deverá arrecadar tais contribuições de intervenção, tendo por objetivo realizar o pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e derivados e derivados de petróleo, além de financiar projetos ambientais e infraestrutura de transportes relacionados com a indústria do petróleo e do gás. Diante disso, quem são os contribuintes da CIDE? Marque a alternativa correta que responde tal questão dentre as alíneas abaixo:
		
	
	São Contribuintes da CIDEapenas as refinarias, mas não o produtor, o formulador de combustíveis líquidos.
	
	São Contribuintes da CIDE o produtor, o formulador e o importador, apenas quando são pessoas jurídicas, pois pessoas físicas não são contribuintes, ainda que produzam derivados de petróleo e de gás natural, tais como as refinarias, centrais petroquímicas, importadores e formuladores de petróleo.
	
	São Contribuintes da CIDE o produtor, o formulador e o importador, pessoa física ou jurídica, dos combustíveis líquidos, derivados de petróleo e de gás natural, mas não as refinarias, centrais petroquímicas, importadores e formuladores de petróleo.
	 
	São Contribuintes da CIDE o produtor, o formulador e o importador, pessoa física ou jurídica, dos combustíveis líquidos, derivados de petróleo e de gás natural, tais como as refinarias, centrais petroquímicas, importadores e formuladores de petróleo.
	
	São Contribuintes da CIDE as refinarias, centrais petroquímicas mas não os importadores e formuladores de petróleo.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 159062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 6.938, de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sisnama e o Cadastro de Defesa Ambiental, para realizar a proteção e melhoria da qualidade ambiental e proteger o ecossistema. No qual o PNMA tem por objetivo e princípios:
		
	
	Condições ao desenvolvimento da exploração do petróleo e gás , aos interesses das empresas privadas, e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de reversão do capital público e privado, de assegurar o interesse do capital estrangeiro.
	 
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Recuperação da qualidade apenas da vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento de atividades de infraestrutura e equilíbrio econômico do investidor , com base no princípio da utilização do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Assegurar, no país, condições ao desenvolvimento dos investimentos das empresas privadas e públicas, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade dos recursos públicos e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 159222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É finalidade da CIPA:
		
	
	Tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, a recreação e o investimento em cultura e lazer no local de trabalho.
	
	Como uma Comissão de Proteção de Atividades, dar assistência dentária e médica para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
	
	Dar assistência médica em casos acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
	 
	Prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.   
	
	Precaver e imaginar possíveis acidentes e doenças decorrentes do trabalho, investindo em novas tecnologias e cursos no local de trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 159234)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa incorreta sobre o tema dentre as alternativas abaixo:
		
	
	pré-sal é uma riqueza geológica que se encontra no Brasil, mas também existe na Costa Africana;
	
	O pré-sal trouxe diversos investimentos internacionais para o Brasil, ampliando a oferta de empregos com a demanda criada no mercado de trabalho;
	 
	O pré-sal é composto por halita e anidrita, mas também por celulose, fotossíntese e seus derivados;
	
	Das riquezas do pré-sal é possível se retirar um óleo ( hidrocarboneto) mais leve e de melhor qualidade, com um API de 28,5º;
	
	A riqueza dos reservatórios de pré-sal elevou nosso país no ranking mundial como um grande produtor de hidrocarbonetos;

Continue navegando