Buscar

Avaliando o aprendizado 4 Psicologia Aplicada ao Direito

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
	Avaliando Aprend.: CCJ0144_SM_201602322597 V.1 
	Aluno(a): YAN BUSQUET TORRES CARDOSO BRAGA
	Matrícula: 201602322597
	Desemp.: 0,1 de 0,5
	03/06/2016 23:03:35 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201602997036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lei que regulamenta a formação e profissão do psicólogo no Brasil entrou em vigor no ano de:
		
	 
	1962
	
	1789
	
	1970
	
	1879
	
	1980
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603180914)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Conc.Púb. IFPB para prof. Efetivo, Edital 334/2013, adaptada)Leia o Texto 1 e responda à questão. Texto 1 Sigmund Freud, fundador da Teoria Psicanalítica, importante referência teórica que ao longo do tempo tem contribuído significativamente na compreensão dos processos inconscientes presentes nas ações e reações vivenciais do indivíduo, montou o seu modelo de estruturação da personalidade com base no ID, EGO e SUPEREGO. O SUPEREGO é definido como uma instância psíquica
		
	 
	que funciona como hábito psicológico oposto ao desejo recalcado, caracterizando-se como inversão do verdadeiro desejo.
	
	responsável pela estrutura da fantasia.
	 
	responsável pela seleção dos valores, pelas normas e pela proibição de certas coisas e fatos.
	
	responsável pelos comportamentos verbais do indivíduo.
	
	responsável pela estrutura sensorial, a libido.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602988823)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a relação da psicologia com o direito, NÃO é possível afirmar que:
		
	 
	c) Nos primórdios dessa relação (e ainda hoje), a psicologia tem cumprido o papel de manutenção da ordem social burguesa, ao favorecer a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.
	
	a) Os discursos psi sempre buscaram encontrar as causas do crime, mas ao fazer isso negligenciaram o contexto histórico e político dos fenômenos envolvidos com a criminalidade.
	 
	d) Os embates entre as duas disciplinas tem produzido uma reformulação do sistema penal (no Brasil e no Mundo), reconsiderando a dimensão sócio-política do encarceramento contemporâneo, afirmando outras alternativas, diferentes da prisão, para lidar com a criminalidade.
	
	e) Os discursos psi tem produzido estigmas que vem permitindo encarcerar o maior número de pessoas, autorizando o extermínio daqueles considerados criminosos.
	
	b) Os discursos psi não estabelecem uma descontinuidade para com aos discursos punitivos hegemônicos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603038362)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correspondente: I A personalidade do ser humano é definida na infância e não pode ser alterada depois dessa fase. Daí a grande importância de psicólogos atuando nas varas da infância e juventude, para poder corrigir, até no máximo os sete anos de idade, a personalidade da criança para que ela não venha a cometer crimes hediondos já a partir da adolescência. II As abordagens psicodinâmicas [psicanalíticas] da personalidade consideram que a bondade é inerente às pessoas, bem como a tendência de buscar propósitos mais elevados, a necessidade de buscar a autorrealização e de ser amado e respeitado. Tais abordagens avaliam como importante a consideração positiva incondicional em relação ao outro. III O único instrumento válido cientificamente, utilizado pelo psicólogo jurídico para avaliar a personalidade de uma pessoa, são os testes projetivos.
		
	 
	I e III são verdadeiras.
	
	II e III são verdadeiras.
	
	Todas são corretas.
	 
	Todas são falsas.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602481185)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A sociedade disciplinar se sustenta num sistema de regras e sanções que é aplicado aos que desviam da norma. O hospital psiquiátrico e a prisão são partes de um mesmo modelo de sociedade que formam uma rede institucional que tem como função controlar o tempo e os corpos dos indivíduos. Pode-se atribuir esse entendimento a
		
	 
	Michel Foucault
	
	Erick Erikson
	 
	Albert Bandura
	
	John Dollard
	
	Sigmund Freud

Continue navegando