Buscar

O Estado e a Questão Social


Continue navegando


Prévia do material em texto

O período do Estado Novo é considerado o início da preocupação do Estado em tratar a “questão social” como algo que não poderia mais ser alvo de repressão policial. Mas qual foi então o verdadeiro interesse do estado nesse contexto? Porque investir em medidas de previdência social (e em menor grau na área de saúde)? Reflita sobre essa questão.
A intenção do Estado era a de manter a ordem social, que não atrapalhasse a acumulação de riquezas do país. Sem conflitos, ou com conflitos amenizados, os trabalhadores exerciam suas funções, com um mínimo de segurança trabalhista, através da promulgação das leis e políticas sociais que garantiam sua permanência no trabalho. 
Dessa forma, investir na área de previdência seria o ideal, pois o interesse era exatamente investir na população que estivesse trabalhando formalmente.
Leia o poema o “O operário em construção”, de Vinícius de Moraes.
Baseado no poema, podemos afirmar que é necessário que a população tenha consciência de seus direitos para lutar por eles? A partir dessa tomada de consciência, quais seriam as possibilidades para buscar a concretização de seus direitos? Indique alternativas para essa busca pela concretização de direitos.
Para pressionar o Estado por políticas sociais, é necessário que a população tenha consciência de seus direitos e de suas reais necessidades, para conseguirem estabelecer estratégias na busca pela concretização de seus direitos. Dessa forma, podem ter suas demandas atendidas partindo de suas reais necessidades. Algumas alternativas de organização dessa população podem ser as associações de moradores e a participação em conselhos de direitos (infância e adolescência, assistência, saúde, etc.)
Como o neoliberalismo conseguiu se disseminar tanto em países de capitalismo avançado, quanto em países em desenvolvimento? Reflita sobre essa questão e responda.
É conhecido de todos que países de capitalismo avançado ditam as normas econômicas para o mundo inteiro. Com o ideário neoliberal não seria diferente, visto que como os países em desenvolvimento dependem financeiramente desses países mais desenvolvidos. Dessa forma, países em desenvolvimento são obrigados a acatare as normas econômicas ditadas pelos países de capitalismo avançado, sob pena de não conseguirem empréstimos ou sofrerem outros tipos de sanções econômicas.
De acordo com Montaño, por que o termo “terceiro setor” carece de definição?
O termo “terceiro setor” não possui definição precisa, sendo este um conceito mais ideológico, pois pretende “camuflar” a redução das ações do Estado no âmbito das políticas sociais. Além disso, pressupõe a existência de três esferas autônomas (público, privado e sociedade civil), dividindo a realidade em esferas autônomas, não dando conta de sua totalidade.