Buscar

Questões sobre Morte e Suicídio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409169955)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	
	Somente a afirmativa III é correta
	
	Somente a afirmativa II é correta
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409632504)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao longo da história os conceitos de morte sofreram modificações, no que diz respeito aos critérios de constatação e declaração da morte de uma pessoa, quando antes era reconhecida apenas a morte por parada cardiorrespiratória evoluiu-se para um diagnóstico que leva em consideração a parada irreversível das funções encefálicas. Com relação as finalidades da realização do Protocolo de Morte Encefálica, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Reduzir Custo;
	
	Definir o real estado de saúde do paciente ;
	 
	Principalmente a doação de órgãos (muitas pessoas podem ser salvas);
	
	Evitar terapia inútil (Redução da Distanásia);
	
	Otimizar leitos;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409169957)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tipo de morte conhecida como ¿obstinação terapêutica¿ porque visa o prolongamento exagerado da vida do paciente quando este último já não tem mais chances reais de viver é a definição de qual conceito?
		
	 
	Distanásia
	
	Eutanásia voluntária
	
	Suicídio
	
	Eutanásia ativa
	
	Ortotanásia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410085001)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A reação psíquica determinada pela experiência da morte (perda), foi descrita por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro "Sobre a morte e o morrer". Quais os estágios da morte citados por ela?
		
	 
	Negação; Dúvida; Negociação; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Depressão e Alegria.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Depressão e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Negociação; Alegria e Aceitação.
	
	Negação; Raiva; Tristeza; Depressão e Aceitação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409806074)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Suicídio é uma questão de Saúde Pública em todos os países. (OMS, 2000)Sabendo disso, marque a alternativa CORRETA sobre o suicídio :
		
	
	A presença conjunta de alcoolismo e depressão em um indivíduo não aumenta enormemente o risco de suicídio, pois se assim fosse teríamos um número muito maior de suicídios. Se verificarmos entre os que conhecemos, quantos tem depressão e usam álcool e não se suicidaram? (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Para os profissionais ajudarem estes pacientes, devem fazer comentários invasivos e pouco claros (isso ajuda a mudar de assunto) e demonstrar emoção e surpresa com as revelações do cliente.(Adaptado: OMS, 2000)
	 
	O profissional deve ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo; ser afetuoso e dar apoio; Levar a situação a sério e verifique o grau de risco; Perguntar sobre tentativas anteriores; Explorar as outras saídas, além do suicídio; (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Quando as pessoas dizem : "Eu estou cansado da vida" ou "Não há mais razão para eu viver", os profissionais devem ignorar estas falas para não 'alimentar' o desejo de suicídio, ou, então melhor ainda é fazer com que ouçam sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores. Essas atitudes ajudam a pessoa com risco de suicídio. (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Homens cometem menos suicídio que mulheres, mas mais mulheres se suicidam por uso de drogas orais (intoxicação exógena) (Adaptado: OMS, 2000)

Outros materiais