Buscar

av2 tanato Bianca Oliveira

Prévia do material em texto

4031778579 A
	Nome: Bianca Oliveira Vidal
	Matrícula: 201403261261
	Disciplina: SDE0230 / TANATOLOGIA
	Data: 20 /06 /2020
	Período: 2020.1 / AV2
	Turma: 1007
	OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas.
1ª QUESTÃO (1,6). A partir do século XX, a morte passa a ter caráter de vergonha, de fracasso. A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida. (Ariès, 2012). Esse comportamento não é diferente entre os profissionais de saúde que vêm na morte um entrave para seu sucesso profissional. Então, enquanto estudante de enfermagem e da disciplina de Tanatologia, de acordo com a literatura estudada, como justifica esse comportamento? 
· Nesse cenário em transformação, a morte, que não deveria ser percebida, deixou de ser um fenômeno natural, para ser vista como sinônimo de fracasso, impotência ou imperícia. Com o advento do capitalismo, os valores humanos passaram a ser mensurados com base no lugar que cada pessoa ocupa no sistema produtivo, neste contexto, a morte ganha importância e dramaticidade, sustentadas pelas consequências econômicas que pode suscitar. Em decorrência dos avanços tecnológicos, a medicina e também contribuiu para consolidar uma mudança decisiva na representação coletiva da morte. Situada no ambiente hospitalar, a equipe de enfermagem mantém uma relação diferenciada com os pacientes que vivenciam a terminalidade e seus familiares. O enfermeiro torna-se, então, o primeiro profissional a lidar com o morrer e a morte e, consequentemente, o que está mais suscetível a níveis elevados de estresse. A fim de proteger do contato com experiências dolorosas, a negação tem sido um dos mecanismos mais utilizados por estudantes e profissionais de enfermagem no enfrentamento de situações que envolvem a morte. O sistema defensivo baseado na negação e repressão dos sentimentos e emoções alimenta o paradoxo de que, se por um lado os profissionais de saúde são os que mais intensamente lidam com o tema morte, por outro são também os que mais resistem em reconhecê-la como um fato inerente à existência humana. O presente estudo se propõe a compreender o repertório de atitudes dos profissionais e acadêmicos dessa área, entendendo por atitude a propensão à ação, ancorada em crenças e valores que configuram o marco da profissão na cultura brasileira.
2ª Questão (1,6). J.P é um enfermo portador de uma enfermidade avançada progressiva e incurável; sem possibilidades razoáveis de resposta a tratamento e cura. Porém a equipe médica tem investido em procedimentos para prolongar sua vida. Este procedimento pode ser considerado Distanásia? Porque?
· Consiste em atrasar o mais possível o momento da morte usando todos os meios, proporcionados ou não, ainda que não haja esperança alguma de cura, e ainda que isso signifique infligir aos moribundos sofrimentos adicionais e que, obviamente, não conseguirão afastar a inevitável morte, mas apenas atrasá-la umas horas ou uns dias em condições deploráveis para o enfermo. A distanásia também é chamada, intensificação terapêutica, ainda que seja mais correto denominá-la de obstinação terapêutica. Referindo-nos sempre ao doente terminal, perante a eminência de uma morte inevitável, médicos e doentes devem saber que é lícito conformarem-se com os meios normais que a medicina pode oferecer e que a recusa dos meios excepcionais ou desproporcionados não equivale ao suicídio ou à omissão irresponsável da ajuda devida a outrem. Essa recusa pode significar apenas a aceitação da condição humana, que se caracteriza também pela inevitabilidade da morte. 
3ª Questão (1,6): Quais são as características psicológicas de um suicídio propriamente dito?
· – Descuido com medicações contínuas; 
· – Tentativa de resolução de pendências;
· – Desinteresse em se cuidar;
· – Falta de projetos de médio e longo prazo;
· – Humor apático e diminuição da interação com pessoas próximas;
· – Queixas constantes de sintomas subjetivos (desconforto/angústia/avolição);
· – Inapetência
· É um grave problema de saúde pública e pode ser visto como um comportamento humano complexo, incluindo comportamentos, atitudes e cognições, cujos limites são vagos e imprecisos. Na ideação suicida, o indivíduo deseja estar morto, o que pode levá-lo a tentativa de suicídio e ao suicídio consumado. Os motivos mais comuns relacionados aos desejos de suicídio são: fantasias de uma outra vida, de um paraíso, de um encontro com Deus, de outro mundo de riquezas e delícias de reencontro com pessoas queridas que morreram, de retorno ao seio materno; desejo de punição, de castigo, de destruição de impulsos assassinos ou de impulsos sexuais culposos,  isolamento social, transtorno de ansiedade ou pânico, uso de álcool ou outras drogas, estresse, problemas econômicos que causem crises financeiras, migrações, dor física intolerável e prolongada decepção amorosa entre outros transtornos.
4ª Questão (1,6): A negação e o isolamento é o primeiro estágio da morte pelo qual, segundo Kübler- Ross, o doente terminal passa. Para a autora, a negação é uma defesa temporária, que é logo substituída pela____________, que ocorre antes do segundo estágio.
· RAIVA.
5ª Questão (1,6): Que tipos de representações a morte pode ter para um suicida?
· Possibilidades de se livrar de conflitos; 
· Busca de uma vida que não tinha antes; 
· Fantasia de reencontro com outras pessoas; 
· Busca de um elemento de beleza na morte; 
· Fuga de uma situação intolerável; 
· Satisfação de tendências masoquistas e com o auto castigo.
Boa Prova!

Continue navegando