Buscar

Civil III cristina ripardo caso concreto PA9 2018

Prévia do material em texto

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2018.
Aluno : André Vinícius Vaz Silva
Matrícula 2016.08.011.496
Disciplina : Civil III cristina ripardo caso concreto PA9 2018
Tema : Locação
Professor : Cristina Ripardo
Caso Concreto PA 9
Caso Concreto 1
Em determinado contrato, o fiador renunciou expressamente ao benefício de ordem. O credor está executando o contrato em razão da dívida não paga requerendo a penhora de imóvel de propriedade do fiador, apesar do devedor ser proprietário de diversos imóveis. O advogado do fiador fez a seguinte afirmação: - “o fiador somente possui o direito de exigir que sejam executados, primeiramente, os bens do devedor se houver bens sitos no mesmo município na qual foi celebrado o contrato de locação, livres e desembargados” .
Este advogado está certo ou errado? Fundamente sua resposta.
Resposta:
Assiste razão ao advogado, com fundamento no Parágrafo Único do art. 827 do Código Civil, que dispõe da seguinte redação: “O fiador que alegar o benefício de ordem, a que se refere este artigo, deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo município, livres e desembargados, quantos bastem para solver o débito”.No entanto, faz-se mister ressaltar quenão se aproveita o benefício de ordem, neste caso, que o fiador renunciou expressamente, consoante prescrito no art. 828, I, do CC, que diz: “Art. 828. Não aproveita este benefício ao fiador: I - se ele o renunciou expressamente;”.
Questão objetiva 1
(TJ-DFT 2014) No que se refere ao contrato de locação de imóveis não residenciais, assinale aopção correta.
a) Uma distribuidora de petróleo que, legalmente impedida de comercializar diretamente seus produtos,subloque totalmenteo imóvel de que seja locatária a um revendedor varejista, tem legitimidade, segundo a jurisprudência do STJ, para propor ação renovatória da locação.
b) Em se tratando de ação renovatória de aluguel, é necessária a citação do fiador caso este tenha apresentado declaração pública com a petição inicial da ação renovatória, garantindo assumir os encargos do contrato que se pretende renovar. 
c) Em se tratando de contestação a ação renovatória de aluguel, ao proprietário é permitido alegar ter proposta de terceiro para a locação, em condições melhores, devendo juntar prova documental da referida proposta por este subscrita e por duas testemunhas, não havendo vedação legal ao fato de o terceiro ser do mesmo ramo de exploração do locatário.
d) Contrato de locação empresarial celebrado com autarquia, na condição de locadora, é regido pela Lei n.º 8.245/1991, que trata das locações de imóveis urbanos, com a possibilidade de previsão de cláusulas exorbitantes, conforme a Lei n.º 8.666/1993.
e)A ação renovatória busca assegurar não apenas os valores praticados segundo o contrato de locação celebrado entre as partes, mas também a juris locato e o direito de inerência.(Correta)
Questão objetiva 2
(TJ-PB 2015) Acerca dos contratos de locação de imóveis urbanos, assinale aopção corretaà luz da jurisprudência dominante do STJ.
a) O prazo máximo de prorrogação do contrato de locação estabelecido em ação renovatória é de cinco anos. (Correta)
b) Para a instrução de ação renovatória de locação,é dispensávelque o contrato seja escrito, podendo as cláusulas contratuais ser comprovadas por outros meios de produção de prova.
c) Na ação renovatória, para o exercício da retomada para uso próprio, o locadornão precisa indicar o ramo de atividadea ser explorado no imóvel.
d) Durante a prorrogação do contrato, o fiadornão é responsável por garantira satisfação do crédito decorrente, ainda que exista cláusula contratual estabelecendo a garantia por fiança até o momento da devolução do imóvel urbano.
e) Devido ao fato de que a lei assegura ao locatário o direito de indenização e retenção pelas benfeitorias,será nulacláusula inserida em contrato de locação urbana de renúncia ao referido direito.

Continue navegando