Buscar

AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Prévia do material em texto

Ref.: 201602433776
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia o fragmento sobre o modo de produção e responda:  o que desta questão relata a passagem de um modo de produção para outro?
(...) O Mestre sapateiro curtia o couro dos animais, cortava,tingia,construía as fôrmas de madeira para a fabricação dos sapatos, costurava-os, pregava os solados, fazia o acabamento e, ainda, os vendia em seu estabelecimento. É claro que este era um processo lento, e um número reduzido de pares de sapatos era produzido. Com o desenvolvimento do comércio, no entanto, uma nascente classe de comerciantes começou a ter pressa. Quanto mais sapatos vendidos, mais lucro. Os comerciantes passaram então a contratar fabricantes de sapatos e reuni-los em galpões onde pudessem fiscalizar a produção e cobrar a agilidade necessária. Ao fazerem isso, começaram a entender o processo de fabricação do sapato e perceberam que seria possível agilizar a produção se as tarefas fossem divididas entre os trabalhadores. Cada um faria apenas uma etapa, pois seria bem mais ágil apenas cortar o couro, ou apenas costurar, repetidas vezes, em vez todos realizarem todas as etapas e passarem de uma tarefa para outra. E seria bem mais simples, também, que os novos trabalhadores que iam sendo contratados tivessem que aprender o processo todo. (...) (RODRIGUES, p.38, 2011)
Marque a opção que descreve esta passagem, respectivamente:
		
	
	Escravista para o primitivo
	
	Capitalista para o feudal
	 
	Feudal para o capitalista
	
	Primitivo para o feudal
	
	Feudal para o escravista
	
Explicação:
O fim do Império Romano determinou a criação de uma hierarquia feudal, assentada na fidelidade e na proteção dos mais fortes com os mais fracos
A base da formação econômica germânica é o campo
A propriedade da terra toma forma de feudos (diferentes em tamanho e organização), que consistem em extensões de terra arável concedidas aos vassalos em troca de fidelidade ao senhor e de proteção militar.
A base de sustentação dessa economia é o servo, que diferentemente do escravo, não é propriedade do seu senhor. Ele estava ligado à terra em que trabalhava.
A divisão social do trabalho no sistema germânico se sustenta em três pilares: o clero, os nobres e os servos. Não havia mobilidade social entre essas classes.
O sistema germânico com sua organização social lançou as bases do capitalismo.
O desenvolvimento das cidades nos últimos séculos do feudalismo, juntamente com o progresso das corporações de ofício possibilita a formação de trabalhadores livres.
O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio propiciam uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvinculam da servidão e caminham para as cidades, aumentando a categoria dos trabalhadores urbanos e livres.
	
	 
	Ref.: 201602433852
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	
	imaginária
	
	 ideológica
	
	manutenção
	
	realista
	 
	consciência
	
Explicação:
O homem, difere dos animais porque:
a) é um ser social
b) para sobreviver, age sobre a natureza, transformando-a. E nesse processo se transforma a si próprio e se relaciona com os outros homens através do trabalho.
c) age de forma teleológica, isto é antecipa, concebe o trabalho antes de executá-lo
c) os homens, em relação, realizam trabalho, isto é, criam e reproduzem sua existência na prática diária. Fazem isto atuando na e sobre a natureza. Esta interação entre os homens e a natureza produz a evolução social
A ¿evolução social¿ não se deu de forma linear  Para compreendê-la é necessário como os homens se organizaram para produzir sua existência ao longo da história.
	
	 
	Ref.: 201602940052
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com as afirmativas abaixo sobre as formações econômicas pré-capitalistas: é correto afirmar que: I - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade feudal ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade escravista ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade antiga ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	
	somente a afirmativa III é falsa.
	 
	somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	a afirmativa II e a afirmativa III são verdadeiras.
	
	somente a afirmativa I é falsa.
	
	somente a afirmativa I e a II são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201603017054
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Entre as formações econômicas pré-capitalista se destacam: 1) A formação asiática 2) A formação antiga 3) A formação germânica. Abaixo listamos algumas características dessas formações: ( ) os serviços manuais são realizados pelos escravos e estrangeiros, cabendo aos cidadãos os deveres políticos e filosóficos ( ) servo não é propriedade do seu senhor, sua ligação é com a terra em que trabalha ( ) se caracteriza pela escravidão, a concentração de propriedade territorial, trocas, economia monetária e conquistas de terras por meio de guerras ( ) a divisão social do trabalho se sustenta em três pilares, o clero, os nobres e os servos ( ) a relação principal de domínio se dá entre o déspota e as comunidades camponesas Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências entre as diferentes formações econômicas e suas características
		
	
	2, 1, 3, 1, 2
	
	2, 1, 3, 1, 1
	
	1, 1, 3, 2, 3
	 
	2, 3, 2, 3, 1
	
	3, 2, 1, 1, 3
	
	 
	Ref.: 201602885232
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	a prática da agricultura baseada na divisão do trabalho e adoção de salário por parte de alguns nobres mais progressistas, marcou definitivamente o início do capitalismo ainda na economia feudal.
	
	a posse estatal, marca do sistema germânico, constitui o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo da propriedade privada que se consolidará no socialismo.
	
	a posse privada no sistema feudal, onde os nobres já adotavam o trabalho assalariado, foi considerado o embrião da sociedade capitalista.
	
	 
	Ref.: 201603017039
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marx entende por relações de produção as relações que os homens estabelecem para atender as suas necessidades materiais, para produzir a sua existência. Essas relações na sociedade capitalista estabelecem uma separação entre:
		
	
	os senhores de terras e os escravos
	
	os grupos que chefiam e os chefiados
	
	os recursos naturais e os culturais
	 
	os proprietários e os não-proprietários dos meios de produção
	
	os inseridos e os que estão fora do mercado de trabalho
	
	 
	Ref.: 201603017048
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Entre as formações econômicas pré-capitalista se destacam: 1) A formação asiática 2) A formação antiga 3) A formação germânica. Abaixo listamos algumas características dessas formações: ( ) os déspotas centralizam o poder decisório sobre a sua comunidade ( ) a propriedadeda terra toma forma de feudos ( ) é a propriedade de terras que confere ao homem a condição de cidadão ( ) a base de sustentação dessa economia é o servo ( ) há divisão entre homens livres e escravos Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências entre as diferentes formações econômicas e suas características
		
	
	2, 2, 3, 1,1
	 
	1, 3, 2, 3, 2
	
	1, 1, 3, 2, 3
	
	3, 2, 1, 1, 3
	
	2, 1, 3, 1, 2
	
	 
	Ref.: 201603017042
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Forças produtivas são os elementos que modificam a natureza no processo de produção de bens materiais. Assinale, entre as opções apresentadas a seguir, aquela em que todos os elementos indicados integram o conceito marxiano de forças produtivas:
		
	
	terra/tecnologia/sindicatos
	
	fábricas/meios de comunicação de massa/empresas
	
	força de trabalho/dinheiro/escolas
	
	capitais/dinheiro/partidos políticos
	 
	ferramentas/equipamentos/matérias-primas
	Ref.: 201603017032
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"O animal se confunde imediatamente com sua atividade vital. Ele não se distingue dela. Ele é esta atividade. O homem faz de sua atividade vital o objeto de sua vontade e de sua consciência. Ele tem uma atividade vital consciente; ela não é uma determinação com a qual ele se confunda imediatamente. A atividade vital consciente distingue diretamente o homem da atividade vital do animal." (MARX, 1996, p. 115). Para Marx, o homem se diferencia dos outros animais pela capacidade que tem de elaborar o seu trabalho antecipadamente na sua mente. Isso significa que, para este autor, o homem se distingue dos outros animais pela sua capacidade de agir de forma:
		
	
	Crítica
	
	Política
	
	Antropológica
	
	Inata
	 
	Teleológica
	
	 
	Ref.: 201603017037
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O conceito de modo de produção foi elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Para eles o modo de produção é a maneira que cada sociedade se organiza buscando garantir a produção das suas necessidades materiais. O modo de produção é entendido por estes autores como uma articulação entre:
		
	 
	relações de produção e forças produtivas
	
	reprodução e transformação
	
	permanência e movimento
	
	existência e essência
	
	matéria e idéia
	
	 
	Ref.: 201602940052
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com as afirmativas abaixo sobre as formações econômicas pré-capitalistas: é correto afirmar que: I - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade feudal ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. II - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade escravista ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico. III - A disseminação do comércio de longa distância levou a sociedade antiga ao esfacelamento. Com isso, o capitalismo se consolidou como um modo de produção hegemônico.
		
	 
	somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	somente a afirmativa I e a II são verdadeiras.
	
	a afirmativa II e a afirmativa III são verdadeiras.
	
	somente a afirmativa III é falsa.
	
	somente a afirmativa I é falsa.
	
	 
	Ref.: 201603017054
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Entre as formações econômicas pré-capitalista se destacam: 1) A formação asiática 2) A formação antiga 3) A formação germânica. Abaixo listamos algumas características dessas formações: ( ) os serviços manuais são realizados pelos escravos e estrangeiros, cabendo aos cidadãos os deveres políticos e filosóficos ( ) servo não é propriedade do seu senhor, sua ligação é com a terra em que trabalha ( ) se caracteriza pela escravidão, a concentração de propriedade territorial, trocas, economia monetária e conquistas de terras por meio de guerras ( ) a divisão social do trabalho se sustenta em três pilares, o clero, os nobres e os servos ( ) a relação principal de domínio se dá entre o déspota e as comunidades camponesas Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências entre as diferentes formações econômicas e suas características
		
	
	1, 1, 3, 2, 3
	
	3, 2, 1, 1, 3
	
	2, 1, 3, 1, 2
	
	2, 1, 3, 1, 1
	 
	2, 3, 2, 3, 1
	
	 
	Ref.: 201602433852
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	 
	consciência
	
	imaginária
	
	 ideológica
	
	realista
	
	manutenção
	
Explicação:
O homem, difere dos animais porque:
a) é um ser social
b) para sobreviver, age sobre a natureza, transformando-a. E nesse processo se transforma a si próprio e se relaciona com os outros homens através do trabalho.
c) age de forma teleológica, isto é antecipa, concebe o trabalho antes de executá-lo
c) os homens, em relação, realizam trabalho, isto é, criam e reproduzem sua existência na prática diária. Fazem isto atuando na e sobre a natureza. Esta interação entre os homens e a natureza produz a evolução social
A ¿evolução social¿ não se deu de forma linear  Para compreendê-la é necessário como os homens se organizaram para produzir sua existência ao longo da história.
	
	 
	Ref.: 201602885232
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	a prática da agricultura baseada na divisão do trabalho e adoção de salário por parte de alguns nobres mais progressistas, marcou definitivamente o início do capitalismo ainda na economia feudal.
	
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo da propriedade privada que se consolidará no socialismo.
	
	a posse privada no sistema feudal, onde os nobres já adotavam o trabalho assalariado, foi considerado o embrião da sociedade capitalista.
	
	a posse estatal, marca do sistema germânico, constitui o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	 
	Ref.: 201603017035
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marx ao investigar a questão: "O que diferencia uma sociedade da outra? ", chegou à conclusão que esta diferenciação se dá: I. pela forma como é desenvolvida produção II.pela maneira como o trabalho é dividido III. pelas formas distintas de propriedade. Assinale a opção correta:
		
	
	apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	 
	Ref.: 201602555935
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo mostra os fatores que propiciaram uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvincularam da servidão e caminharam para as cidades, contribuindo para aumentar a categoria de trabalhador urbano e livre?
		
	
	O surgimento dos espaços urbanos e a cultura de mercado.
	 
	O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio.
	
	O surgimento do comércio e da indústria.
	
	O surgimento das cidades e o advento das indústrias.
	
	O surgimento do comércio e o crescimento das indústrias.
	
Explicação:
O queocorreu foi que o fim do feudalismo foi propiciando uma acumulação primitiva (pelo comércio de longa distância) e a liberação da mão-de obra (pelo cercamento dos campos e a liberação dos artesãos, que perdem as condições objetivas de realizar seu trabalho). Assim, para que o modo de produção capitalista se constitua foi necessária a presença de capital e trabalho, que ao se relacionarem estabelecem relações de produção que operam uma separação entre os proprietários dos meios de produção (os capitalistas) e os não proprietários destes meios: os trabalhadores. Estes últimos, como não têm as condições objetivas de realizar um trabalho, já que não têm os meios e os instrumentos para produzirem, são obrigados a vender sua força de trabalho (isto é, sua capacidade de trabalho) para os capitalistas em troca de um salário.

Continue navegando