Buscar

Resposta do Roteiro Cardiovascular e Respiratório

Prévia do material em texto

Resposta do Roteiro Cardiovascular e Respiratório;
1 Resposta; Respiratório. Quando se administra um medicamento pela via respiratória, ele chega diretamente no lado esquerdo do coração para ir par o cérebro; administração via endovenosa, seria no lado direito do coração, para a circulação pulmonar e depois para o lado esquerdo do coração. 
2 Resposta; 
A/ Átrio Direito; 
B/ Átrio Esquerdo; 
C/ Ventrículo Direito; 
D/ Ventrículo Esquerdo; 
E/ Sangue Venoso;
F/ Sangue Arterial;
G/ Sangue Venoso;
H/ Sangue Arterial; 
O Ventrículo Esquerdo; diferentemente do ventrículo direito que envia o sangue venoso do corpo ao coração, e recebe o sangue arterial do pulmão e tem como função bombeá-lo para todo o corpo, um trajeto bem mais longo dessa forma, sua musculatura deve ser mais desenvolvida, já que é encarregado de fazer grande esforço. 
3 Resposta; 
A - Anatomia do sistema vascular vegetal: O xilema e floema são constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal. A Anatomia do sistema vascular animal; Os vasos sanguíneos e o coração formam o sistema cardiovascular, que são os responsáveis pela a circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo.
B - O floema e o sistema arterial se relacionam de acordo com as suas funções. O floema é responsável pelo transporte da seiva elaborada (substância aquosa rica em substâncias orgânicas) nos vegetais, no que se assemelha muito com a função do sistema arterial que é o responsável por transportar todos os nutrientes e oxigênio por todo o corpo.
4 Resposta; 
A- Uma deficiência no suprimento de sangue de um determinado tecido ou órgão ocasionará uma isquemia, esse processo patológico, prolongado levara a necrose isquêmica da área atingida (infarto). 
B- Obeso, hipertenso, sedentário, dieta rica em carboidratos e gorduras trans. 
C- Evitar alimentos gordurosos; manter o controle da pressão arterial; praticar exercícios físicos e prevenir a obesidade. 
5 Resposta;
A- Circulação Pulmonar;
O sangue pobre em oxigênio encontrado no ventrículo direito é bombeado por meio da artéria pulmonar para os pulmões, mais precisamente para os alvéolos. Nesse local, ele sofre o processo de hematose, tornando-se oxigenado. O sangue é, então, transportado de volta para o coração, sendo lançado no átrio esquerdo pela veia pulmonar. Trajeto da circulação pulmonar: coração → pulmões → coração.
Circulação Sistêmica; leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito. Trajeto da circulação sistêmica: coração → corpo humano → coração.
6 Resposta;
A-
1- Sedentarismo, falta de estimulo do sistema circulatório, dificultando o desenvolvimento desvios. (Vias Colaterais);
2- Fumo (Nicotina), Ação vasoconstrictora da nicotina nas coronárias.
3- Sal, Interfere na hipertensão contribuindo para a retenção do liquido, para o aumento do volume sanguíneo circulante. 
4- Estresse, Reação exagerada, do SNA com aumento das catecolaminas o que origina hipertensão, alteração do ritmo cardíaco e Etc. 
B- O Colesterol no desenvolvimento do infarto agudo do miocárdio (IAM) contribui para a formação das placas de ateroma (depósitos de placas gordurosas nas paredes das artérias) diminuindo seu calibre, reduzindo seu fluxo propiciando a formação de coágulos, determinantes de tromboses e infartos.
7- Resposta;
A- Monóxido de Carbono.
8-Resposta; 
Com a separação das câmaras artérias das câmaras ventriculares evita a mistura do sangue venoso com o sangue arterial, havendo maior disponibilidade de oxigênio para o metabolismo celular.
9- Resposta;
A- O cateter percorre, sequencialmente, as seguintes estruturas; Átrio Direito, Ventrículo Direito e Artéria. 
B- A contração do músculo cardíaco que possibilitou a passagem do cateter ao pulmão denomina-se Sístole Ventricular, o cateter percorreu a trajetória seguida pelo sangue venoso, do ventrículo direito aos pulmões. 
10 Resposta;
A-1- São mostradas veias.
A2- Os vasos tornam-se solventes por que, neles torniquete impede o retorno do sangue para o coração. 
B- Uma presente no ponto O impede o refluxo de sangue venoso até o ponto H, por outro lado enquanto houver pressão do dedo sobre o ponto H, o fluxo do sangue no sentido do coração permanecerá interrompido no trecho considerado.
11 Resposta;
A-
B- A consequência imediata é a mistura de sangue venoso e sangue arterial, dificultando a oxigenação do organismo.
C- Répteis. 
12 Respostas; 
A- Câmaras 7 e 8.
B- Câmaras 4 e 8. 
C- O vaso que sai do coração com sangue venoso, corresponde ao vaso 3 (Artéria Pulmonar).
D- Câmara 6.
13 Resposta; 
A- O infarto do miocárdio consiste no entupimento de uma das artérias que irrigam o coração, causando a morte de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. Altas taxas de colesterol podem obstruir e facilitar o entupimento de artérias coronarianas.
B- Em caso de infarto, as células deixam de receber O2 e, consequentemente, não realizam a respiração aeróbica, que tem como subproduto, o CO2.
14 Resposta; 
A- Os batimentos cardíacos que consistem na contração (sístole) e relaxamento (diástole) do miocárdio são determinados por impulsos elétricos gerados pelo nó sinoatrial e distribuídos, por todo coração, através dos feixes intermodais, nó átrio ventricular, feixe de Hiss e rede de Purkinje. 
B- O sistema nervoso autônomo é formado pelo conjunto de nervos motores que, involuntariamente, controlam o funcionamento dos órgãos do corpo humano. Nos
momentos de estresse (necessidade de fuga, emergência), o sistema nervoso
autônomo simpático, através do nervo cardíaco, libera adrenalina, mediador que
irá estimular o nó sinoatrial intensificando os batimentos cardíacos (taquicardia).
O aumento na frequência cardíaca favorece o fornecimento de nutrientes para as
células, o que maximiza suas funções. O sistema nervoso autônomo parassimpático, terminado o momento de estresse, através do nervo vago, libera acetilcolina
que inibirá o nó sinoatrial, reduzindo a frequência cardíaca bradicardia). 
15 Resposta; 
A- Circulação pulmonar, consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração, assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo, já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.
A circulação sistêmica, é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa no coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso , por fim, o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.
 
B- O infarto surge quando a obstrução da artéria coronária é completa, fazendo com que o aporte de sangue para o músculo seja nulo, ou tão baixo que o mesmo não consiga ser suficiente nem para o funcionamento mínimo do coração. O infarto não ocorre, normalmente, por um crescimento progressivo das placasde gordura que vão lentamente fechando a artéria. Isto até pode ocorrer em alguns casos, mas o infarto é, na maioria das vezes, um evento súbito que ocorre após uma rápida obstrução da artéria coronária por um coágulo.
16 Resposta; 
A- A/2; B/4; C/3; D/1; E/2;
 J/2; I/1; H/3; G/4; F/2; 
B- Quadrados G e I, porque contêm o CO2 proveniente da respiração celular, oriundo dos tecidos.
C- Anfíbios - dupla e incompleta; Aves – dupla e completa; Mamíferos - dupla e completa;
17 Resposta; 
A- A Pressão Arterial Sistólica, a PAS é também conhecida como a “pressão máxima”, e se trata da pressão do sangue no momento da sístole cardíaca, em outras palavras, no momento da contração do coração, ocasionando o impulso do sangue para as artérias, se trata da pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, ou seja, quanto mais o coração se contrai com ênfase, mais a pressão sistólica aumentará.
A Pressão Arterial Diastólica, com relação a PAD, também conhecida como mínima, se opõe a pressão arterial sistólica e é influenciada pela resistência imposta pelos vasos contra a passagem do sangue, a sua relação com o exercício físico pode se dar pelo fato de que durante atividade a resistência a passagem do sangue seja menor devido ao relaxamento das artérias, fazendo consequentemente com que a pressão arterial diastólica seja reduzida, sendo um indicador de boa condição física.
B- De acordo com o gráfico a pressão arterial de um individuo de 20 anos é 120/80, ou seja 120 Sistólica por 80 Diastólica. 
18 Resposta; 
A- I digestório, II- respiratório, III- excretor e IV- cardiovascular.
B- Transporte e troca de gases.
C- Boca, estômago e intestino. A digestão dos carboidratos inicia-se na boca.
D- A aldosterona aumenta a reabsorção de sódio e de água, por osmose, para circulação. Consequentemente, ocorre aumento da pressão arterial.
19 Resposta;
A- A pressão sanguínea nas artérias é determinada pela contração (sístole) do ventrículo esquerdo do coração. A pressão sanguínea nas veias é menor por ser determinada 
pela pressão exercida pelos músculos esqueléticos do corpo.
B- O retorno venoso é determinado pela contração dos músculos esqueléticos e pela presença de valvas que impedem o reflexo do sangue venoso dos tecidos e órgãos pelos quais já passou.
20 Resposta;
 
A- Hematose, trocas gasosas, as artérias pulmonares conduzem sangue venoso para ser oxigenado e depois mandado para o átrio esquerdo do coração pelas veias.
B- O pH (potencial Hidrogeniônico) é a variação de íons H+ em determinada substância, no caso o Sangue. O Gás carbônico (CO2) liberado pela respiração (metabolismo) celular em contato com água (H2O), também produto da respiração celular, se dissocia em HCO3- E H+. esses íons mantêm o equilíbrio do pH sanguíneo. O gás carbônico, como já sabemos é eliminado pela expiração na troca gasosa pelo oxigênio que acontece no pulmão, mais precisamente nos alvéolos, pois bem, sua definição de "respiração forçada" pode ser vista de duas formas: rápida (metabolismo acelerado) ou lenta metabolismo, mas devagar 
Pois bem o aumento da quantidade de dióxido de carbono no sangue, (metabolismo acelerado ou respiração forçada) altera o pH para o lado ácido, redução da quantidade (ou da tensão parcial) do dióxido de carbono no sangue, altera o pH para o lado alcalino.
C- O bulbo é sensível à concentração de H2CO3 no plasma. O nervo simpático, por isso, libera uma grande quantidade um neurônio, a adrenalina, que aumenta a frequência dos batimentos cardíacos.
22 Resposta;
A- 
23 Respostas;
 A- A desoxigenação da hemoglobina favorece a produção de bicarbonato a partir de ácido carbônico.
B- Hemoglobina oxigenada, o gráfico indica uma diminuição da proporção de carboaminoemoglobina á medida que a hemoglobina se satura de oxigênio.
24 Resposta;
A- O ser humano precisa de um tempo mínimo para poder se acostumar nesse tipo de situação, já que o ar é rarefeito e isso afeta, por exemplo, a respiração e a quantidade de oxigênio absorvido pelo nosso organismo.
B- Uma adaptação de longo prazo á altitude é uma acentuada elevação do número de hemácias ( e portanto também na concentração de hemoglobina), isso acontece por que, em grandes altitudes, o ar e rarefeito, e assim precisamos de uma grande quantidade de hemácias para que o oxigênio chegue em todas as células do corpo. 
25 Resposta; 
A- Dentre as principais fontes de emissão de poluentes podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. O aquecer de gás liberou o monóxido de carbono e por em um ambiente fechado, teve uma alta concentração do gás.
B- Isso ocorre por que ao ser inspirado, o monóxido de carbono é capaz de estabelecer ligações químicas altamente estáveis com a hemoglobina das hemácias, formando a carboxiemoglobina (Hbc), o que as impossibilita de transportar oxigênio em todo o processo de respiração. 
26 Respostas;
A- Veia pulmonar- capilares sistêmicos- artéria pulmonar, a veia pulmonar apresenta sangue arterial rico em oxiemoglobina. Ao nível dos capilares sistêmicos, o O2 é fornecido ás células d corpo, diminuindo sua concentração no sangue. A artéria pulmonar apresenta sangue venoso, pobre em oxiemoglobina. 
B- 5% do CO2 são transportados dissolvidos no plasma, parte do restante (3% a 33%) é transportado ligado á hemoglobina, a maior parte (66% a 92%) no plasma sanguíneo sob a forma de bicarbonato.
27 Resposta;
A- Ossos, o tecido hematopoiético da medula óssea vermelha é o responsável pela a produção das células do sangue.
B- O desempenho físico depende da energia fornecida pela respiração celular aeróbica que utiliza o oxigênio durante a oxidação de substâncias orgânicas, como açúcares e gorduras. 
C- Aumento da pressão arterial e aumento da viscosidade.
D- As hemácias maduras dos mamíferos não apresentam núcleo ou organelas. Consequentemente, elas possuem maior capacidade de transporte de O2, quando comparados com as hemácias de outros vertebrados que apresentam núcleo e organelas.
E- Sendo anucleadas, as hemácias dos mamíferos não se dividem e envelhecem. A Epo garante a contínua produção de hemácias novas no tecido hematopoiético da medula óssea vermelha

Continue navegando