Buscar

AVA Bacteriologia Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO INICIAR UM ATENDIMENTO DE INFECCÇÃO BACTERIANA NO TRATO URINÁRIO
 Para confirmar a suspeita de infecção bacteriana no trato urinário deve-se seguir uma cronologia clínica, com a investigação oral com a presença de disúria, micção constante, polaciúria e a dor supra púbica relatada pelo paciente, após é solicitado um exame de urina (urinálise), a mesma é confirmada pela urocultura, caso seja identificado alguma bactéria patogênica é realizado o TSA ( teste de Susceptibilidade aos Antimicrobianos), isso assegura o antibiótico utilizado pelo médico seja efetivamente capaz de tratar o micro-organismo causador da infecção. 
No laboratório os exames de Urina Tipo I, Urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento). Podem ser feitos juntamente com os dados da anamnese (que é o histórico relatado do paciente), e assim confirmando o caso da infecção bacteriana urinária (ITU) 
Confirmado através da coleta de amostra da urina, conseguimos identificar a resistência da bactéria, após a coloração do gram-negativo identificar a bactéria patogênica que no aspecto morfológico da colônia, ou por um antibiograma que identificará a resistência da bactéria, e o tratamento a ser seguido. Caso o médico desconfie de algo mais grave como uma DST (doença sexualmente transmissível), ele faz a solicitação de mais exames.
Neste caso, a paciente pelo o que foi relatado está com uma CISTITE, todos estão expostos podendo ser homem, mulher ou criança, porém as mulheres têm maior facilidade de adquirir, pelo fato da ureta da mulher além de ser mais curta, está bem mais próxima do ânus, e isso potencializa a ITU. 
Os sintomas são: Ardor durante a micção, necessidade urgente de urinar com frequência, dores na bexiga, dores nas costas, no baixo ventre, febre, e podendo em casos até mais graves sangue na urina. 
Recomenda-se que o paciente : beba muita água, isso o ajuda a expelir as bactérias da bexiga, redobrar a atenção com os cuidados da higiene, como limpar de frente para trás , e lavar a mão antes e depois de utilizar o banheiro, urine com maior frequência, pois reter liquido por períodos logos é uma contraindicação, e após as relações é muito importante também, não usar roupas intimas muito justa, suspender o consumo de comida muito temperada, cafeína, álcool, fumo, e por fim trocar os absorventes com uma frequência maior, isso evita a proliferação bacteriana.

Continue navegando