Buscar

Fundamentos da Biologia Avaliando02/01.2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806168222)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As moléculas sinalizadoras somente afetam uma célula, no processo de sinalização celular, se ela
		
	
	estiver em processo de divisão celular.
	
	estiver em movimento na corrente sanguínea.
	 
	apresentar um receptor específico.
	
	estiver emitindo um sinal químico.
	
	possuir parede celular com capacidade de identificar um ligante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806091730)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas organelas celulares são encontradas tanto em células de animais quanto em células vegetais. Analise as alternativas a seguir e marque a única encontrada apenas na célula vegetal:
		
	
	complexo golgiense.
	
	mitocôndria.
	
	retículo endoplasmático liso.
	 
	plastídios.
	
	peroxissomo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806091737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFLA) Dos pares de estruturas citoplasmáticas citados abaixo, qual é o único que possui a maquinaria necessária para a síntese de parte de suas proteínas?
		
	
	Mitocôndrias e vacúolos.
	 
	Cloroplastos e mitocôndrias.
	
	Cloroplastos e vacúolos.
	
	Cloroplastos e nucléolos.
	
	Mitocôndrias e nucléolos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806103499)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A mitocôndria está presente na maioria dos eucariontes, exceto num grupo de protistas chamado Archezoa, apesar de a análise genômica destes organismos indicar que podem ter perdido as mitocôndrias ao longo da evolução. A principal evidência disto é o fato de alguns genes codificadores de proteínas mitocondriais terem sido encontrados no genoma nuclear destes protistas (Bui & Bradley, 1996). Foi descrita por Altmann, em 1894 (que as denominou "bioblastos"), sugerindo a sua relação com a oxidação celular. O seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica de cada uma, indo de quinhentas a mil ou até dez mil dessas estruturas por célula. Sobre esta organela é correta a afirmativa:
		
	 
	Esta organela apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes coodificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	 
	Esta organela apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas de sulcos mitocondriais. A região limitada pela membrana interna é conhecida como estroma mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e RNA mitocondrial, de forma espiralar, que contém 25 genes codificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	Esta organela apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa rugosa e outra interna que se evagina formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes codificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	Esta organela apresenta uma membrana fosfolipídica lisa que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes coodificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	Esta organela apresenta uma membrana fosfolipídica uma que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana é conhecida como estroma mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e RNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes coodificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806101915)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	
Um dos elementos fluidos que constitui a matriz extracelular é representado: 
		
	
	pelas fibras reticulares
	
	pelas glicoproteínas fibrosas
	
	pelas lamininas
	
	pelas fibras colágenas
	 
	pelas glicosaminoglicanas

Continue navegando