Buscar

Modelo de Banner II- Modelo de Apresentação e Defesa - TCC Ciências Contábeis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
E SUA EVOLUÇÃO NO BRASIL
 
ERIC AMORIM DA ROSA¹ ; 
VILMA REZENDE ²
O objetivo, foi mostrar a necessidade dos fatos históricos da Contabilidade, relatar alguns pontos históricos a partir do momento de sua descoberta, desde o início da civilização até a presente data, estabelecendo os principais fatos e estágios evolutivos de todo o processo da contabilidade, tanto na globalização e padronização deste conhecimento quanto da facilidade das informações constituídas através dos tempos, apresentando a regulamentação da profissão no Brasil e demonstrando a importância do Contador.
¹ Acadêmico(a) do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Uniderp; eric.amorim@gmail.com
² Orientadora, da Universidade Uniderp; 
A presente pesquisa relacionou historicamente, a Origem da Contabilidade e evidenciar a Evolução da Contabilidade no Brasil. No início da humanidade, a contabilidade já era praticada, e com o tempo, veio evoluindo conforme os estudos na sua pratica e utilização na humanidade, estando inserida no cotidiano, de forma cultural, econômica, política social e científica, onde seu desenvolvimento foi consequente à medida que o ser humano aprimorava seus conhecimentos.
 INTRODUÇÃO
 OBJETIVO
 MATERIAL E MÉTODOS
 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 RESULTADOS E DISCUSSÃO
O registro contábil é considerado a primeira e mais importante manifestação racional do homem. No Brasil existe várias provas de tal prática, como exemplo, as pinturas rupestres supracitadas. Estas mostram que o desenvolvimento da contabilidade no Brasil é extenso. Será citado alguns dos momentos mais importantes, sendo que a contabilidade é dividida em dois grandes períodos. O primeiro período vem desde o início do descobrimento do Brasil, até o ano de 1964; e então o segundo período, vem de 1964 até os dias atuais. Com regras contábeis que estão em constantes mudanças.
Atualmente a Contabilidade deve acompanhar os avanços, as diversas informações sobre as empresas são transmitidas com grande rapidez, devido a globalização. Com tantas mudanças, o profissional da área Contábil deve estar atualizado devendo ter um conhecimento amplo e qualificado.
O profissional da área contábil deve ser honesto, ter ética, ser ágil nas obrigações e diante dos problemas existentes em seu cotidiano, assim como manter seu conhecimento atualizado. As necessidades do mercado estão sempre em mudança, isso se deve as diversas informações em curto espaço do tempo, e a constante evolução da tecnologia.
Nos dias de hoje a área Contábil no Brasil, exige do profissional um curso de graduação de nível superior. Isso é devido as expectativas sobre o crescimento da área da contabilidade. O técnico contábil conseguia suprir a necessidade do mercado á décadas atrás, já nos dias atuais, consta que o profissional busca a evolução e o amadurecimento para que consiga atender a demanda em meio a sociedade.
A área Contábil é vista com grande importância, devido ao fato que tudo na área econômica financeira é necessário o auxílio de um contador, desde a abertura da organização, durante as atividades e até mesmo em sua extinção, tendo sempre o objetivo de documentar débitos e créditos, relações negociais, e documentar todo o patrimônio.
 
 
 
 REFERÊNCIAS
A contabilidade foi se habituando, evoluindo, se desenvolvendo juntamente com o mundo e hoje a profissão é valorizada e caracterizada pela ética e moral que o profissional deve ter ao lidar com o patrimônio de terceiros.
Contudo, no decorrer da pesquisa tratou-se sobre a Origem da Contabilidade evidenciando sua evolução no Brasil, mostrando a rápida evolução desta área onde nem sempre os usuários estão preparados para as novas ferramentas, bem como despreparados para as legislações que mudam constantemente. Apresentou-se órgãos normatizadores e regulamentadores da profissão, mostrando alguns fatos históricos marcantes no reconhecimento da profissão ate sua evolução nos dias atuais. A Contabilidade vem conquistando cada vez mais sua valorização, pois faz-se necessário a contabilização dos atos e fatos dentro de uma organização e no cotidiano de seus usuários internos e externos, registrando e documentando todas as suas transações.
CONCELHO? CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE; O CONSELHO; Disponível em: http://cfc.org.br/oconselho/; Acesso em: 17 de nov. 2016. 
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003
MARION José Carlos. Contabilidade Básica 10. ed.- São Paulo: Atlas, 2009.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PALHARES, Antônio; RODRIGUES, Laercio de Castro. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Scipione, 1990.
REIS, Aline de Jesus; SILVA, Selma leal da; SILVA, Cleide Carneiro Alves da. A História da Contabilidade no Brasil. 2007. 13 f. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. 2º ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SÁ, Antônio Lopes de; História Geral da Contabilidade no Brasil. 1º ed. São Paulo; Conselho Federal de Contabilidade, 2008.
______. Pré História Contábil Brasileira. Disponível em www.lopesdesa.com.br Acesso em: 01 out. 2016.
A metodologia utilizou-se para desenvolver o tema em questão, objetivando atender todos os pontos levantados do problema. Qual foi a metodologia utilizada?
*

Continue navegando