Buscar

Modelo de Banner Ciências Contábeis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR
JÉSSICA BATISTA AUGUSTO
Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a importância que terceiro setor tem para a sociedade e todas as obrigações e demonstrações contábeis que a mesma tem que apresentar ao fisco e ao estado.
Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Modalidade Presencial, E-mail: jessica_augusto@aedu.com
 Orientadora Janaina da Silva Caetano Rocha, da Universidade Uniderp; jrocha.tutel@kroton.com.br
A economia é movimentada por três setores no âmbito atual que movimentam o mercado, sendo o primeiro setor representado pelo Estado, ou seja, o Poder Público, o segundo as empresas privadas com fins lucrativos e por fim o terceiro setor, compostos por sociedades com as mais diversas finalidades, exceto lucrativas.
As organizações sem fins lucrativos de caráter não governamental, conhecida como terceiro setor, foi criada para solucionar os problemas sociais, e exige atenção aos profissionais da área contábil devido a sua exigibilidade de clareza nas demonstrações que tem a apresentar ao fisco.
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAL E MÉTODOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Terceiro setor, segundo conceitua ARAÚJO (2009), significa dizer que o Estado exercendo múltiplas atividades, seja na política, administração, economia e finanças, possui a finalidade de desempenhar funções básicas, rotuladas como: “instituição de dinamização de uma ordem jurídica; resolução dos conflitos sociais por meio da aplicação das normas instituídas; e, administração e gerenciamento dos bens públicos para atender às necessidades da coletividade”. 
Na concepção de Landin (1998 apud Pancieri, 2001, p. 112) Até os finais do século XIX, a grande parte do que havia se consolidado no Brasil em termos de assistência social, saúde, educação, constituía-se em organizações (sem fins lucrativos) criados pela Igreja Católica com o mandato do Estado. Pancieri (2001) defende o surgimento do Terceiro Setor através da Igreja Católica.. O terceiro setor busca como toda empresa seja ela pública ou privada profissionais com conhecimentos específicos e que estejam constantemente atualizados, profissionais capacitados para desempenhar o melhor possível em sua função.
A contabilidade e os livros contábeis são obrigatórias conforme código civil Art. 1.179 mesmo que não haja movimentação monetária pois existem outros elementos passiveis de registro, como exemplo o trabalho voluntariado, doações de imobilizados e pagamentos de taxas. O setor busca como toda empresa seja ela pública ou privada profissionais com conhecimentos específicos que estejam constantemente atualizados e capacitados para desempenhar o melhor possível em sua função
 No que tange as organizações sem fins lucrativos, a importância do profissional da contabilidade com conhecimento na legislação que rege o setor trará benefícios imensuráveis para as finanças. Porém está cada dia mais raro encontrar pessoas com conhecimentos técnico, o que obriga a organização adaptar contadores do segundo setor.
.
REFERÊNCIAS
A sobrevivência das organizações , em especial as fundações, depende de sua credibilidade, entretanto, os mecanismos de prestações de contas existentes ainda são muito formais e geralmente não refletem a prática das organizações. Faz-se necessário que a prestação de contas sirva não apenas para verificar a correta aplicação dos recursos confiados às fundações e demais empresas do terceiro setor, como se possa conferir também a eficiência e economicidade com que são utilizados esses recursos e o resultado da boa aplicação dos mesmos em relação ao plano de trabalho. o contador é parte de um sistema importantíssimo para as organizações públicas, podendo gerar relatórios que podem e devem ajudar na alocação dos valores recebidos, gerando mais recursos e controles internos essenciais para garantir a continuidade.
ALBUQUERQUE, A.C.C. Terceiro setor: História e gestão de organizações. São Paulo: Summus, 2006.
ARAUJO, Osório Cavalcante. Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor. São Paulo; Atlas,2009
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TERCEIRO SETOR – Disponivel em:
< http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Miolo_MTS_web.pdf> acesso em 22/05/2017
PAES, José Eduardo Sabo. Fundações e entidades de interesse social: aspectos jurídicos, administrativos, contábeis e tributários. 4ª.ed. rev., atual. eamp. De acordo com a Lei n. 10.406, de 10.1.2002 (Novo Código Civil Brasileiro). Brasília: Brasília Jurídica, 2003.
PANCIERI, Regina. Terceiro setor: a identificação das competências essenciais dos gestores de uma organização sem fins lucrativos. Tese de Doutorado – PPGEP/UFSC. Florianópolis, 2001.
.
O método utilizado para estudo será o manual da Contabilidade do terceiro setor, as Normas brasileiras de contabilidade, o Código de pronunciamento contábil entre outros.
*

Continue navegando