Buscar

FilosofiaA2

Prévia do material em texto

Filosofia
A forte valorização do conhecimento filosófico levou Platão a defender que os filósofos deveriam governar as cidades, justamente devido à privilegiada posição nos graus de conhecimento.Esse tipo de governo é denominado: A resposta correta é: Sofocracia;.
A humanidade, ao invés de entrar em um estado verdadeiramente humano, pelas novas conquistas da ciência moderna, aprofundou-se em um novo gênero de barbárie.
Essa afirmação de Adorno e Horkheimer expressa o pensamento crítico sobre: A resposta correta é: A Modernidade industrializada;.
A Monarquia, a aristocracia e a democracia são formas de governo apresentadas por Platão que contêm três formas de degeneração: A resposta correta é: Tirania, oligarquia e anarquia;.
O Estado passa a ser o fundamento da sociedade civil e da família. Não é mais o fruto de um contrato social. O povo não funda o Estado a partir de um sufrágio, mas o Estado é que funda o povo que deve se submeter a ele. Essa afirmação é própria do Filósofo: A resposta correta é: Hegel;.
Maquiavel é considerado o precursor da ciência política, porque: A resposta correta é: mostrou que a questão política deve ser tratada a partir de si mesma como natureza independente..
Embora com algumas divergências em relação à constituição do poder político, pode-se dizer que Hobbes, Locke e Rousseau têm um mesmo posicionamento quanto à origem do poder político. Marque a alternativa correspondente a esta afirmação: A resposta correta é: A constituição do poder se estabelece a partir de um contrato social que vai estabelecer a estrutura política, depois de um acordo, onde este mesmo poder será gerido pela lei que garantirá o seu exercício.
As visões políticas e de origem do Estado em Locke, Rousseau e Hobbes que se fundam na proposta de um contrato social serão apoiadas por uma classe social e contribuirão para a ascensão desta classe ao poder.
Marque a alternativa abaixo correspondente à classe em questão: A resposta correta é: burguesia emergente do mercantilismo.
A sociedade que o homem cria se torna inimiga do próprio homem e faz os homens inimigos entre si. Essa frase faz referência a: A resposta correta é: coisificação do homem dentro do aparelho econômico..
A reforma protestante foi um movimento de cunho marcadamente religioso. Neste sentido, como já era anteriormente, não deveria negar a teorização da origem divina do poder.
Embora o protestantismo tivesse uma natureza profundamente religiosa, politicamente apoiou a ascensão da burguesia mercantilista que já questionava o grande poder da Igreja Católica na estrutura de poder político assentada no: A resposta correta é: teocentrismo;.
Rousseau vê a natureza do ser humano como boa e afirma que a sociedade é que a corrompe. É a tese do bom selvagem. Mas Rousseau defende a necessidade do contrato social para a constituição do poder, pois o estado de propriedade (quando alguém afirma que algo é seu) gera: A resposta correta é: a divisão entre as pessoas e a destruição de sua bondade originária..
O poder está em toda parte, não porque engloba tudo e sim porque provém de todos os lugares [...]. O poder não é uma instituição nem uma estrutura, não é uma certa potência de que alguns sejam dotados: é o nome dado a uma situação estratégica complexa numa determinada sociedade".
Essa afirmação é própria do filósofo: A resposta correta é: Michel Foucault.
Marque  a alternativa abaixo que atribui a Locke a justificativa da criação do Estado Liberal: A resposta correta é: Para Locke, o Estado não se assemelha ao Leviatã de Hobbes, porque aqueles mesmos que o constituíram, por um contrato social, escolhendo o seu governante, podem destituí-lo...
O conceito grego de Arete se afasta da nossa noção contemporânea de virtude, e pode ser entendido mais corretamente como: Excelência da Alma.
O cuidado de si é, portanto, indissoluvelmente cuidado da cidade e cuidado dos outros, como se vê pelo exemplo do próprio Sócrates, cuja razão de viver é ocupar-se com os outros (HADOT, 1999). Sócrates pensava que não se pode ser justo sozinho, do mesmo modo que ser sozinho cessa de ser. Essa compreensão da ação humana é identificada pela Filosofia numa das suas divisões a saber: A resposta correta é: Ética
Meu caro Gláucon, este quadro – prosseguiu eu – O texto a cima é parte do livro... resposta correta é: II- Apresenta o exercício de elevação do mundo ilusório a que a racionalidade filosófica pode conduzir. III- Apresenta a distinção entre o mundo sensível e o mundo inteligível.
As visões políticas e de origem do Estado em Locke, Rousseau e Hobbes que se fundam na proposta de um contrato social serão apoiadas por uma classe social e contribuirão para a ascensão desta classe ao poder.
Marque a alternativa abaixo correspondente à classe em questão:
A resposta correta é: burguesia emergente do mercantilismo.
 A Monarquia, a aristocracia e a democracia são formas de governo apresentadas por Platão que contêm três formas de degeneração:
A resposta correta é: Tirania, oligarquia e anarquia;.
Marque a alternativa abaixo que explica a ação dos sofistas na formação da democracia grega em analogia com a figura dos marqueteiros na política hoje:
A resposta correta é: Os sofistas eram remunerados pelos que concorriam ao poder na democracia grega, instruindo-os no uso da razão, de forma instrumental, em função da conquista do poder.
Rousseau vê a natureza do ser humano como boa e afirma que a sociedade é que a corrompe. É a tese do bom selvagem. Mas Rousseau defende a necessidade do contrato social para a constituição do poder, pois o estado de propriedade (quando alguém afirma que algo é seu) gera:
A resposta correta é: a divisão entre as pessoas e a destruição de sua bondade originária..
A humanidade, ao invés de entrar em um estado verdadeiramente humano, pelas novas conquistas da ciência moderna, aprofundou-se em um novo gênero de barbárie.
Essa afirmação de Adorno e Horkheimer expressa o pensamento crítico sobre:
A resposta correta é: A Modernidade industrializada;.
A sociedade que o homem cria se torna inimiga do próprio homem e faz os homens inimigos entre si. Essa frase faz referência acoisificação do homem dentro do aparelho econômico
Hobbes afirma que o homem é lobo do homem. Marque, a alternativa que expressa a visão de política de Hobbes:O ser humano é naturalmente egoísta e pode destruir-se na luta por interesses pela satisfação de seus interesses. Daí necessitarem, na forma de um contrato social, delegar a alguém o poder para que este venha gerir os interesses de todos.
Para Adorno, a indústria cultural, aliando-se à ideologia capitalista dominante "impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente". Isso equivale a dizer que:as pessoas são socialmente manipuladas através da veiculação da propaganda e do marketing.
As visões políticas e de origem do Estado em Locke, Rousseau e Hobbes que se fundam na proposta de um contrato social serão apoiadas por uma classe social e contribuirão para a ascensão desta classe ao poder. Marque a alternativa abaixo correspondente à classe em questão:burguesia emergente do mercantilismo
A obra A Revolução do Bichos (de George Orwell) atribuindo falas aos animais, faz uma contundente crítica a formas de governos totalitaristas de sua época. Esta obra permite entender que na construção simbólica e metafórica a linguagem pode discutir a verdade a partir da percepção do que é a autêntica realidade das coisas
Marque a alternativa abaixo que apresenta uma característica do neopositivismo lógico quanto à compreensão filosófica da linguagem: objetivismo
Marque a alternativa que mostra a forma de linguagem oposta à linguagem simbólica como possibilidade criativa diante da realidade que procura expressar:
a linguagem artística que é construída a partir de símbolos metafóricos;
Marque a alternativa correspondente ao entendimento correto da afirmação:
Os sofistas desenvolveram uma linguagem prático-utilitarista:
Os sofistas desenvolveramuma linguagem em função de seu poder de persuasão para tirar proveito imediato das coisas

Continue navegando