Buscar

CDH Estudo dirigido NP2 Resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Daniel Barbosa dos Santos – D66692-4
Educação Física (Graduação Plena) – Unip Cidade Universitária
Estudos Dirigidos CDH
Pensando na 3ª infância, explique o que acontece fisicamente, neurologicamente e motoramente para determinar que essas crianças estejam na fase motora especializada. 
R: Nesta fase ocorre um crescimento mais significativo, na maioria das crianças, ocorre maturidade do sistema esquelético e muscular, ocorre a maturação do sistema nervoso central. Há um ganho de força e resistência nos músculos, pulmão e coração. No cérebro acontecem ganhos de funções como atenção seletiva para concentração de tarefas e solução de problemas, memória, noção espacial, lateralização e cognição espacial. Já no desenvolvimento motor, acontece o refinamento das habilidades motoras fundamentais e o ganho das habilidades motoras especializadas, com a coordenação motora fina e coordenação visual-motora.
Cognitivamente as crianças da 3ª infância estão em qual fase? Como se dá a construção lógica e o processamento das informações?
R: Fase das operações concretas, que vai dos 7 aos 11 anos. A construção lógica se dá através de esquemas mentais para pensar sobre o mundo, lógica dedutiva e indutiva, descentração e reversibilidade e linguagem, que são as habilidades metalinguísticas, por onde ocorre a comunicação com o ambiente no qual a criança está inserida.
O que é inteligência e quem desenvolveu a teoria das múltiplas inteligências?
R: Inteligência é a capacidade de compreensão, aprendizagem e de resolução de problemas diversos. A teoria das múltiplas Inteligências foi desenvolvida por Howard Gardner
Quanto o desenvolvimento psicossocial, descreva a fase e a importância dos “REFORÇADORES AMBIENTAIS”.
R: Nesta fase, descrita por Erik Erikson como fase da produtividade x inferioridade, há muita auto cobrança por parte da criança. Nesta fase a criança desenvolve o senso de produtividade e começa a questionar sua competência. Fase onde ocorre a racionalização sobre quem ela é, como se sente em determinado meio e se "serve" para algo. Nesta fase, os reforçadores ambientais (respostas emocionais de outras pessoas) são fundamentais para a formação deste indivíduo. Esses reforçadores são feedbacks que poderão auxiliar para essa compreensão da criança enquanto indivíduo pertencente à determinado grupo e competente para determinada tarefa.
Descreva uma atividade física dirigida para a 3ª infância e justifique fazendo uso das mudanças físicas e melhora de capacidades.
R: Esportes coletivos diversos, como o basquetebol. Na 3ª infância a criança desenvolve um refinamento das habilidades motoras que auxiliarão para o bom manuseio da bola durante a partida. A percepção espacial, a lateralização e a cognição espacial, auxiliarão para que ele consiga ter noção do que está acontecendo em quadra, para que tenha noção dos percursos que pode fazer com a bola, dos passes e até mesmo antecipação de movimentos perante o adversário. Nesta fase também há uma melhora na sua atenção seletiva, o que vai auxiliar para a concentração para a realização das tarefas em quadra e resolução de problemas durante o jogo. Esportes coletivos diversos, como o basquetebol. 
Diferencie adolescência de puberdade.
R: A adolescência é o período pelo qual todo indivíduo passa, dos 12 aos 18 anos. A puberdade está relacionada as alterações hormonais e as mudanças físicas causadas por isso.
Pensando na adolescência, ocorrem mudanças no tamanho e na forma. Explique sobre.
R: Nesta fase ocorre um surto de crescimento. O esqueleto se desenvolve e ocorrem mudanças físicas, aumento dos mamas na maioria das meninas e aumento do pênis na maioria dos meninos. Também há aumento de massa muscular e de gordura.
O que seria maturidade sexual, e quais as características nos meninos e nas meninas?
R: A maturidade sexual acontece no final da puberdade, quando ocorrem as alterações físicas primárias (crescimento de testículo e pênis nos meninos, ovário, útero e vagina nas meninas) e as alterações secundárias, desenvolvimento das mamas e a menarca, para as meninas e engrossamento da voz e crescimento de barba para os meninos. Junto com essas alterações físicas, também ocorre as alterações comportamentais, quando meninos e meninas se interessam uns pelos outros fisicamente, o que não ocorre na infância.
Qual a correlação entre maturidade sexual e crescimento entre meninos e meninas?
R: Na maioria dos casos, durante a puberdade há um crescimento físico exponencial em meninos e meninas e com a maturidade sexual, o crescimento cessa. Lembrando que maturidade tem a ver com capacidade reprodutiva, e não com a chegada à vida adulta.
Piaget designa a adolescência como estágio operatório-formal. Quais características desse estágio. 
R: Resolução sistemática de problemas, lógica (raciocínio hipotético-dedutivo) e planejamento. No ambiente escolar normalmente há mais engajamento e motivação.
Explique dando exemplo sobre a fase de crise de identidade chamada por Erik Erikson de “identidade x confusão de papeis”
R: Nesta fase o adolescente normalmente tem certa dificuldade de ser enxergar, de saber sua importância no contexto onde vive e com o que realmente se identifica. Essa crise de identidade pode ser estimulada por dificuldades nas relações familiares, escolares e sociais em geral. Por exemplo, um jovem que sempre tem tudo de mão beijada, roupa lavada, comida pronta, carona, dinheiro, etc., dificilmente sabe lidar com situações onde ele tem que resolver problemas. Se um dia este jovem se deparar sozinho, sem ter o apoio dos pais, poderá sofrer bastante para se adaptar à sua nova realidade, até entender seu papel neste novo contexto.
Mosqueira (1982) divide a fase adulta em 3 fases que correspondem as divisões dos estágios psicossociais feita por Erik Erikson. Associe as fases de Mosquera às de Erikson, caracterizando cada uma das três. 
R: Adultez jovem / Intimidade versus Isolamento: Fase onde a identidade já está formada e fortalecida e o indivíduo está pronto para se juntar à outro. Ainda que haja a vontade de se unir, ainda há o interesse em preservar a individualidade.
Adultez média / Produtividade versus Auto Absorção: Fase onde há necessidade de se obter êxito em seus objetivos e onde há preocupação com aquilo que pode ser gerado, planos, filhos etc.
Adultez velha / Integridade versus Desespero: Fase onde há necessidade de ser aceito como é, e vontade de compartilhar seus conhecimentos. Fase de lamentação devido o tempo que se passou e de medo e inseguranças quanto ao que há por vir.
Para os autores usados, velhice é sinônimo de doença? Para nossa sociedade, em que ainda há preconceito, como a velhice é encarada? E para você?
R: Não. Existem vários tipos de doenças que podem aparecer em qualquer momento da vida, mas no geral, se manifestam mais durante a velhice. O que vai determinar o tipo de velhice que teremos, serão os nossos próprios hábitos e os cuidados que temos conosco durante a vida. Acredito que o preconceito existe com a velhice, seja com a aparência e até mesmo com a capacidade produtiva de alguém nesta fase, mas ele já não é tão forte nos dias atuais, visto que cada vez mais tem sido provado que as pessoas podem viver bem e continuar sendo ativas durante a velhice. Pra mim a velhice é um momento onde deveríamos descansar de tudo o que já produzimos e aproveitar mais a vida, viajar, fazer coisas que nos tragam resultados positivos, alegria e satisfação. É obvio que se cuidar, se alimentar bem e praticar atividades físicas, contribuem para o melhor proveito desta fase, então eu penso que deve haver um equilíbrio entre lazer e as responsabilidades do dia a dia. 
Entender a velhice fazendo uso da teoria de curso de vida favorece entender que nesta fase ainda é possível desenvolvimento. Por quê?
R: Porque ainda durante a velhice, há muito o que aproveitar e evoluir. Essa teoria diz que existe o idoso jovem, o velho e o mais velho, ou seja, na velhice existem estágios para se passar, há mais degraus para subir, experiências à seremdescobertas e conhecimento à ser adquirido. Ninguém é tão velho que não pode se desenvolver mais.

Continue navegando