Buscar

Reconhecimento de Ácidos e Bases

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório: RECONHECIMENTO DE ÁCIDOS E BASES
Introdução
Ácidos e bases estão entre as substâncias mais comuns na natureza e são de extrema importância para o dia a dia. Aminoácidos, por exemplo, são elementos fundamentais das proteínas. O pH de rios, lagos e oceanos pode ser afetado por ácidos e bases dissolvidos, oque pode colocar em risco toda vida existente naquele local. Dessa forma, é importante reconhecer essas substâncias e manuseá-las de maneira correta.
Segundo a Teoria de Arrhenius, ácidos são substâncias que, em água, sofrem ionização e liberam como único cátion o íon hidrogênio. E bases são substâncias que, em meio aquoso, sofrem dissociação iônica e liberam como único ânion a hidroxila. O índice que mede o quanto uma substância é ácida ou básica, ou ainda se ela é neutra, é chamado de potencial hidrogeniônico (pH). Os ácidos possuem pH com valores menores do que 7, enquanto que as bases têm valores maiores do que 7.
Indicadores ácido-base são substâncias utilizadas parar descobrir a natureza de uma outra substância através da mudança de coloração. Temos, por exemplo, indicadores sintéticos como fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol. Também podem ser utilizados indicadores naturais, como o repolho roxo e a flor Hortência e o hibisco. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, a cor é alterada.
Para os experimentos realizados foram utilizados o indicador natural de repolho roxo, o sintético de fenolftaleína e as fitas de pH. Os principais objetivos da prática foram: preparar três diferentes soluções, sendo a primeira, bicarbonato de sódio e água, a segunda, detergente com água e por fim leite de magnésia e água; reconhecer ácidos e bases através dos indicadores de pH; analisar as distintas cores das soluções e determinar a função de cada solução.
Esta prática foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram colocadas as seis diferentes soluções, além das três preparadas foram utilizadas ácido clorídrico, ácido acético(vinagre) e água sanitária, nos tubos de ensaio e na segunda etapa foi adicionado o indicador em cada uma das soluções, para obter-se a mudança de cor. É válido destacar que esse procedimento foi realizado com três indicadores diferentes, portanto, essas etapas se repetiram em cada indicador.
Além desses indicadores, também foi utilizado o pHmetro, um medidor de pH que indica a acidez, neutralidade ou basicidade da solução. Esse equipamento é composto basicamente por um eletrodo conectado a um potenciômetro, que possibilita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Quando o eletrodo é submerso na amostra, ele produz milivolts que são transformados para uma escala de pH.
Referências
MORTIMER, Eduardo Fleury, MACHADO, Andréa Mota. Química. São Paulo: Scipione, 2009.
USBERCO, João, SALVADOR, Edgard. Química. São Paulo: Saraiva, 2002
KOTZ, John C. Química geral e reações químicas, vol.2 / John C. Kotz, Paul M. Treichel, Gabriela C. Weaver; tradução técnica Flávio Maron Vichi; tradução Solange Aparecida Visconde. – São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PROLAB. Disponível em: <http://www.prolab.com.br/blog/saiba-como-e-o-funcionamento-phmetro/>. Acesso em: 15/05/2018

Continue navegando