Buscar

ETICA PROFISSIONAL UNIDADE 2 serviço social unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Lei nº 8.662 estabelece no artigo 5º como atribuição privativa do assistente social:
	
	
	a. Fiscalização do exercício profissional por meio dos Conselhos Federal e Regional.
	
	
Comentário: a fiscalização do exercício profissional do assistente social se dá por meio do Conselho Federal CFESS e dos Conselhos Regionais CRESS.
	A Constituição Federal de 1988, nos artigos referentes a penalidades, determina que a fase processual vai dos atos introdutórios até o julgamento do processo ético, sendo a etapa inicial:
	
	a. Instrução do processo.
	
	Comentário: a fase processual vai dos atos introdutórios até o julgamento do processo ético e se divide em duas etapas: 1ª etapa (instrução do processo) e 2ª etapa (Julgamento do processo ético).
	A atuação profissional do assistente social deve primar pela construção de uma nova sociedade, sem as marcas da exploração e desigualdade social. Essa atuação cotidiana é chamada de:
	
	d. Práxis.
	
	Comentário: a práxis profissional do assistente social deve primar pela construção de uma nova sociedade, sem as marcas da exploração e desigualdade social.
	A quem se dirige uma denúncia ética?
	
	c. Comissão de ética.
	
	Comentário: a denúncia ética é sempre dirigida à Comissão de Ética que determina o fluxo da denúncia, protocolando-a.
	Como pode se dar uma denúncia de irregularidade no exercício profissional de um assistente social?
	
	c. Qualquer pessoa que conheça a irregularidade e/ou pelo Conselho que é o órgão fiscalizador, por escrito.
	
	Comentário: a denúncia de irregularidade do exercício profissional pode se dar por qualquer pessoa que conheça a irregularidade e/ou pelo Conselho que é o órgão fiscalizador, por escrito.
	De quantos princípios fundamentais é composto o Código de Ética de 1993?
	
	c. 11 princípios.
	
	Comentário: o Código de Ética de 1993 criou 11 princípios fundamentais para articular, complementar e nortear os caminhos a serem percorridos pelo assistente social na sua atuação profissional, a partir dos compromissos assumidos pela categoria com os usuários do Serviço Social.
	Os órgãos reguladores e fiscalizadores do exercício profissional do assistente social são CFESS e CRESS. No entanto, quem é responsável pela expedição da carteira profissional do assistente social?
	
	a. CRESS
	
	Comentário: a Carteira de Identificação Profissional é expedida pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e tem reconhecimento em todo território nacional, servindo para comprovar o exercício profissional, bem como a identificação pessoal.
	Qual é a estrutura do Código de Ética Profissional do Assistente Social, que fundamenta o exercício profissional?
	
	c. 4 títulos, 6 capítulos e 36 artigos.
	
Comentário: a estrutura do Código de Ética Profissional do Assistente Social, que fundamenta o exercício profissional, é composta por: 4 títulos, 6 capítulos e 36 artigos.
	Qual foi o fato histórico que marcou o início da construção do projeto ético-político do Serviço Social?
	
	b. III CBASS, em 1979. 
	
Comentário: o projeto ético-político nasceu da ruptura com o conservadorismo profissional e tem como marco inicial o famoso Congresso da Virada, o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBASS), realizado em 1979, quando a mesa do congresso, que seria composta por membros da ditadura, passou a ser ocupada por representantes da classe trabalhadora.
	Que autor entende o surgimento do Serviço Social como profissão a partir das manifestações da questão social, entendidas como um conjunto de disparidades socioeconômicas que provocaram a intervenção do Estado frente às desigualdades sociais da sociedade capitalista?
	
	d. Iamamoto.
	
Comentário: para Iamamoto (2005), o Serviço Social surgiu com as manifestações da questão social, entendida como um conjunto de disparidades econômicas, políticas e culturais da sociedade.

Continue navegando