Buscar

ENADE 2018 PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, a média anual brasileira de livros lidos por habitante era, em 2011, de 4,0. Em 2007, esse mesmo parâmetro correspondia a 4,7 livros por habitante/ano.
Instituto Pró-Livro. Disponível em:  http://prolivro.org.br/home/ipl-na-midia/clipping/8484-leitura-e-interpretacao-do-mundo-leitura-e-interpretacao-do-mundo-correio-braziliense-digital-jornais-online-brasilia-df-17-2-18
 
De acordo com as informações apresentadas acima, verifica-se que
Metade da população brasileira é constituída de leitores que tendem a ler mais livros a cada ano.
O Nordeste é a região do Brasil em que há a maior proporção de leitores em relação à sua população.
O número de leitores, em cada região brasileira, corresponde a mais da metade da população da região.
O Sudeste apresenta o maior número de leitores do país, mesmo tendo diminuído esse número em 2011.
A leitura está disseminada em um universo cada vez menor de brasileiros, independentemente da região do país.
A educação é o Xis da questão
Disponível em: <http://ead.uepb.edu.br/noticias,82>. Acesso em: 24 ago. 2011. A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito
À quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno.
Às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos.
À influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos.
Aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação.
À redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.
 
Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Disponível em:<http://etica-bioetica.zip.net>. Acesso em: 30 ago. 2010.
A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, avalie as afirmativas que se seguem.
A ética não se impõe imperativamente nem universalmente a cada cidadão; cada um terá que escolher por si mesmo os seus valores e ideias, isto é, praticar a autoética.
A ética política supõe o sujeito responsável por suas ações e pelo seu modo de agir na sociedade.
A ética pode se reduzir ao político, do mesmo modo que o político pode se reduzir à ética, em um processo a serviço do sujeito responsável.
A ética prescinde de condições históricas e sociais, pois é no homem que se situa a decisão ética, quando ele escolhe os seus valores e as suas finalidades.
A ética se dá de fora para dentro, como compreensão do mundo, na perspectiva do fortalecimento dos valores pessoais.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
I e V.
II e IV.
III e IV.
III e V.
A articulação indígena-quilombola vem se consolidando em Oriximiná, no Pará, desde 2012, com o objetivo de incentivar a parceria entre índios e quilombolas frente a novos desafios  comuns. A aliança possibilitou, em 2015, a reaproximação entre índios da Terra Indígena Kaxuyana- Tunayana e os quilombolas da Terra Quilombola Cachoeira Porteira, cujas relações, no processo de regularização de suas terras, haviam assumido ares de conflito. Reunidos no Quilombo Abuí, escolhido como local neutro e livre de influências externas, em maio de
2015, lideranças indígenas e quilombolas de ambas as terras, com a mediação de lideranças quilombolas de outras comunidades, acordaram os limites territoriais para
fins de regularização fundiária. O acordo foi oficializado junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual.
Disponível em: <http://www.quilombo.org.br>.
Acesso em: 29 ago. 2016 (adaptado).
Autodeterminação dos povos tradicionais na definição de seus limites territoriais.
Intervenção prévia do Estado em situações depotencial conflito entre povos tradicionais.
Urgência de regularização das terras quilombolas e indígenas, priorizando-se áreas isentas de conflitos.
Definição, por atores externos, dos desafios comuns a serem enfrentados pelos povos tradicionais.
Participação do Ministério Público nas negociações de limites territoriais entre quilombolas e indígenas.
No dia 08 de março comemora-se o dia Internacional da mulher. Esta comemoração deve-se as lutas e “conquistas” das mulheres a partir do século XX, que inaugura a primeira fase do Movimento Feminista. Um movimento liberal de luta de mulheres por direitos civis e políticos, denunciando a “opressão da mulher imposta pelo patriarcado”. Hoje, no século XXI as discussões permanecem, e um de seus pontos centrais é o conceito de Gênero. Identifique nas afirmações seguintes a(s) opção/opções que tratam o conceito corretamente:
1) Gênero é um conceito construído a partir da subjetividade masculina ou feminina de cada pessoa. É uma categoria social imposta sobre um corpo sexuado.
2) Gênero é um conceito determinado biologicamente pela constituição fisiologia das genitálias do homem e da mulher.
3) Gênero é um conceito construído a partir da objetividade masculina ou feminina em suas práticas e ocupação social.
4) Gênero é uma forma de indicar "construções culturais" – a criação inteiramente social de ideias sobre os papéis adequados aos homens e mulheres. Refere-se às origens exclusivamente sociais das identidades subjetivas de homens e de mulheres.
Somente as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas
Somente as afirmativas 1 e 4 estão corretas
Somente as afirmativas 2 e 4 estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas.
Qual a diferença entre a Afasia de Broca e a Afasia de Wernicke ?
I - Na afasia de  Broca o paciente escuta a pergunta mas não consegue falar   
por lesão na área  4 Br que é o centro motor da fala
II – Na  Afasia de  Wernicke o paciente  não escuta  mas consegue falar  perfeitamente
III – Na Afasia de  Wernicke o paciente fala , escuta,  mas não entende o significado do que está escutando ( significado do som)
IV – Na Afasia de Broca o paciente fala mas não escuta
I  e  III estão corretas
I e II estão corretas
II e III estão corretas
Só a IV está correta
Um teste psicológico é essencialmente uma medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento. Os testes psicológicos são como os testes de qualquer outra ciência, na medida em que são feitas observações sobre uma amostra pequena, mas cuidadosamente escolhida do comportamento de um indivíduo. A esse respeito, o psicólogo procede de maneira muito semelhante à do bioquímico que testa o sangue de um paciente ou o suprimento de água de uma comunidade, analisando uma ou mais amostras deles. Se o psicólogo deseja testar a extensão do vocabulário de uma criança, a habilidade de um funcionário de realizar cálculos aritméticos, ou a coordenação olho - mão de um piloto, ele examina seu desempenho com um conjunto representativo de palavras, problemas matemáticos ou testes motores. 
O fato de o teste cobrir ou não de forma adequada o comportamento que está sendo considerado depende, obviamente, do número e da natureza dos itens da amostra.
Em relação aos seguintes testes psicológicos, organize as informações correlacionando os testes conforme o objetivo de cada um.
Teste:
A - ZULLIGER (Z-Test)
B - Teste de Apercepção Temática (T.A.T)
C - Bateria Fatorial de Personalidade (BFP)
D - IV Teste de Apercepção Infantil (CAT-A)
E- Bateria de Provas de Ra c i o c í n i o (BPR-5)
F - Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN)
Objetivos:
1 - é um instrumento para a avaliação de uma dimensão da personalidade humana, denominada Neuroticismo/Estabilidade Emocional, no modelo dos Cincos Grandes Fatores (HUTZ; NUNES, 2001).
2 - é captar o mundo vivencial da criança a partir da interpretação das histórias narradas aos estímulos apresentados. Procura-se conhecera estrutura afetiva da criança, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e de seus desejos, assim como o modo como procura resolver essas questões (BELLAK; ABRAMS, 1997).
3 - é uma bateria multidimensional padronizada de avaliação das habilidades cognitivas que oferece estimativas tanto do funcionamento cognitivo geral quanto das forças e fraquezas em cinco áreas mais específicas.
4 - Aplicação individual: para a avaliação de personalidade, avaliação de potencial, fins de seleção e laudo de personalidade, para alguns processos seletivos. Aplicação coletiva: ideal para a seleção de pessoal.
5- destinado a revelar impulsos, emoções, sentimentos complexos e conflitos marcantes da personalidade. Capaz de tornar potente tendências subjetivas inibidas que o sujeito não deseja aceitar ou que são inconscientes.
6- é um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura para novas experiências.
A - 3; B - 5; C - 1; D - 4; E - 6; F – 2
A - 4; B - 5; C - 6; D - 2; E - 3; F - 1    
A - 4; B - 6; C - 2; D - 3; E - 5; F – 1
A - 1; B - 3; C - 2; D - 6; E - 4; F – 5
A - 2; B - 5; C - 1; D - 4; E - 6; F – 3
GABARITO: ZULLIGER (Z-Test): Aplicação individual: para a avaliação de personalidade, avaliação de potencial, fins de seleção e laudo de personalidade, para alguns processos seletivos. Aplicação coletiva: ideal para a seleção de pessoal.
Teste de Apercepção Temática (T.A.T): destinado a revelar impulsos, emoções, sentimentos complexos e conflitos marcantes da personalidade. Capaz de tornar potente tendências subjetivas inibidas que o sujeito não deseja aceitar ou que são inconscientes.
Bateria Fatorial de Personalidade (BFP): é um instrumento psicológico construído para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as dimensões extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura para novas experiências.
Teste de Apercepção Infantil (CAT-A): é captar o mundo vivencial da criança a partir da interpretação das histórias narradas aos estímulos apresentados. Procura-se conhecer a estrutura afetiva da criança, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e de seus desejos, assim como o modo como procura resolver essas questões (BELLAK; ABRAMS, 1997).
Bateria de Provas de Ra c i o c í n i o (BPR-5): é uma bateria multidimensional padronizada de avaliação das habilidades cognitivas que oferece estimativas tanto do funcionamento cognitivo geral quanto das forças e fraquezas em cinco áreas mais específicas.
Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN): é um instrumento para a avaliação de uma dimensão da personalidade humana, denominada Neuroticismo/Estabilidade Emocional, no modelo dos Cincos Grandes Fatores (HUTZ; NUNES, 2001).
Para a Psicologia Sócio-Histórica, compreender a subjetividade humana remete necessariamente à compreensão das condições em que vivem os homens, já que é na relação com o mundo material e social que se desenvolvem as possibilidades humanas. Confirmando isso, Bock afirma: “A compreensão do ‘mundo interno’ exige a compreensão do ‘mundo externo’, pois são dois aspectos de um mesmo movimento, de um processo no qual o homem atua e constrói/modifica o mundo e este, por sua vez, propicia os elementos para a constituição psicológica do homem”. Portanto, assumir tal perspectiva implica que ao tratar do fenômeno psicólogico não estaremos mais responsabilizando as pessoas pelos seus sucessos e fracassos (como no passado, ideologicamente se sustentava), mas sim, falando da vida, das condições econômicas, sociais e culturais nas quais elas se acham inseridas.
(BOCK, Ana Mercês Bahia et al. Psicologia sócio-histórica. São Paulo:Cortez, 2001.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o compromisso do psicólogo social, considere as afirmativas a seguir.
I. É atribuição do psicólogo discutir e diagnosticar as dificuldades vivenciadas pelas populações nas áreas áreas: familiar, escolar e social para que se possa estabelecer procedimentos de ajustes e adaptação desta população.
II. O psicólogo, ao identificar as estratégias utilizadas como formas de enfrentamento, principalmente por populações pobres, deve valorizar o conhecimento adquirido ao longo de suas vidas e apreender o significado pessoal resultante de suas experiências.
III. É atribuição do psicólogo ampliar a consciência das pessoas sobre a realidade que as cerca, instrumentando-as a agir, para transformar e resolver as dificuldades que essa realidade lhes apresenta, promovendo assim a saúde.
IV. O psicólogo deve ter conhecimento aprofundado sobre as regras sociais e os padrões de conduta desejáveis em diferentes contextos da vida humana, de forma a promover mudanças naqueles comportamentos que favoreçam adequação social dos excluídos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II
II e III
III e IV
I, II e IV
I, III, e IV
Gabaritotext_format
9
A entrevista psicológica é um instrumento fundamental de trabalho para o psicólogo e outros profissionais como sociólogo, psiquiatra e assistente social e se diferencia das outras formas de entrevista devido a seus objetivos puramente psicológicos (investigação, diagnóstico, terapia, etc.) Mesmo que a entrevista psicológica seja usada com a finalidade explícita de se fazer algum tipo de avaliação – e nesse caso seu objeto seria o de avaliação de aspectos psicológicos da personalidade – a observação participante, como diz Sullivan (1970), ou a observação da interação, ou a observação do campo, segundo Bleger (1998), é o ponto básico e principal dessa técnica.As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista do tipo não diretiva é:  
Totalmente livre não especificando nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada. 
A que determina o tipo de respostas desejadas, mas não especifica as questões, ou seja, deixa totalmente livre as perguntas a serem feitas, dando a sensação para o candidato que o encontro da entrevista nada mais é do que uma conversa informal. 
Aquela que faz uso de um roteiro de perguntas aberto. Esta entrevista pode também assumir uma variedade de formas, como escolha simples, escolha múltipla, etc. Apresenta a vantagem de proporcionar ao entrevistador a descontração, o que faz com que o entrevistado tenha a oportunidade de trazer à tona característica de personalidade que não conseguiriam ser observadas em outros tipos de entrevista.
A melhor técnica a ser utilizada nos processos de seleção para cargos gerenciais e de diretoria. O entrevistador neste tipo de entrevista se baseia em uma listagem de assuntos a questionar e colhe as respostas ou informações do candidato aleatoriamente. 
Acionada quando o entrevistado apresenta dificuldades em responder a perguntas fechadas. Basicamente a entrevista não-diretiva faz uso de perguntas comportamentais, o que revela as condições emocionais e técnicas do entrevistado para ocupar um cargo vago
Gabaritotext_format
10
A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos singulariza, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social. Esta síntese - a subjetividade - é o mundo de ideias, significados e emoções, construído internamente pelo sujeito partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais. O fenômeno psicológico deve ser entendido como construção no nível individual.
(Bock, A. M. B.et all., Psicologias – uma introdução ao estudo da psicologia, SãoPaulo, Ed. Saraiva, 1999.)
A partir do texto acima, considere as afirmativas abaixo:
I - O modo de produção capitalista que se consolida no mundo moderno opõe-se à lógica de liberdade e igualdade, tornando-se impeditivo para a transformação da subjetividade própria da Idade Média.
II - A concepção de indivíduo, tal como se apresenta no mundo moderno a partir do século XVIII, é possível a partir de novas formas de pensar uma sociedade fundamentada nos ideários da Revolução Francesa.
III - A ideia de amor romântico, oposta a de relacionamentos determinados por contratos políticos e econômicos, contribui para o aprofundamento da produção de subjetividades individualizadas.
IV - Ao mesmo tempo em que as profundas mudanças históricas e sociais, próprias da transição da Idade Média para a Idade Moderna, ampliam a conquista de direitos sociais, autonomia e liberdade, subordinam a individuação a novas formas disciplinares.
 
Marque a alternativa correta:
Apenas a afirmativa II e III são corretas
Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas
Apenas as afirmativas I e IV são corretas
Apenas a afirmativa II, III e IV são corretas
Todas as afirmativas são corretas

Continue navegando