Buscar

Caso Con. D. trabalho av1

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
O Sindicato dos Empregados de Bares e Restaurantes de Minas Gerais celebrou convenção coletiva de trabalho com o Sindicato Patronal de Bares e Restaurantes de Minas Gerais.
Fonte material ou formal?
Esta fonte trata-se de uma fonte formal autônoma, uma vez que foi produzida com a participação dos interessados.
Não é fonte material.
B) Autônoma / Heterônoma
- A fonte formal autônoma se caracteriza por ser uma norma elaborada pelos próprios interessados, sem a participação de terceiros alheio a relação empregatícia. 
- De outra forma a fonte formal Heterônoma é aquela norma jurídica já positivada, sem participação dos destinatários.
Caso Concreto 2
1- Ana Maria foi convidada pelo hospital para constituir uma pessoa jurídica e, nessa qualidade, prestar serviços médicos em 2 plantões semanais de 24 horas, nos dias determinados pelo hospital percebendo valor de R$ 8.000,00 mensais por estes serviços.
Trabalha 2x 24b/sem
Ana Maria terá escrito, uma vez que sua situação se caracteriza como uma fraude que visa descaracterizar a relação de emprego.
Uma vez presentes os requisitos da relação de emprego pelo princípio da primazia da realidade deve-se reconhecer tal vinculo.
Caso Concreto 3
Josenilda foi contratada para trabalhar como cozinheira na residência da família Silva em março de 2013.
Josenilda deverá ter a sua indenização de forma mista. De Março de 2013 a Fevereiro de 2015 receberá como doméstica uma vez que trabalhava para um âmbito familiar sem a intenção de lucro. Já de Março de 2015 a Fevereiro de 2018 receberá como empregada urbana uma vez que sua atividade passou a gerar lucro ao empregador.
Caso Concreto 4
1- A empresa Veronick S/A, em processo falimentar, teve seus bens alienados a empresa Belonig S/A.
No presente caso a venda de bens da empresa falida não configura a sucessão trabalhista, uma vez que a lei de falência em seu art. 141 inciso 2 estabelece esta impossibilidade ( lei 11.101/2005).
Caso Concreto 5
1- Em 2010, Platão foi contratado pelo Município do Belo Horizonte para prestar serviços internos ligados à administração pública.
A) Plantão terá êxito?
No presente caso Platão não terá êxito em sua ação trabalhista, uma vez que para a validade deste contrato é necessário concurso público (art. 37, II, CF).
b) Platão faz jus ao pagamento Súmula – 363, T.S.T
Considerando que o contrato de Platão fará Jus à apenas duas verbas: saldo de salário do período trabalhado e ao FGTS respectivo.
Caso Concreto 6
1 - Antonio foi contratado por experiência pelo prazo de 30 (trinta) dias. Findo o prazo o empregador resolveu extinguir o contrato de trabalho, mas Sr.
Agiu corretamente o empregador?
Neste caso o empregador não agiu corretamente visto que o contrato de experiência já admite uma prorrogação. Sendo este contrato prorrogado mais de uma vez acabou por se transformar em um contrato por prazo indeterminado.
Caso Concreto 7
(FGV 2011 ADAPTADO) Paulo, empregado da empresa Alegria Ltda., trabalha para a empresa Boa Sorte Ltda., em decorrência de contrato de prestação de serviços celebrado entre as respectivas empresas.
Terceirização lícita / ilícita 
Neste caso estamos diante de uma terceirização ilícita uma vez que a empresa tomadora não pode dirigir a prestação do serviço, pois não pode haver subordinação jurídica.
Vinculo de emprego
Como consequência da ilicitude desta terceirização o vínculo de emprego deverá ser reconhecido conforme (súmula 331, III, T.S.T).
Caso Concreto 8
1- Luciano, chefe de departamento de uma grande rede de supermercados, após quatro anos e meio de vínculo de emprego
a) Luciano faz jus ao pagamento do adicional de transferência previsto no §3º do art.469 da CLT? Por quê? 
Considerando que Luciano não precisou mudar o seu domicilio ele não faz Jus ao adicional previsto no art. 469.
b) Deveria ser mantido o pagamento dagratificação de função ao Luciano, referente aos últimos 5 meses do pacto laboral,após a sua destituição do posto de gerente? 
Considerando que Luciano recebeu a gratificação de gerente por mais de dez anos está se incorporou ao seu salário, não podendo ser suprimida ainda que ele fosse dispensado do cargo.

Continue navegando