Buscar

05 - Controle Administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Controle Administrativo
 O Processo de Controle
 Controle – Qualquer processo que orienta as atividades dos indivíduos na direção da realização de metas organizacionais.
Sistema de Controle – Destinam-se a medir o progresso na direção de um desempenho planejado e, se necessário, a aplicar medidas corretivas para garantir que o desempenho esteja alinhado com o objetivo dos administradores.
*
*
*
Controle Administrativo
Estabelecimento de Parâmetros de Desempenho – Um parâmetro é o nível de desempenho esperado para dada meta. São metas de desempenho que estabelecem os níveis desejados de desempenho, motivam o desempenho e servem como pontos de referência em relação aos quais é possível avaliar o desempenho real.
Medição de Desempenho – Os administradores realizam a medição do desempenho por meio da contagem das unidades produzidas, os dias de ausência, os papéis arquivados, as amostras distribuídas e o dinheiro ganho.
Em geral, os dados de desempenho são obtidos de três fontes: relatórios por escrito; relatórios verbais e observações pessoais.
Comparação Desempenho-Parâmetro – Nesta etapa do processo, o administrador compara o desempenho com o parâmetro. 
Medidas Corretivas – O último passo do processo de controle é tomar medidas para corrigir os desvios significativos. Esse passo possibilita o ajuste das operações para que sejam atingidos os resultados inicialmente planejados. 
*
*
*
Controle Administrativo
Tipos de Controle
Controle Preliminar – Ocorre antes das operações iniciarem e inclui políticas, procedimentos e regras destinadas a garantir que as atividades planejadas sejam implementadas adequadamente. Ex.: inspeção de matéria-prima e a seleção e treinamento adequado dos funcionários.
Controle Simultâneo – Ocorre quando os planos estão sendo implementados. Ex.: direção, monitoramento e o ajuste em sintonia fina das atividades à medida que elas ocorrem.
Controle por feedback – enfoca o uso da informação sobre os resultados para corrigir desvios em relação ao parâmetro aceitável depois que eles surgem.
*
*
*
Controle Administrativo
O Controle nas Organizações
Auditorias Administrativas – Desenvolvidas como um meio de avaliara eficácia e eficiência de vários sistemas dentro de uma organização, desde a responsabilidade social até o controle de contabilidade. Podem ser internas ou externas.
Controle Orçamentário – É o processo de descoberta do que está sendo feito e comparação dos resultados com os dados orçamentários correspondentes, com o intuito de verificar realizações ou sanar diferenças (orçamento). Ex.: orçamento de vendas; de produção; de caixa.
Controle Financeiro – além dos orçamentos, as empresas normalmente usam outras demonstrações para o controle financeiro. Ex.: balanço patrimonial; demonstrativos de resultados; índices financeiros.
Controle do Fator Humano – são utilizados para restringir o comportamento das pessoas e tornar seu comportamento futuro previsível.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais