Buscar

FICHAMENTO ECONOMIA E SOCIEDADE MAX WEBER CAPÍTULO III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO DO ÍNDICE REMISSIVO – DEISE GABRIELA
CAPÍTULO III
RESUMO: O capítulo presente da obra Economia e Sociedade, de Max Weber, tem por finalidade conceituar ‘comunidades políticas’ e suas problemáticas, sendo elas: a natureza e a “conformidade à lei” que é a legitimidade das associações políticas; as fases do desenvolvimento da relação associativa política; o prestígio do poder e “as grandes potências”, os fundamentos econômicos do imperialismo; a “nação” e, por fim, a distribuição do poder dentro da comunidade: classes, estamentos e partidos com base em seu objeto de estudo, a ação social.
PALAVRAS-CHAVE: Economia e Sociedade. Comunidades políticas. Ação social.
Comunidade política é a comunidade em que a ação social se propõe a manter reservada para uma dominação ordenada pelos seus participantes, uma espécie de território não fixa, mas, de certa forma delimitável e a ação das pessoas que, de certo modo, estão em convivência por meio da força física e/ou armada.
A comunidade política está ausente em todas as condições onde a defesa armada contra inimigos é uma tarefa da qual se encarrega ou a comunidade doméstica, ou a de vizinhos, ou em qualquer outra dedicada a interesses econômicos. 
Há, também, na repartição de poderes, dentre ele os religiosos, a dominação política e a regulação das relações entre as “pessoas para dentro”, ou seja, no próprio grupo.
O uso da força está relacionado à dominação territorial e esta até pode ser repudiada por questões de princípios. Argumentos com base nesta conduta podem ser usados para reter o uso da força.
Weber aponta as justificativas observadas, para o uso da força física e da coerção enquanto ações legítimas em prol das comunidades, sendo a morte em prol disto, inclusive, um sentimento de consciência nacional.
Weber explica também que a violência é uma ação social, pois em um ato primitivo à qual as comunidades, desde a doméstica até as partidárias recorrem para defender os interesses de seus participantes.
No que tange ao prestígio do poder e as “grandes potências”, Weber descreve que as formações políticas são complexas de força que se dirigem para fora em diversos graus e que embora sejam todas de força, seus papéis são específicos na estrutura e no destino das comunidades políticas.
O autor sinaliza que o fato de as formações políticas, por agirem para fora, são vistas como autonomistas ou mais expansivas, mas que este comportamento pode mudar e que todo poder pode se tornar a base a base de um prestígio de seus membros, seja pessoal ou coletivo.
ÍNDICE REMISSIVO
Comunidades políticas 162
Prestígio do poder 162
Ordem estamental 162
Formações políticas 162
Prebendos 163
Posições burocráticas 163
Honra do poder 163
Expansão do poder 163
Dinâmica do poder 163
Guerras púnicas 164
Primado econômico 164
Bonoratiores 164
Honoratiores dominantes 164
Imperator 164

Outros materiais