Buscar

organização e politica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
Toda Conferência Internacional de Saúde  redige um documento final com as metas que devem ser alcançadas sobre a  saúde e o sistema de saúde da população. A Declaração de Adelaide trata das Políticas Públicas Saudáveis e estabeleceu 4 áreas prioritárias que devem ser avaliadas o impacto que essas Políticas causaram sobre essas áreas:
Combate ao Câncer de mama; Promoção da Saúde; Combate às endemias. 
Apoio à saúde da mulher; Alimentação e nutrição; Tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
Apoio à saúde da mulher, criança e adolescente; Ambiente livre de tabaco e drogas
 
Alimentação e nutrição; Apoio à saúde do idoso; Ambientes saudáveis.
Apoio à saúde da mulher; Combate às drogas; Combate ao colesterol.
 
2.
As quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis de acordo com a Declaração de Adelaide são: 
Alimentação e nutrição; tabaco e álcool; promoção da solidariedade em ação e transparência da responsabilidade pública de prestação de contas.
Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
Transparência da responsabilidade pública de prestação de contas; mobilização de recursos para a promoção da saúde; facilitação do aprendizado compartilhado e apoio à criação de atividades sanitárias. 
Apoio à criação de atividades sanitárias; mobilização de recursos para a promoção da saúde; promoção da solidariedade em ação e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
Apoio à saúde da mulher; criação de ambientes favoráveis; facilitação do aprendizado compartilhado e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
Gabarito Coment.
3.
A declaração de Jakarta enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde. Definindo prioridades para o campo da promoção da saúde que são representadas por:
 
I - Promoção da responsabilidade social. 
II - Aumento dos investimentos no desenvolvimento da saúde. 
III - Consolidação e expansão de parcerias para a saúde entre os diferentes setores em todos os níveis do governo e da sociedade. 
IV - Aumento da capacidade da comunidade e fortalecer os indivíduos. 
V - Fortalecimento de redes nacionais e internacionais que promovam a saúde.
As Afirmativas CORRETAS são:
I; II; III e V.
I, III, IV e V.
I, II, III e IV. 
I; II; IV e V. 
II; III; IV e V.
4.
As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais:
A declaração universal dos direitos humanos 
A declaração de Alma-Ata 
A declaração de bens da instituição de saúde. 
A declaração dos direitos ambientais. 
A declaração dos direitos das crianças e adolescentes. 
5.
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que: 
O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
A atenção primária é o segundo nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. 
A saúde é um direito de alguns grupos sociais.
As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo dos países em desenvolvimento. 
A responsabilidade dos governos com a saúde da população se dá através de adoção de medidas locais e em grupos menos favorecidos economicamente.
Gabarito Coment.
6.
O projeto interministerial (Previdência-Saúde- Educação) que visou um novo modelo assistencial que incorporou o setor público, visando integrar as ações curativas-preventivas e educativas ao mesmo tempo ficou conhecido como: 
Ações Integradas de Saúde (AIS).
Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP¿s).
Sistema Único de Saúde (SUS).
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS).
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
7.
Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças: 
somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
somente a promoção da saúde é dirigida a doenças específicas e ao atendimento médico.
somente a promoção da saúde se aplica tão logo a doença começa a se desenvolver.
somente a promoção da saúde pode começar antes que uma doença se torne sintomática.
somente a promoção da saúde esta preocupada com a saúde e a capacitação médica.
Gabarito Coment.
8.
Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde: I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos. III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. IV - Os fatores psicológicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. V - As iniqüidades em saúde demonstram serem justas e necessárias as desigualdades de saúde em certos grupos populacionais. Assinale a alternativa CORRETA: 
I, II, III e IV 
I; II; III e V 
II; III; IV e V 
I, III, IV e V 
I; II; IV e V 
Gabarito Coment.
1.
A carta de Ottawa (WHO,1986) que é o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde, estabeleceu 5 campos de ação para se trabalhar a promoção de saúde. Sendo eles:
a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a capacitação, a defesa da saúde e a reorientação dos serviços de saúde.
políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde,  reforço da ação comunitária,  desenvolvimento de habilidades pessoais e  reorientação dos serviços de saúde.
a defesa da saúde, a capacitação, a mediação, o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reforço da ação comunitária.
a capacitação, o reforço da ação comunitária, o desenvolvimento de habilidades pessoais, a reorientação dos serviços de saúde e a mediação.
a defesa da saúde, a mediação, o reforço da ação comunitária, políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde.
2.
Em 1923 a Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões( CAPS ), beneficiando primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar: 
Sua prerrogativa era acúmulo de capital;
Seu financiamento era tripartite ( empregado, empregador e governo);
Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica e seu financiamento era bipartite (empregado e empregador); 
São consideradas o embrião da saúde pública no Brasil;
Eram vinculadas ao Ministério do trabalho, com financiamento tripartite (empregado, empregador e governo);
3.
A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi realizada em Ottawa, Canadá, em 1986. Esta conferência foi uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo. A Carta de Ottawa passou a ser o documento fundador do movimento atual da promoção da saúde. A Carta de Ottawa definiu um "conjunto de estratégias" , que devem ser implementadas através de 5 campos de ação. Assinale o campo de ação que é FALSO em relação a essa Conferência:
Ambientes favoráveis à saúde
Políticas públicas saudáveis
Reforço da ação comunitária
Adoção de medidas fiscais, sociais e culturais
Desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais
4.
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto
que é FALSO em relação à essa Conferência:
A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais. 
A saúde como um direito humano fundamental. 
As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países. 
Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde. 
Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população. 
Gabarito Coment.
5.
Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que: 
a cegueira está associada com depressão e esta incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde;
quanto mais anos forem vividos com a incapacidade, mais feliz ficará o senhor de 55 anos.
a expectativa de vida é de menos de 10 anos;
a expectativa de vida saudável é de 2 anos;
Gabarito Coment.
6.
As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada pela Organização Mundial de Saúde, que declarou como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde. Qual o nome dessa declaração?
A declaração dos direitos das crianças e adolescentes.
A declaração de Alma-Ata
 
A declaração dos direitos ambientais.
 
A declaração universal dos direitos humanos
 
A declaração de bens da instituição de saúde.
 
7.
As Conferências Internacionais de Saúde estabelecem  metas e planos de ação para promoção da saúde da população. Qual Conferência que ocorreu no ano de 2000 que discutiu a promoção da saúde em busca de maior equidade?
Declaração de Alma Ata
Declaração de Jakarta
Declaração de Sundsval
Declaração do México
Declaração de Adelaide
8.
Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o: 
Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS). 
Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
.
A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. E como exemplo temos:
eventos sociais, doença, esporte e alimentos industrializados.
educação, saúde, alimentação e  acesso a água potável.
ginástica, eventos políticos, doença e armas.
educação, esporte, doença, dança e eventos culturais.
roupas, doença, alimentos industrializados e acesso a água potável.
2.
A Conferência de Adelaide identificou (04) quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis. São elas:
Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
Apoio à saúde da mulher; criação de ambientes favoráveis; facilitação do aprendizado compartilhado e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
Transparência da responsabilidade pública de prestação de contas; mobilização de recursos para a promoção da saúde; facilitação do aprendizado compartilhado e apoio à criação de atividades sanitárias. 
Apoio à criação de atividades sanitárias; mobilização de recursos para a promoção da saúde; promoção da solidariedade em ação e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
Alimentação e nutrição; tabaco e álcool; promoção da solidariedade em ação e transparência da responsabilidade pública de prestação de contas.
Gabarito Coment.
3.
A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como:
um estado de completo bem estar físico, espiritual e social e também a ausência de doença ou enfermidade
um estado de completo bem estar físico, mental, ambiental e a ausência de doenças crônicas
um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade
uma dimensão psíquica, social e comportamental da atual, não está relacionada ao ambiente em que se vive
um bem-estar físico, que não transcende a ideia de formas sadias de vida na direção de um bem-estar coletivo
Gabarito Coment.
4.
A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. Sendo CORRETO afirmar que qualidade de vida diz respeito à: 
alimentação, trabalho, exclusão social, desemprego
saúde, alimentação, acesso a água potável, exclusão social
educação, saúde, alimentação, acesso a água potável
acesso a água potável, educação, trabalho, desemprego
educação, saúde, trabalho, exclusão social
Gabarito Coment.
5.
Qual Conferência Internacional  de Saúde elaborou uma Declaração estabelecendo como meta a Criação de Ambientes Favoráveis à Saúde, com enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos, o ambiente não está restrito apenas à dimensão física, mas também às dimensões: social, econômica, política e cultural.
Sundsval
Alma Ata
Adelaide
Jakarta
Ottawa
6.
Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde: I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos. III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. IV - Os fatores psicológicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. V - As iniqüidades em saúde demonstram serem justas e necessárias as desigualdades de saúde em certos grupos populacionais. Assinale a alternativa CORRETA: 
I, III, IV e V 
I; II; III e V 
I; II; IV e V 
II; III; IV e V 
I, II, III e IV 
Gabarito Coment.
7.
As quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis de acordo com a Declaração de Adelaide são: 
Apoio à criação de atividades sanitárias; mobilização de recursos para a promoção da saúde; promoção da solidariedade em ação e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
Apoio à saúde da mulher; criação de ambientes favoráveis; facilitação do aprendizado compartilhado e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
Transparência da responsabilidade pública de prestação de contas; mobilização de recursos para a promoção da saúde; facilitação do aprendizado compartilhado e apoio à criação de atividades sanitárias. 
Alimentação e nutrição; tabaco e álcool; promoção da solidariedade em ação e transparência da responsabilidade pública de prestação de contas.
Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
Gabarito Coment.
8.
As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais:
A declaração universal dos direitos humanos
A declaração dos direitos ambientais. 
A declaração de Alma-Ata 
A declaração dos direitos das crianças e adolescentes. 
A declaração de bens da instituição de saúde. 
1.
No início do século XX foi instituído o plano de erradicação dos cortiços, casa de cômodo e valorização dos espaços centrais da cidade do Rio de Janeiro, trazendo sérias consequências para a população de baixa renda que eram expulsas de suas casas. Esta reforma ficou conhecida como:
reforma urbana.
reforma agrária.
reforma popular.
reforma protestante.
reforma econômica.
2.
Ocorreram inúmeras mudanças na previdência social e nas ações de saúde pública durante o Governo Vargas e no período Militar. Acerca dessas mudanças ocorridas, assinale a opção FALSA:
O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias.
A estrutura do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi ficando cada vez mais complexa e acabou levando à criação de uma estrutura própria administrativa, o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
Durante o regime militar ocorreu a unificação dos IAPs, sendo criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram criados de acordo com a capacidade de organização, mobilização e importância da categoria profissional.
Uma das mudanças ocorridas no Estado Novo foi a substituição das antigas CAPs pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) .
3.
Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
 Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
 Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
 Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
 
4.
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja e a cada dia surgia mais doentes, a população pobre era a que mais sofria. As epidemias foram ficando cada vez mais graves, o que facilitou o aumento da epidemia foi:
O saneamento básico que existia nas grandes cidades. 
A retirada dos cortiços e a população alojada em casas populares em bairros distantes. 
O atendimento realizado por religiosas nos hospitais de caridade. 
A facilidade de acesso aos serviços de saúde. 
A grande movimentação nos portos devido a chegada dos imigrantes. 
Gabarito Coment.
5.
No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
Oswaldo Cruz 
Eloy Chaves 
Rodrigues Alves 
Emílio Ribas 
Sérgio Arouca 
Gabarito Coment.
6.
A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social. 
Todas estão corretas.
Apenas II e III estão corretas; 
Nenhuma esta correta; 
Apenas I e II estão corretas; 
Apenas I e III estão corretas; 
7.
Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
Cólera 
Varíola 
Malária 
Difteria 
Tuberculose 
Gabarito Coment.
8.
O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?
Porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição. 
Porque ele não informou qual era a vacina. 
Porque a vacina era apenas para as classes mais pobres. 
Porque o desejo de querer ajudar a população foi muito repentino. 
Porque criou muitas mudanças na vida das pessoas 
Gabarito Coment.
A reforma urbana foi realizada com a retirada da população pobre do centro da cidade e derrubando vários cortiços, esse movimento se refere ao acontecimento ocorrido no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro apelidado pela população como:
Revolta da Vacina.
Revolta da Armada.
Bota- abaixo 
Revolta Tenentista.
Revolta de Canudos.
2.
. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na: 
Revolta da Armada
Revolta Tenentista
Revolta da Vacina
Revolta Urbana
Revolta de Canudos
Gabarito Coment.
3.
Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA: 
A meta do governo de Rodrigues Alves era o saneamento e a reurbanização da capital da república. 
O médico Emilio Ribas, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pega por contato. 
O Ministério da Saúde foi criado em 1950 no governo Getúlio Vargas com o objetivo de fortalecer as ações de saúde pública. 
Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico. 
O governo de Rodrigues Alves nomeou o médico Oswaldo Cruz para iniciar programa de saneamento para eliminar a peste e a febre amarela. 
Gabarito Coment.
4.
O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Tendo com um dos campos de ação as políticas públicas saudáveis, que inclui: 
legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais eqüitativa da renda e políticas sociais.
Conquista de ambientes que favoreçam a saúde: trabalho, lazer, lar, escola, cidade.
divulgação de informações sobre a educação para a saúde, devendo ocorrer em todos os setores da vida do indivíduo, no lar, escola, trabalho e em qualquer espaço coletivo.
proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, acompanhamento do impacto do meio ambiente sobre a saúde.
participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área.
5.
O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
A construção dos primeiros hospitais gerais no Brasil. 
A descentralização do governo. 
Os primeiros movimentos sanitaristas da Fiocruz. 
Os movimentos políticos buscando os princípios éticos norteadores.
A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores. 
Gabarito Coment.
6.
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
Vacinação obrigatória contra varíola.
Para combater a peste removeu lixos.
Para combater a peste usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
O objetivo era eliminar a peste e a Dengue.
Para combater a febre amarela eliminou mosquitos transmissores da febre amarela.
7.
Ocorreram inúmeras mudanças na previdência social e nas ações de saúde pública durante o Governo Vargas e no período Militar. Acerca dessas mudanças ocorridas, assinale a opção FALSA:
O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias.
A estrutura do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi ficando cada vez mais complexa e acabou levando à criação de uma estrutura própria administrativa, o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
Durante o regime militar ocorreu a unificação dos IAPs, sendo criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram criados de acordo com a capacidade de organização, mobilização e importância da categoria profissional.
Uma das mudanças ocorridas no Estado Novo foi a substituição das antigas CAPs pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) .
8.
Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
 Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
 
 Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
 Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
1.
No início do século XX foi instituído o plano de erradicação dos cortiços, casa de cômodo e valorização dos espaços centrais da cidade do Rio de Janeiro, trazendo sérias consequências para a população de baixa renda que eram expulsas de suas casas. Esta reforma ficou conhecida como:
reforma popular.
reforma urbana.
reforma agrária.
reforma econômica.
reforma protestante.
2.
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja e a cada dia surgia mais doentes, a população pobre era a que mais sofria. As epidemias foram ficando cada vez mais graves, o que facilitou o aumento da epidemia foi:
O atendimento realizado por religiosas nos hospitais de caridade. 
A facilidade de acesso aos serviços de saúde. 
O saneamento básico que existia nas grandes cidades. 
A grande movimentação nos portos devido a chegada dos imigrantes. 
A retirada dos cortiços e a população alojada em casas populares em bairros distantes. 
Gabarito Coment.
3.
No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
Sérgio Arouca 
Rodrigues Alves 
Emílio Ribas 
Oswaldo Cruz 
Eloy Chaves 
Gabarito Coment.
4.
A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social. 
Nenhuma esta correta; 
Apenas I e II estão corretas; 
Apenas I e III estão corretas; 
Todas estão corretas.
Apenas II e III estão corretas; 
5.
Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
Difteria 
Cólera 
Varíola 
Tuberculose 
Malária 
Gabarito Coment.
6.
O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?
Porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição. 
Porque criou muitas mudanças na vida das pessoas 
Porque a vacina era apenas para as classes mais pobres. 
Porque ele não informou qual era a vacina. 
Porque o desejo de querer ajudar a população foi muito repentino. 
Gabarito Coment.
7.
Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA: 
O governo de Rodrigues Alves nomeou o médico Oswaldo Cruz para iniciar programa de saneamento para eliminar a peste e a febre amarela. 
Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico. 
O médico Emilio Ribas, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pega por contato. 
A meta do governo de Rodrigues Alves era o saneamento e a reurbanização da capital da república. 
O Ministério da Saúde foi criado em 1950 no governo Getúlio Vargas com o objetivo de fortalecer as ações de saúde pública. 
Gabarito Coment.
8.
. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na: 
Revolta Tenentista
Revolta da Vacina
Revolta da Armada
Revolta de Canudos
Revolta Urbana
Gabarito Coment.
1.
A reforma urbana foi realizada com a retirada da população pobre do centro da cidade e derrubando vários cortiços, esse movimento se refere ao acontecimento ocorrido no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro apelidado pela população como:
Revolta da Vacina.
Revolta de Canudos.
Revolta da Armada.
Revolta Tenentista.
Bota- abaixo 
2.
O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
A descentralização do governo. 
A construção dos primeiros hospitais gerais no Brasil. 
Os movimentos políticos buscando os princípios éticos norteadores. 
A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores. 
Os primeiros movimentos sanitaristas da Fiocruz. 
Gabarito Coment.
3.
No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
Oswaldo Cruz 
Emílio Ribas 
Sérgio Arouca 
Rodrigues Alves 
Eloy Chaves 
Gabarito Coment.
4.
. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na: 
Revolta Urbana
Revolta da Vacina
Revolta Tenentista
Revolta de Canudos
Revolta da Armada
Gabarito Coment.
5.
No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
Para combater a peste removeu lixos.
Para combater a febre amarela eliminou mosquitos transmissores da febre amarela.
Para combater a peste usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
O objetivo era eliminar a peste e a Dengue.
Vacinação obrigatória contra varíola.
6.
O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Tendo com um dos campos de ação as políticas públicas saudáveis, que inclui: 
Conquista de ambientes que favoreçam a saúde: trabalho, lazer, lar, escola, cidade.
divulgação de informações sobre a educação para a saúde, devendo ocorrer em todos os setores da vida do indivíduo, no lar, escola, trabalho e em qualquer espaço coletivo.
participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área.
legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais eqüitativa da renda e políticas sociais.
proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, acompanhamento do impacto do meio ambiente sobre a saúde.
7.
O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?
Porque ele não informou qual era a vacina. 
Porque criou muitas mudanças na vida das pessoas 
Porque a vacina era apenas para as classes mais pobres. 
Porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição. 
Porque o desejo de querer ajudar a população foi muito repentino. 
Gabarito Coment.
8.
Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
Cólera 
Malária 
Varíola 
Difteria 
Tuberculose 
Gabarito Coment.
1.
O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Austrália) 
III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Suécia). 
IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Indonésia). 
13ª Conferência Nacional de Saúde 
8ª Conferência Nacional de Saúde. 
Gabarito Coment.
2.
No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
A integralidade e a Universalidade do atendimento.
O desenvolvimento tecnológico acessível.
O aumento de profissionais para atendimento integral à população.
A acessibilidade de todos os cidadãos ao serviço de saúde de ponta.
A gratuidade para trabalhadores assalariados.
3.
O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de:
trabalhadores, escravos, militares em busca de novas formas do cuidar, visando privilegiar as ações curativistas. 
Escravos, intelectuais, professores, militares em busca de uma mudança legal para inserção da classe excluída ao atendimento médico.
militares, políticos, bancários em busca de uma mudança na área de saúde privilegiando a classe alta.
trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população.
trabalhadores, militares e sociedade civil em busca da fragmentação dos serviços de saúde.
4.
O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
Uma iniciativa pública de várias categorias profissionais e do governo
Uma articulação de profissionais de saúde dentro das Forças Armadas
Uma iniciativa de determinadas categorias profissionais como por exemplo: profissionais da saúde
Uma iniciativa privada que não se consolidou
Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar 
Gabarito Coment.
5.
A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
manutenção do status quo.
fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
revisão da concessão de benefícios sociais.
ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
6.
Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
Declaração de Jacarta 
A carta de Ottawa. 
Declaração de Alma Ata 
O livro de assistência terapêutica. 
Declaração de Adelaide 
Gabarito Coment.
7.
O movimento marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, ficou conhecido como:
Movimento do Tenentismo.
Movimento Estudantil.
Movimento Circular.
Movimento Passo Livre.
Movimento da Reforma Sanitária.
8.
O Movimento da Reforma Sanitária foi uma luta contra o sistema de saúde adotado na época que era:
Igualitário.
Excludente.
Universal.
Integral.
Participativo.
1.
O projeto interministerial (Previdência-Saúde- Educação) que visou um novo modelo assistencial que incorporou o setor público, visando integrar as ações curativas-preventivas e educativas ao mesmo tempo ficou conhecido como:
Ações Integradas de Saúde (AIS).
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS).
Sistema Único de Saúde (SUS).
Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP¿s).
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
2.
Com a criação do Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS) este passou a reunir:
A administração dos recursos financeiros
passou a ser controlada pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
todos os órgãos de aposentadoria e pensões no Sistema Único de Saúde (SUS).
todos os órgãos de assistência médica pelo Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
todos os órgãos de assistência médica no Instituto Nacional Assistência Médica Previdência Social (INAMPS).
A administração dos recursos financeiros passou a ser controlada pelo Instituto Nacional Assistência Médica Previdência Social (INAMPS).
3.
Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
8ª Conferência
14ª Conferência
6ª Conferência
3ª Conferência
13ª Conferência
Gabarito Coment.
4.
O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a: 
IV Conferência Nacional de Saúde.
VIII Conferência Nacional de Saúde.
V Conferência Municipal de Saúde.
VI Conferência Estadual de Saúde.
VII Conferência Nacional de Saúde.
Gabarito Coment.
5.
O Movimento da Reforma Sanitária foi uma luta contra o sistema de saúde adotado na época que era:
Participativo.
Igualitário.
Universal.
Integral.
Excludente.
6.
A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
manutenção do status quo.
fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
revisão da concessão de benefícios sociais.
7.
Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
Declaração de Adelaide 
O livro de assistência terapêutica. 
A carta de Ottawa. 
Declaração de Jacarta 
Declaração de Alma Ata 
Gabarito Coment.
8.
O movimento marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, ficou conhecido como:
Movimento da Reforma Sanitária.
Movimento Circular.
Movimento Estudantil.
Movimento Passo Livre.
Movimento do Tenentismo.
1.
O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Indonésia). 
8ª Conferência Nacional de Saúde. 
II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Austrália) 
III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Suécia). 
13ª Conferência Nacional de Saúde 
Gabarito Coment.
2.
No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
A gratuidade para trabalhadores assalariados.
O aumento de profissionais para atendimento integral à população.
O desenvolvimento tecnológico acessível.
A integralidade e a Universalidade do atendimento.
A acessibilidade de todos os cidadãos ao serviço de saúde de ponta.
3.
O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de:
trabalhadores, escravos, militares em busca de novas formas do cuidar, visando privilegiar as ações curativistas. 
Escravos, intelectuais, professores, militares em busca de uma mudança legal para inserção da classe excluída ao atendimento médico.
trabalhadores, militares e sociedade civil em busca da fragmentação dos serviços de saúde.
militares, políticos, bancários em busca de uma mudança na área de saúde privilegiando a classe alta.
trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população.
4.
O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
Uma iniciativa de determinadas categorias profissionais como por exemplo: profissionais da saúde
Uma articulação de profissionais de saúde dentro das Forças Armadas
Uma iniciativa privada que não se consolidou
Uma iniciativa pública de várias categorias profissionais e do governo
Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar 
Gabarito Coment.
5.
A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
revisão da concessão de benefícios sociais.
manutenção do status quo.
ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
6.
Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
O livro de assistência terapêutica. 
Declaração de Jacarta 
A carta de Ottawa. 
Declaração de Adelaide 
Declaração de Alma Ata 
Gabarito Coment.
7.
O movimento marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, ficou conhecido como:
Movimento Circular.
Movimento da Reforma Sanitária.
Movimento do Tenentismo.
Movimento Passo Livre.
Movimento Estudantil.
8.
O Movimento da Reforma Sanitária foi uma luta contra o sistema de saúde adotado na época que era:
Excludente.
Igualitário.
Integral.
Participativo.
Universal.
1.
O projeto interministerial (Previdência-Saúde- Educação) que visou um novo modelo assistencial que incorporou o setor público, visando integrar as ações curativas-preventivas e educativas ao mesmo tempo ficou conhecido como:
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS).
Sistema Único de Saúde (SUS).
Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP¿s).
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Ações Integradas de Saúde (AIS).
2.
Com a criação do Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS) este passou a reunir:
A administração dos recursos financeiros passou a ser controlada pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
A administração dos recursos financeiros passou a ser controlada pelo Instituto Nacional Assistência Médica Previdência Social (INAMPS).
todos os órgãos de aposentadoria e pensões no Sistema Único de Saúde (SUS).
todos os órgãos de assistência médica no Instituto Nacional Assistência Médica Previdência Social (INAMPS).
todos os órgãos de assistência médica pelo Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
3.
Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
6ª Conferência
3ª Conferência
13ª Conferência
14ª Conferência
8ª Conferência
Gabarito Coment.
4.
O grande marco histórico da Reforma Sanitária Brasileira foi a: 
V Conferência Municipal de Saúde.
VI Conferência Estadual de Saúde.
VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV Conferência Nacional de Saúde.
VII Conferência Nacional de Saúde.
Gabarito Coment.
5.
O Movimento da Reforma Sanitária foi uma luta contra o sistema de saúde adotado na época que era:
Universal.
Integral.
Participativo.
Excludente.
Igualitário.
6.
A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
revisão da concessão de benefícios sociais.
manutenção do status quo.
ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
7.
Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida. Afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
Declaração de Alma Ata 
Declaração de Adelaide 
A carta de Ottawa. 
Declaração de Jacarta 
O livro de assistência terapêutica. 
Gabarito Coment.
8.
O movimento marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, ficou conhecido como:
Movimento da Reforma Sanitária.
Movimento do Tenentismo.
Movimento Circular.
Movimento Passo Livre.
Movimento Estudantil.
1.
São dispositivos da Lei 8.080/90, EXCETO: 
A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter prioritário; 
O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade;
É dever do Estado assegurar acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde;
A saúde é um direito fundamental do ser humano;
É dever do Estado garantir a saúde através da formulação de políticas que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos;
2.
Com relação à Conferência de Saúde, preconizada pela lei no 8.142/90, esta reunir-se-á:
a cada cinco anos.
a cada quatro anos.
a cada três anos.
a cada seis anos.
a cada dois anos.
Gabarito Coment.
3.
Associe os princípios constitucionais do SUS com suas respectivas descrições: 
I - Universalidade; II - Integralidade; III - Eqüidade; IV - Controle Social 
A - O cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades. 
B- Todos os cidadãos têm direito à saúde.
C- Garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. 
D- A sociedade controlando a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A associação CORRETA é: 
I-B; II-C; III-D; IV-A.
I-D; II-C; III-B; IV-A.
I-B; II-A; III-C; IV-D.
I-C; II-B; III-D; IV-A.
I-A; II-B; III-D; IV-C.
Gabarito Coment.
4.
É uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde: 
Ministério da Saúde.
Secretaria de Assistência à Saúde.
Conferência de Saúde.
Secretária Estadual de Saúde.
Secretaria Municipal de Saúde.
Gabarito Coment.
5.
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima se refere a: 
regionalização da atenção
integralidade na atenção
universalidade da atenção
eqüidade na atenção
controle social
Gabarito Coment.
6.
2) De acordo com a Lei nº 8.142, de dezembro de 1990, o conselho municipal de saúde é um órgão colegiado, que conta com representantes: 
dos usuários, dos gestores e dos governadores;
dos membros da comissão intergestores tripartite e dos vereadores; 
das secretarias municipais e estaduais de saúde, e do tribunal de contas do município;
do governo, dos prestadores de serviços e dos usuários;
do executivo, do legislativo, do judiciário e do prefeito.
7.
A Lei no 8142/90 define que a participação da comunidade nos Conselhos de Saúde tem: 
caráter deliberativo e permanente.
representação de usuários capacitados em caráter permanente.
representação a cada 4 anos por usuários capacitados.
representação dos prestadores paritária ao conjunto dos demais segmentos.
caráter informativo e representação dos prestadores.
Gabarito Coment.
8.
A integralidade emerge como um princípio de organização continua do processo de trabalho nos serviços de saúde, buscando apreender as necessidades de saúde de um grupo populacional. Sua ampliação se dá: 
através de medidas sanitárias e atendimento médico.
através de medidas drásticas, atender somente as pessoas com ferimentos graves.
através de uma perspectiva de diálogo entre os diferentes sujeitos.
através de ordens a população que não sabe cuidar da sua saúde.
através de apenas um único profissional de saúde ¿ o médico.
1.
É fonte de recursos para o SUS: 
Pagamento por serviço ambulatorial e hospitalar
Contribuição de instituições privadas e públicas
seguridade social
Cobrança de taxas por consultas e exames
Fração do lucro líquido da saúde privada
Gabarito Coment.
2.
A promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que esta participe ativamente buscando a melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Sendo este:
regionalização
equidade
universalidade
integralidade
hierarquização
Gabarito Coment.
3.
Os princípios doutrinários do SUS são: 
Universalidade, integralidade e municipalidade
Universalidade, capacidade, municipalidade
Universalidade, integralidade e eqüidade
parcialidade, eqüidade e municipalidade
Integridade, parcialidade, universalidade
Gabarito Coment.
4.
Com relação aos direitos dos usuários do SUS, assinale a opção correta.
O usuário tem direito de receber uma prescrição terapêutica legível que expresse, estritamente, os códigos dos medicamentos genéricos e suas devidas abreviaturas.
Quando a autonomia do usuário estiver comprometida, o familiar poderá visitá-lo desde que esteja acompanhado de perto pelo enfermeiro e pelo segurança do local.
O usuário tem direito de pleitear medicamentos nas farmácias básicas, desde que devidamente prescritos, de baixo custo ou direcionados a doenças raras.
Para garantir a integralidade do tratamento, o usuário tem direito ao encaminhamento para outros serviços, que poderá ser realizado por meio de comunicação oral direta ou telefônica pelo funcionário da unidade.
Nos casos de espera por atendimento, o usuário deverá ser encaminhado a um local protegido, ventilado, limpo e munido de água potável e de sanitários.
5.
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima refere-se a:
 Controle social.
 
 Regionalização da assistência.
Integralidade na atenção.
Universalidade da atenção.
 
Equidade na atenção.
6.
Em relação ao Sistema Único de Saúde, é correto afirmar: 
Sua organização se deu através da unicidade administrativa em cada esfera do governo. 
O SUDS - Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde foi o passo inicial para a implantação do SUS, com o repasse da gestão dos serviços para os estados.
Foi instituído a partir de legislação constitucional e infraconstitucional e teve sua implantação com medidas administrativas partir de 1990, com uma descentralização gradativa.
Foi criado através da unificação dos serviços médico-previdenciários e os de saúde pública federais, estaduais e municipais, e da descentralização da gestão destes para os municípios logo após a Lei Orgânica do SUS 8080/90 e a da Lei complementar no 8142/90.
Foi instituído após a VIII Conferencia Nacional de Saúde, em 1986, e teve sua implantação
regulamentada com a constituição de 1988, constituindo-se no Sistema Único de Saúde.
7.
O controle social previsto na lei no 8.142/90, com representação de usuários, está presente: 
no Conselho de Saúde.
na Comissão Bipartite.
no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
na Comissão Tripartite.
Gabarito Coment.
8.
Referem-se às instâncias colegiadas municipais do Sistema Único de Saúde, previstas na Lei Federal 8.142/90 do Ministério da Saúde: 
Câmara Técnica de Saúde e Conferência Municipal de Saúde.
Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Câmara Técnica de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
Conferência Municipal de Saúde e Diretoria Colegiada da Saúde.
Conferência Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
1.
A Lei no 8142/90 define que a participação da comunidade nos Conselhos de Saúde tem: 
representação de usuários capacitados em caráter permanente.
representação dos prestadores paritária ao conjunto dos demais segmentos.
representação a cada 4 anos por usuários capacitados.
caráter informativo e representação dos prestadores.
caráter deliberativo e permanente.
Gabarito Coment.
2.
A integralidade emerge como um princípio de organização continua do processo de trabalho nos serviços de saúde, buscando apreender as necessidades de saúde de um grupo populacional. Sua ampliação se dá: 
através de ordens a população que não sabe cuidar da sua saúde.
através de medidas drásticas, atender somente as pessoas com ferimentos graves.
através de medidas sanitárias e atendimento médico.
através de apenas um único profissional de saúde ¿ o médico.
através de uma perspectiva de diálogo entre os diferentes sujeitos.
3.
A Complementaridade do Setor Privado é um dos Princípios Organizativos do SUS, assim sendo, quando a iniciativa privada poderá participar do SUS? 
Quando o gestor receber autorização do Governo Federal 
Quando oferecer profissionais mais qualificados que os do serviço público. 
Quando houver excesso de verba pública. 
Quando houver indisponibilidade para o atendimento ou prestação de serviços através das unidades de atendimento do SUS. 
Quando o gestor da instituição pública e privada for o mesmo. 
Gabarito Coment.
4.
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima refere-se a: 
integralidade na atenção
regionalização da assistência
justiça social
eqüidade na atenção
universalidade da atenção
5.
Associe os princípios constitucionais do SUS com suas respectivas descrições. I- universalidade A - o cidadão deve ser atendido de forma integral em todas as suas necessidades II- integralidade B - todos os cidadãos têm direito à saúde III- eqüidade C - garante a assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV- controle social D - a sociedade controlando a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. A associação CORRETA é: 
I - D; II - C; III - B; IV - A
I - B; II - A; III - C; IV - D
I - A; II - B; III - D; IV - C
I - C; II - B; III - D; IV - A
I - B; II - C; III - D; IV - A
Gabarito Coment.
6.
Com relação à integralidade da atenção assinale a opção FALSA.
As ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam um todo indivisível e não podem ser compartimentizadas. 
O homem é um ser integral.
Cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade.
O homem deve ser atendido de forma integral, por um sistema de saúde também integral. 
As Unidades de Saúde prestadoras de serviço com seus diversos graus de complexidade são divisíveis e desta forma o sistema é capaz de prestar assistência integral. 
Gabarito Coment.
7.
A NOAS/2001 tem o objetivo de colocar em prática o princípio da regionalização, que deve ser entendido como:
Exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível de sua complexidade.
Serviços organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida. 
Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo.
Rede de serviços, organizada de forma hierarquizada, permite um conhecimento maior dos problemas de saúde da população da área delimitada.
Garantia imediata de acesso às ações e aos serviços de saúde.
Gabarito Coment.
8.
De acordo com a NORMA OPERACIONAL DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE (NOAS 01/01) para que ocorra o aprofundamento do processo de descentralização, deve-se ampliar a ênfase nos seguintes princípios doutrinários e organizativos do SUS: 
integralidadee e hierarquização.
equidade e hierarquização.
equidade e regionalização.
universalidade e participação popular.
integralidade e participação popular.
1.
Considerando-se o que dispõe a lei 8.080/90, o principio da integralidade no âmbito do SUS é entendido como: 
conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos da União, do Estado e do Distrito Federal na prestação de serviços de assistência a saúde da população
conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos em para cada caso em todos os níveis de complexidade. 
Garantia de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
acesso da população aos serviços de saúde ao nível primário da assistência.
centralização político-administrativa, com direção única em cada esfera do governo.
Gabarito Coment.
2.
E.M.S, feminino, 55 anos, percebeu um nódulo na mama durante o banho. Preocupada, foi a um Centro Municipal de Saúde próximo de sua residência. Lá chegando, para efetuar a marcação de consulta, formam exigidas carteira de identidade, comprovante de vinculação trabalhista e residência. De acordo com as diretrizes do SUS, este procedimento contraria o principio de: 
integralidade
hierarquização
universalidade
equidade
regionalização
Gabarito Coment.
3.
Com relação aos direitos dos usuários do SUS, assinale a opção correta.
O usuário tem direito de pleitear medicamentos nas farmácias básicas, desde que devidamente prescritos, de baixo custo ou direcionados a doenças raras.
Para garantir a integralidade do tratamento, o usuário tem direito ao encaminhamento para outros serviços, que poderá ser realizado por meio de comunicação oral direta ou telefônica pelo funcionário da unidade.
O usuário tem direito de receber uma prescrição terapêutica legível que expresse, estritamente, os códigos dos medicamentos genéricos e suas devidas abreviaturas.
Quando a autonomia do usuário estiver comprometida, o familiar poderá visitá-lo desde que esteja acompanhado de perto pelo enfermeiro e pelo segurança do local.
Nos casos de espera por atendimento, o usuário deverá ser encaminhado a um local protegido, ventilado, limpo e munido de água potável e de sanitários.
4.
Em relação ao Sistema Único de Saúde, é correto afirmar: 
O SUDS - Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde foi o passo inicial para a implantação do SUS, com o repasse da gestão dos serviços para os estados.
Foi instituído após a VIII Conferencia Nacional de Saúde, em 1986, e teve sua implantação regulamentada com a constituição de 1988, constituindo-se no Sistema Único de Saúde.
Foi instituído a partir de legislação constitucional e infraconstitucional e teve sua implantação com medidas administrativas partir de 1990, com uma descentralização gradativa.
Foi criado através da unificação dos serviços médico-previdenciários e os de saúde pública federais, estaduais e municipais, e da descentralização da gestão destes para os municípios
logo após a Lei Orgânica do SUS 8080/90 e a da Lei complementar no 8142/90.
Sua organização se deu através da unicidade administrativa em cada esfera do governo. 
5.
O controle social previsto na lei no 8.142/90, com representação de usuários, está presente: 
no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
na Comissão Tripartite.
no Conselho de Saúde.
no Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
na Comissão Bipartite.
Gabarito Coment.
6.
É fonte de recursos para o SUS: 
Fração do lucro líquido da saúde privada
Pagamento por serviço ambulatorial e hospitalar
seguridade social
Cobrança de taxas por consultas e exames
Contribuição de instituições privadas e públicas
Gabarito Coment.
7.
Entendida como superação de desigualdades que, em determinado contexto histórico e social, são evitáveis e consideradas injustas, implicando que necessidades diferenciadas da população sejam atendidas por meio de ações governamentais também diferenciadas. O texto acima refere-se a:
 Controle social.
 
Universalidade da atenção.
 
 Regionalização da assistência.
Integralidade na atenção.
Equidade na atenção.
8.
A promoção da saúde é o processo de capacitação da comunidade para que esta participe ativamente buscando a melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Deve ser reconhecida como uma parte fundamental de um dos princípios do SUS. Sendo este:
regionalização
universalidade
hierarquização
equidade
integralidade
Gabarito Coment.
1.
Em relação às noções básicas de saúde coletiva, julgue os itens seguintes. (UnB/CESPE PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária 2007) I - No Brasil, a saúde é considerada, por lei, um direito fundamental dos cidadãos. II - Hoje, além das ações de prevenção de doenças e de assistência, considera-se cada vez mais importante a atuação do setor saúde em ações de promoção da saúde. III - É vedada a participação de serviços do setor privado no sistema de saúde brasileiro, ainda que em caráter complementar. IV - No Brasil, o sistema de saúde oferta atenção à saúde gratuita exclusivamente à população mais pobre. Estão CORRETOS os itens: 
III e IV 
II e IV
I e III
II e III
I e II
Gabarito Coment.
2.
São prioridades do Pacto em Defesa do SUS são, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio - PE Concurso Público 2010) 
Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
Implementar um projeto permanente de mobilização social.
Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
3.
O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do Sistema Único de Saúde valorizando a relação solidária entre os gestores. Tendo como eixos de ação pactuados, EXCETO:
financiamento do SUS.
descentralização.
planejamento no SUS.
regionalização.
centralização no SUS.
4.
A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a): 
análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
significativa redução das queixas dos usuários.
grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
Gabarito Coment.
5.
A Estratégia de Saúde da Família incorpora diversos sentidos da integralidade da atenção à saúde e tem várias diretrizes básicas, com EXCEÇÃO: 
humanização, vínculo e responsabilização.
promoção, prevenção, cura e reabilitação.
promoção, prevenção e continuidade da atenção.
articulação entre e assistência individual e coletiva.
identificação de problemas e estímulo a intervenções federais.
Gabarito Coment.
6.
Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica: I- Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. III- Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente. SÃO CORRETAS AS SENTENÇAS: 
I e II
I; 
II e III 
I, II e III. 
I e III 
Gabarito Coment.
7.
O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
Gabarito Coment.
8.
São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores do SUS:
Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde
Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Comissão Intergestores Triparte e Comissão Intergestores Bipartite
Gabarito Coment.
1.
Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica: I- Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. III- Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente. SÃO CORRETAS AS SENTENÇAS: 
I, II e III. 
I e III 
I e II
II e III 
I; 
Gabarito Coment.
2.
O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
Gabarito Coment.
3.
São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores do SUS:
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Comissão Intergestores Triparte e Comissão Intergestores Bipartite
Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Gabarito Coment.
4.
O instrumento jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores
tripartite (2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006 é o: 
pacto intergestores.
pacto de atenção terciária.
pacto pela saúde.
pacto de atenção básica.
pacto de atenção secundária.
Gabarito Coment.
5.
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso, visando:
fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde.
implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.
Gabarito Coment.
6.
O documento que será revisado anualmente com base nas necessidades de saúde da população e baseado nos princípios do sistema único de saúde e tem como objetivo o enfrentamento e superação das dificuldades e o avanço para consolidação do Sistema Único de Saúde é:
PACTO PELA VIDA
PACTO PELO SUS
PLANO REGIONAL DE SAÚDE
PLANO DIRETOR REGIONAL
PACTO INTERGETORES
7.
O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal. São prioridades do Pacto em Defesa do SUS, EXCETO:
Elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
Gabarito Coment.
8.
Vários compromissos inter gestores surgiram com o pacto em defesa da vida. Qual a alternativa FALSA em relação a esse pacto?
Como eixo estruturador temos a redução da mortalidade materno-infantil.
Como política prioritária temos a mobilização pelo desarmamento.
Existe uma exclusividade para a política de promoção e prevenção da saúde do homem (prevenção de cancer de próstata).
A educação em saúde é uma das metas.
Como prioridade temos a implementação da política do idoso.
1.
A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a): 
análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
significativa redução das queixas dos usuários.
Gabarito Coment.
2.
Assinale a alternativa verdadeira. Os três componentes das Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde, em 2006, são: (Secretaria Municipal de Saúde - Processo Seletivo (Edital 002/2006) - Prefeitura Municipal de Florianopolis) 
Três esferas de gestão do SUS.
Qualificação, aperfeiçoamento, definição das Responsabilidades.
Prioridades estaduais, regionais e municipais.
Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.
Governos federal, estaduais e municipais.
Gabarito Coment.
3.
A estratégia prioritária da Atenção Básica é: 
Saúde dos indígenas
Saúde da Família
Saúde da Criança e do Adolescente
Saúde do Homem
Saúde da Mulher
Gabarito Coment.
4.
Leia as sentenças abaixo sobre fundamentos da Atenção Básica: I- Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos. II- Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. III- Trabalhar aspectos coletivos e de interesse da comunidade, não sendo necessário trabalhar os aspectos individuais de cada cliente. SÃO CORRETAS AS SENTENÇAS: 
II e III 
I e II
I, II e III. 
I e III 
I; 
Gabarito Coment.
5.
O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
Gabarito Coment.
6.
São órgãos colegiados de Representação Política dos Gestores do SUS:
Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde
Conselho Nacional de Saúde; Conselho dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Conselho Nacional de Saúde
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Comissão Intergestores Triparte e Comissão Intergestores Bipartite
Gabarito Coment.
7.
O instrumento jurídico-constitucional do SUS que foi apresentado na comissão inter-gestores tripartite (2005) e posteriormente referendado por portaria ministerial em 2006 é o: 
pacto de atenção básica.
pacto pela saúde.
pacto de atenção secundária.
pacto intergestores.
pacto de atenção terciária.
Gabarito Coment.
8.
O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso, visando:
reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.
fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde.
Gabarito Coment.
1.
O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal. São prioridades do Pacto em Defesa do SUS, EXCETO:
Elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
Gabarito Coment.
2.
Vários compromissos inter gestores surgiram com o pacto em defesa da vida. Qual a alternativa FALSA em relação a esse pacto?
Como eixo estruturador temos a redução da mortalidade materno-infantil.
Como prioridade temos a implementação da

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando