Buscar

Avaliando AprendIzado Psicologia Aplicada ao Direito 4

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0144_SM_201802014811 V.1 
	Aluno(a): TAMARA LIMA DA SILVA
	Matrícula: 201802014811
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	31/05/2018 08:44:36 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201804541528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As concepções interacionistas do desenvolvimento humano atribuem importância não apenas às influências decisivas do período infantil, mas também afirma que o desenvolvimento humano ocorre ao longo de todo o processo vital. A partir do exposto, marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	A personalidade vai se estruturando, se adaptando e se reformulando, tendo como fundamento as experiências vividas.
	
	Não há um tempo cronológico estático e rígido para cada estágio de vida.
	 
	Se a criança queimar etapas do desenvolvimento, na fase adulta ela terá comportamentos infantis por retornar a estágios que deveria ter vivido antes.
	
	A cada novo momento do processo evolutivo surgem novas exigências do ser em desenvolvimento e do meio.
	
	A personalidade é resultado da interação do indivíduo com o meio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804542769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Psicologia foi apresentada como Ciência no ano de 1879, através do trabalho de Wilhelm Wundt, conhecido como o Pai da Psicologia Moderna. Tornando Ciência e deixando de lado os misticismo pelos quais era associada a Psicologia passa a ter características próprias o que constitui uma característica da Psicologia como ciência:
		
	
	O processo controlado de conhecimentos da vida.
	
	A linguagem utiliza termos do senso comum
	 
	O estudo do comportamento e dos processos mentais..
	
	A possibilidade de verificação com o máximo de expressões emotivas.
	
	Ter como método e técnica especificas entrevistas estruturais, testes, técnicas de terapia obtidas de maneira aleatória por seus cientistas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804542738)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico.
Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.(ENADE, 2009) 
		
	 
	A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica.
	
	O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética.
	
	O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificulta a definição formal da psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem.
	
	A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica.
	
	A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804542263)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à interação entre as características geneticamente determinadas e a experiência, marque a opção correta:
		
	
	Os aspectos ambientais influenciam o desenvolvimento enquanto os aspectos genéticos o determinam.
	
	A maturação biológica não pode ser influenciada por aspectos ambientais nem sociais.
	 
	O desenvolvimento acontece a partir da interação entre maturação e influências ambientais.
	
	Há uma programação genética que determina a trajetória do desenvolvimento.
	
	A influência ambiental determina o desenvolvimento humano.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804542540)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A seguir assinale a assertiva que melhor corresponde ao conceito da Psicologia enquanto ciência:
		
	
	A área da psicologia enquanto ciência de conhecimento relativo, se viu obrigada a incorporar-se a outros campos do saber humano, adotando práticas associadas à psicologia, como por exemplo, a astrologia, numerologia entre outras práticas adivinhatórias e místicas e se mantém desta forma até hoje.
	
	Nenhuma das alternativas consegue descrever o aparecimento da Psicologia como ciência.
	
	O campo de conhecimento da psicologia se constituiu como área do conhecimento científico muito recentemente, ao final do século XIX, a despeito de existir há muito tempo na filosofia enquanto preocupação humana, o que permite hoje uma exatidão com teorias já acabadas e definitivas denominar com precisão seu objeto de estudo.
	 
	A psicologia enquanto área da ciência vem se desenvolvendo na história desde 1879, quando Wilhem Wundt criou o primeiro laboratório de Experimentos em Psicofisiologia em Leipzig, na Alemanha, marcando historicamente o desligamento da psicologia a ideias abstratas e espiritualistas, obedecendo a partir de então critérios da metodologia científica.
	
	O objeto de estudo da psicologia científica, percebe o homem como um ser autônomo, que se desenvolve por si mesmo, independente de sua relação com o mundo social, sua cultura e subjetividade.

Continue navegando