Buscar

Fotojornalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702200033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao discutirmos a história do fotojornalismo no Brasil, podemos afirmar que:
I - A revista O Cruzeiro foi uma das publicações pioneiras do fotojornalismo brasileiro, tendo sido criada por Assis Chateaubriand.
II - Jean Manzon, fotógrafo francês, foi o responsável por introduzir na revista O Cruzeiro uma estética fotojornalística revolucionária, nunca antes vista no Brasil.
II - O trabalho de Jean Manzon valorizava a fotorreportagem, defendendo a filosofia de que " a foto fala por sí" e com isso dispensava as preocupações com a diagramação e projeto gráfico.
Assinale a opção correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III.
	 
	São verdadeiras as afirmativas I e II.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702949331)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a opção com os melhores conceito e características do Fotojornalismo:
		
	 
	Conceito: contar um fato por meio de uma ou mais imagens. Características: impacto e informação.
	 
	Conceito: escrever com a luz. Características: impacto e informação.
	 
	Conceito: contar uma notícia por meio de imagens. Características: sensacionalismo e plástica fotográfica.
	 
	Conceito: contar um fato por meio de uma ou mais imagens. Características: informação e sensacionalismo.
	 
	Conceito: é a escrita por meio da luz. Características: sensacionalismo e plástica fotográfica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703190109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As revistas alemãs Berlinder Illustrierte e München Illustrierte Presse, a partir de seus editores, Kurt Korf e Stefan Lorant, estabeleceram parâmetros para o trabalho do fotojornalista e dos componentes de uma fotorreportagem. Assinale a alternativa que melhor descreve a contribuição deles:
		
	
	Determinaram que o fotojornalista deve se impor ao editor e aos redatores para defender o seu ponto de vista na cobertura fotográfica e que a fotorreportagem é uma imagem meramente ilustrativa;
	
	Estas revistas não foram parâmetro para o exercício do fotojornalismo porque seus editores não abriam espaço para os fotojornalistas participarem das reuniões de pauta e as fotorreportagens, na verdade, não passavam de fotografias de planos gerais, meramente ilustrativas dos textos jornalísticos.
	 
	Estabeleceram que o fotojornalista tem liberdade para abordar o assunto da maneira que entender e que a fotorreportagem constitui-se de uma ou mais imagens com detalhes de um fato e devem possuir uma ordem definida pelo lugar, tempo e ação;
	
	Resolveram que o fotojornalista está subordinado ao ponto de vista do redator da reportagem, que deve orientar o colega sobre como fazer a melhor imagem e que a fotorreportagem é único espaço em que o fotojornalista trabalha sozinho, com ponto de vista próprio;
	
	Criaram um piso salarial para os fotojornalistas e estabeleceram que a fotorreportagem deveria ser composta por uma ou mais imagens (estas organizadas em torno de uma principal, mais sintética do fato);
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702986786)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A regra dos terços é um fundamento essencial no domínio da composição fotográfica ou em seu reenquadramento na edição. Assinale quais das expressões abaixo se enquadram no termo REGRA DOS TERÇOS:
		
	 
	A regra baseia-se na divisão da imagem em terços verticais e horizontais. Os pontos definidos pelo cruzamento das linhas verticais e horizontais são pólos de atração visual.
	
	A regra constata que temas religiosos e populares sempre causam impacto cultural.
	 
	A regra auxilia o fotógrafo ou o editor a atrair o olhar para determinado objeto ou sujeito e a estabelecer equilíbrio na composição.
	
	A regra defini que, em uma sequência de fotos, a terceira é geralmente mais confusa em termos de composição. Portanto, ela deve ser descartada na edição.
	
	A regra defini que, em uma sequência de fotos, a terceira é geralmente impactante. Portanto, ela de ver privilegiada na edição.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702395700)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação à história do fotojornalismo, marque a opção CORRETA:
		
	 
	Entre os pioneiros do fotojornalismo podemos citar Lewis Hine, que notabilizou-se por fotografar animais selvagens africanos.
	
	É considerada a primeira foto documental da história da fotografia tirada por Stelzner, sobre um incêndio em um bairro de Hamburgo, na Alemanha, em 1842.
	 
	Guerras como a da Criméia e a guerra civil americana (Secessão) propiciaram o desenvolvimento do fotojornalismo.
	
	O desenvolvimento de novas técnicas de impressão, como o half-tone, prejudicaram e atrasaram o desenvolvimento do fotojornalismo e sua aceitação pelo público.
	
	A guerra da Criméia, registrada pelas lentes do fotógrafo inglês Roger Fenton, é considerada a primeira reportagem fotográfica da história. Sua principal característica é o registro cruel e violento das batalhas.

Outros materiais