Compilado de Provas de Projeto de Sistemas Orientado A Objetos - UNIP EAD
10 pág.

Compilado de Provas de Projeto de Sistemas Orientado A Objetos - UNIP EAD


DisciplinaProjeto de Sistemas Orientado A Objetos249 materiais77 seguidores
Pré-visualização2 páginas
DISERTATIVAS
P). Para a elaboração do modelo E-R, transformamos as classes em tabelas. Logo, algumas atividades devem ser seguidas para a correta transformação dos objetos em tabelas. Uma dessas atividades é a criação de classes coleção \u2013 atributos que possuem valores multivalorados. Descreva as atividades para essa modelagem. 
No caso do mapeamento de atributos multivalorados, é necessário criar uma tabela extra para armazenar todos os valores dos atributos multivalorados.
Sendo necessário estabelecer um relacionamento 1 para N entre a tabela criada para o atributo multivalorado e a tabela que representa a classe.
P). Para a elaboração do modelo E-R transformamos as classes em tabelas. Essas tabelas possuem apenas os atributos do objeto e devem obrigatoriamente possuir uma chave primaria e os relacionamentos entre os objetos são representados pelas chaves estrangeiras. Baseado nesse conceito, qual a diferença entre chaves primarias e chaves estrangerias? 
Toda tabela deve possuir apenas uma chave primaria, essa chave é utilizada como identificador único da tabela, representado por um campo que não recebera valores duplicados, sendo essencial para o funcionamento da base de dados, representando um registro único em uma tabela e facilitando as alterações e pesquisas no banco.
Já a chave estrangeira possui um conceito diferente, não dizendo respeito a uma tabela especificamente, mas sim a um relacionamento entre tabelas, sendo uma forma de referenciar um dado de uma tabela a chave primaria de outra tabela. 
P). A fase de projetos faz a adequação da solução técnica para construir os requisitos mapeadas durante o modelo de requisitos, além de dividir o modelo de projetos em quatro fases: banco de dados, classes, componentes e interfaces. 
Qual dessas fases é responsável por mapear as interoperabilidades do sistema? Descreve o que deve ser feito nessa fase? 
Projeto de interfaces, onde devemos descrever todas as possíveis interfaces de um sistema, que podem ser interfaces internas, onde temos como a comunicação entre os componentes será organizada, interfaces externas, onde temos como é feito a comunicação do sistema com outros sistemas (interoperabilidade) e interfaces com o usuário. 
P). A UML é uma das principais ferramentas de apoio para a modelagem da solução com orientação a objetos. Ela define um conjunto de diagramas, que permitem representar o software durante suas fases. Para cada fase de desenvolvimento citada a seguir, informe um diagrama da UML utilizado na respectiva fase. 
ANALISE: Diagrama de caso de uso
PROJETO: Diagrama de sequência. 
IMPLEMENTAÇÃO: Diagrama de componentes
IMPLANTAÇÃO: Diagrama de implantação.
P). A definição da arquitetura de um sistema pode ser feita em camadas, conforme ilustrado na figura. De acordo com essa figura descreva o objetivo das camadas de apresentação, negócio e integração. 
Apresentação contém classes responsáveis pela interação com o usuário.
Negócio contém classes responsáveis por execução de regras de negócio.
Integração contém classes responsáveis por integrar tecnologias externas ao sistema, como banco de dados, serviços web ou mesmo outros sistemas e dispositivos de hardware. 
P). A UML possui vários diagramas para representar os aspectos dinâmicos de um sistema. O diagrama de máquina de estados tem como objetivo representar o comportamento de um determinado elemento a partir de um conjunto finito de dados. Na figura a seguir, descreva, em forma de texto, sua leitura sobre esse diagrama. 
O estado do curso inicia como \u201cCurso Aberto\u201d, onde depois é feita a ação de \u201cAdicionar Aluno\u201d, se o número de alunos for menor que 10 a ação pode ser repetida, quando o número de alunos for igual a 10 o estado do curso passa para \u201cCurso Fechado\u201d.
P). Um diagrama de distribuição, ou de implantação, mostra como os componentes são configurados para a execução, em nós de processamento, conforme a figura a seguir: 
A partir do nó denominado PC. Faça a descrição dos elementos de comunicação entre os nós representados no diagrama. 
Neste diagrama, está descrito um sistema cliente-servidor, onde temos os nós PC, Servidor e Servidor de Banco de Dados
O diagrama deixa claro a dependência entre esses nós, mostrando que o PC faz a requisição de informações ao Servidor, que por sua vez se conecta ao Servidor de Banco de Dados.
A comunicação entre o PC e o Servidor é feita em HTTP, que é um protocolo de comunicação web e a comunicação entre o nó Servidor e o nó Servidor de Banco de Dados utiliza TCP/IP que é um dos principais protocolo de envio e recebimento de dados. 
P). O diagrama de sequencia abaixo representa o processo de negocio de efetuar saque em um determinado terminal de autoatendimento, onde é necessário que o cliente informa a senha para efetuar a operação.
Na parte em destaque na figura a seguir, qual a regra de negócio que está representada no diagrama? 
Em destaque está a regra de negócio que informa que o cliente tem a possibilidade de tentar informar a senha até três vezes antes de bloquear o acesso. 
Utilizando a caixa "loop" do diagrama de sequencia.
P). O diagrama de sequencia a seguir representa o processo de negócios de um determinado sistema. Com base nesse diagrama, identifique quais são as classes e seus respectivos métodos. 
Classe interface e classe Notificação com os métodos consultarDados() e imprimirDados()
P). O modelo entidade relacional enxerga os dados do mundo real como o conjunto de atributos e relacionamento. Cada entidade (ou um conjunto de entidades) gera uma tabela. Seus dados e características são representados por colunas dessa tabela e cada linha representa uma instrução dessa entidade. Dado o diagrama de classe a seguir, elabore o modelo conceitual E-R. 
MUTIPLA ESCOLHA
P) Componentes são elementos básicos que facilitam o reuso e melhoram a qualidade um software. A respeito de componentes e correto afirmar:
I \u2013 Um componente obrigatoriamente deve possuir uma especificação.
II \u2013 Um componente obrigatoriamente deve possuir uma implementação.
III \u2013 Um componente obrigatoriamente deve seguir uma padronização.
Somente a III está correta.
I, II e III estão corretas.
Somente a I está correta.
Somente a I e II estão corretas.
Somente a II está correta. 
P) Estilo arquitetural, modelo arquitetural ou ainda padrão arquitetural é a organização, em um alto nível de abstração, de um sistema de software em conjunto finito de subsistemas. Essa organização especifica as responsabilidades, regras de organização e o relacionamento entre estes subsistemas. Um padrão arquitetural, além de auxiliar no desenvolvimento da estrutura fundamental de um sistema de software, auxilia no atendimento de atributo de qualidade deste sistema, por exemplo, manutenibilidade. 
Assinale a alternativa que representa um estilo arquitetural:
Pipeline
Model-View-Abstraction
Reflection-View
Presentation-Abstraction-Control (PAC)
Marcrokernel.
P) O diagrama da UML que tem como objetivo representar o comportamento de um determinado elemento a partir de um conjunto finito de situações que ele pode apresentar é chamado de:
Diagrama de Casos de Uso.
Diagrama de Colaboração
Diagrama de Estados.
Diagrama de Classe
Diagrama de Atividade.
P) São ditos diagramas estáticos da UML:
Diagrama de classes e de objetos.
Diagrama de sequência e casos de uso.
Diagrama de sequência e classes
Diagrama de casos de uso e classes
Diagrama de atividades e classes. 
P) A fase de projeto que tem como preocupação central a definição do \u201ccomo\u201d o software será construído, se preocupando com as características técnicas que serão utilizadas na construção, organiza as classes e objetos em componentes de software e define seus relacionamentos, dentro das fases de projeto, corresponde a fase de:
Projeto de Interface
Projeto de dados/classes
Projeto arquitetural
Projeto de requisitos
Projeto de componentes. 
P) Analise as