Buscar

Trabalho do Censo

Prévia do material em texto

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
CURSISTAS
 Deise Costa Silva Vieira
	Dayseclair Massabane Guimarães
 Francislene Abreu de Souza
PLANO OPERACIONAL DO CENSO ESCOLAR
Orientadora: Andréa Stefani Montes
Três Rios
2018
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Cursistas
	Deise Costa Silva Vieira
	Dayseclair Massabane Guimarães
 Francislene Abreu de Souza
PLANO OPERACIONAL DO CENSO ESCOLAR
Trabalho final de conclusão do Curso Censo Escolar no âmbito do Programa Formação Pela Escola.
Orientadora: Andréa Stefani Montes
Três Rios
2018
RESUMO 
O curso Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso é indispensável para os profissionais que atuam direto ou indiretamente no sistema de Educação Básica. O mesmo visa capacitar estes para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar, bem como a conselheiros e cidadãos com a finalidade de conscientiza-los sobre a importância do acompanhamento e do controle social para o cuidadoso e fidedigno preenchimento dos dados. É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino de inclusão de dados. O Decreto nº 6.425, de 04 de abril de 2008, que dispõe sobre a realização dos censos anuais da educação, estabelece, no artigo 4º, que o fornecimento das informações solicitadas no Censo Escolar da Educação Básica é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas. A data de referência para as escolas informarem seus dados ao Censo Escolar constitui o Dia Nacional do Censo Escolar, que, de acordo com a Portaria nº 264, de 26 de março de 2007, é a última quarta-feira do mês de maio. O Censo Escolar é uma ferramenta imprescindível para que os diversos atores educacionais e a sociedade em geral possam conhecer a situação educacional do País, Do Distrito Federal, dos Estados e Municípios e das escolas e acompanhar a efetividade das políticas públicas. A presente atividade será desenvolvida destacando-se cada etapa, procedimento, recursos e períodos.
Palavras chave: educacenso; censo escolar; sistema; 
SUMÁRIO
	1.
	INTRODUÇÃO.....................................................................................
	04
	2. 
	PLANO OPERACIONAL DO MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS/RJ...........
	05
	3.
	CONCLUSÃO.......................................................................................
	08
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................
	09
�
INTRODUÇÃO
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A primeira etapa que é chamada “Matrícula Inicial” consiste na coleta de dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais em sala de aula. A segunda etapa que é chamada “Situação do Aluno” consiste no levantamento das informações sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento escolar dos alunos (abandono, transferência, falecimento) e alunos admitidos após o censo.
O Plano Operacional do Censo Escolar tem como objetivo principal planejar as etapas do Censo Escolar com a finalidade de realizar o preenchimento cuidadoso e fidedigno das informações das escolas, cumprindo os prazos e as normas estabelecidas pelo INEP.
A elaboração do mesmo possibilitou a aprendizagem de como são realizadas as etapas de coleta e as atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica, como também o entendimento da importância da utilização desses dados, no âmbito das políticas públicas e o acompanhamento e o controle social das informações declaradas no Censo Escolar.
PLANO OPERACIONAL DO MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS/RJ
	
Identificação
	
Coordenação Municipal do Censo Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Três Rios/RJ
Responsável: Deise Costa Silva Vieira, Dayseclair Massabane Guimarães e Francislene Abreu de Souza
	
Objetivo geral do plano
	Planejar as etapas do Censo Escolar com a finalidade de realizar o preenchimento cuidadoso e fidedigno das informações das escolas, cumprindo os prazos e as normas estabelecidas pelo INEP.
	Etapas
	
Procedimentos / Ações
	Recursos
	Períodos 
	Matrícula inicial
	Planejamento (anterior ao início da coleta do Censo)
	
- Organizar todo processo de matrícula inicial, organização de turmas e profissionais da escola, conforme modalidades e etapas de ensino.
	
- Planilhas disponibilizadas pelo INEP com dados do censo do ano anterior;
- Fichas de matriculas e arquivos da escola; 
- Equipamento de informática
	
 - Janeiro a fevereiro/
2018
	
	
Período de coleta 
	- Realizar um treinamento prévio com rodos os secretários e gestores escolares das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino;
- Inserir no Programa do Censo Escolar todas as informações sobre a escola, turmas, alunos e profissionais escolares, tendo como base o Dia Nacional do Censo Escolar.
	- Planilhas disponibilizadas pelo INEP com dados do censo do ano anterior;
- Arquivos da escola com dados dos alunos e profissionais escolares.
- Equipamento de informática e internet.
	- 30 de Maio/ 31 de julho de 2018.
	
	
Retificação
	- Conferir e retificar os dados informados.
	- Relatórios disponibilizados pelo INEP;
- Equipamentos de informática e internet.
	- Data inicial: a partir da data da publicação dos resultados preliminares no DOU; data final: 30 dias após a publicação dos resultados preliminares no DOU.
	
	Confirmação de matrícula
	- Verificar relatórios disponibilizados;
- Confirmar e finalizar todas as informações prestadas diretamente no módulo de Confirmação de Matrícula no sistema Educacenso.
	- Relatórios disponibilizados pelo DEED/INEP;
 - Equipamentos de informática e internet.
	- Dez (10) dias a contar do prazo final da verificação dos dados.
	
	Publicação Final
	- Acompanhar a divulgação dos resultados finais pelo INEP, das informações prestadas.
	- Relatórios do INEP;
- Equipamentos de informática e internet.
	- 31 dias a contar do prazo final para confirmação de matrículas
	Situação do aluno
	Planejamento (anterior ao início da coleta)
	- Organizar os arquivos, diários, pasta de alunos e resultado finais dos alunos
	- Arquivos, diários de classe, pastas dos alunos e documentos comprobatórios da escola;
 - Equipamentos de informática e internet.
	 Dezembro  2018/ janeiro de 2019
	
	Período de coleta
	- Verificar e acompanhar abertura do modulo “Situação do aluno!” no Sistema Educacenso;
- Digitar e exportar os dados de rendimento e movimento escolar no Sistema Educacenso 
	- Relatórios do DEED/DTDIE/
INEP
- Equipamentos de informática e internet; 
-Tabelas de resultados.
	04/02/ 2019
a
20/03/2019
	
	Retificação
	- Conferir, analisar, corrigir eventuais retificações no módulo “Situação do Aluno” no sistema Educacenso os dados informados.
	- Relatórios disponibilizados pelo DTDIE/ INEP;
- Tabelas e Equipamentos de informática.
	01/04/2019
 a
30/04/2019
	
	Divulgação dos dados finais
	 - Conferir e Divulgar os relatórios dos indicadores de rendimento escolar de 2018 por escola 
	- Relatórios do DEED/INEP e Equipamentos de informática.
	10/05/2019
CONCLUSÃO
Censo Escolar é mais relevante e abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no País. Os dados coletados constituem uma fonte completa de informações, utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para a formulação de políticas e para o desenho de programas, bem como para a definiçãode critérios para a atuação supletiva do MEC – às escolas, aos estados e aos municípios. Também subsidia o cálculo de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 
O censo escolar é um levantamento detalhado de todas as informações relevantes sobre as estruturas do ensino básico brasileiro - educação infantil, ensino fundamental e médio - tanto público quanto privado.
São coletados dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. As informações levantadas são organizadas em estatísticas que ajudam a traçar um panorama da educação nacional. Essas informações servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas, metas e execução de programas na área educacional. Também são fundamentais para o planejamento e distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os estados e municípios. Além disso, são utilizadas na elaboração da Saeb, Prova Brasil, e no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), usado como referência na elaboração das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. O Sistema ainda colabora para análise do nível da educação em nosso município, e através dos resultados implantamos politicas públicas para melhoria do ensino. Pois, o mesmo oferece esclarecimentos a respeito de todas as etapas do censo escolar e do funcionamento do sistema de inclusão de dados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação do. Caderno de estudos do Curso Censo Escolar. 1ª ed. Brasília: MEC, FNDE, 2015.
________. Ministério da Educação do. Portaria MEC nº 254, de 11 de abril de 2018. Disponível em: http://www.bsgestaopublica.com.br/index.php/portariainep254. Acesso em: 29 Mai. 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação - Diário Oficial da União – Seção 1 –.Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6425-4-abril-2008-573639-norma- Acesso em: 31 Mai. 2018.
________. Ministério da Educação do. Portaria MEC nº 264, de 26 de março de 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documentos-e-legislacao1. Acesso em: 31 Mai. 2018.

Continue navegando