Buscar

Fisiologia humana – unidade 1 - uninassau

Prévia do material em texto

Fisiologia humana – unidade 1
Prof°. Giselly Campos
introdução
tecidos
 Tecido Epitelial
O epitélio ou tecido epitelial é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície interna e externa do corpo, órgãos e as cavidades internas.
 O tecido epitelial da pele é dividido em três camadas:
Epiderme (Epi = periferia Derme = Pele), camada mais externa da pele, onde se encontram as camadas de células epiteliais.
Derme: Parte da pele onde estão instalados a maior parte de suas estruturas: Artéria, Veia, Nervo, Glândula Sebácea, Glândula Sudorípara e Folículo Piloso.
Hipoderme ou tecido Subcutâneo: Camada de gordura da pele que se diferencia em determinadas áreas do corpo, podendo ser maior ou menor, dependendo da necessidade do organismo.
Tecido conjuntivo
Tecido Conjuntivo
Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e a manutenção da forma do corpo, fazendo a ligação entre as diferentes células e órgãos, mantendo-os unidos e dando suporte mecânico.
Tecido muscular
 O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do corpo.
 O tecido muscular é classificado em: 
Musculo Liso; É encontrado nos órgãos internos, como bexiga, intestino, útero, sendo responsável pelo movimento realizado pelos mesmos.
Musculo Estriado Esquelético; Está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nosso esqueleto através dos tendões e permite que realizemos os movimentos. A contração é forte, rápida, descontínua e voluntária.
Músculo Estriado Cardíaco.  São células encontradas apenas no coração. São células alongadas, estriadas e ramificadas, A contração desse músculo é rápida, forte e involuntária, 
Tecido nervoso
 As células do tecido nervoso são denominadas Neurônios. Os neurônios são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.
homeostase
sinapses
Sinapse é a região localizada entre neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular.
Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular.
Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio. O estímulo ocorrido em algum ponto do neurônio é transmitido através de mudanças bruscas de carga elétrica, fenômeno chamado potencial de ação, que percorre todo o neurônio.
Ao chegar na terminação do axônio o sinal elétrico é transmitido por meio de vesículas contendo neurotransmissores, substâncias químicas encarregadas de levar esse estímulo à célula vizinha.
Os neurotransmissores fazem com que íons (partículas com carga elétrica) sejam levados de uma célula a outra, alterando o potencial elétrico e gerando o potencial de ação.
Video 

Continue navegando

Outros materiais