Buscar

trabalho varicela (catapora)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VARICELA (CATAPORA)
INTRODUÇÃO:
A varicela também conhecida como catapora, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster, sua propagação é muito fácil, podendo espalhar-se de uma pessoa infectada para outra pelo ar, através de tosse ou espirro; ou contato direto com a pessoa infectada, através da secreção das vesículas o vírus da varicela pertence à subfamília Alphaherpesvirinae do grupo herpes do grupo herpes vírus humano. 
Cuidados a tomar com pacientes infectados:
Administrar medicamentos antivirais e aplicar pomada antibacterianas;
Ensinar paciente a aplicar compressas úmidas para efeitos suavizantes; 
• Ensinar paciente a usar a técnica de lavagem das mãos, a fim de se evitar a disseminação do vírus; 
• Orientar paciente a não furar as bolhas, prevenindo infecção secundária e formação de cicatrizes; 
• Controlar a dor, medicando de acordo com a prescrição e observar efeitos colaterais dos medicamentos analgésico
Os sinais e sintomas apresentados no primeiro momento são :
Febre baixa, cefaléia, anorexia e vômitos, com uma duração de algumas horas até 3 dias. No segundo momento, no período exantemático, apresenta exantema na pela e mucosas, de inicio maculopapular, acompanhadas por prurido, transformando-se em vesicular no dia seguinte, e surgindo então crostas que se desprendem após 2 a 4 dias. 
.
Agente Infeccioso e nome da doença. Identificar sua infectividade, patogenicidade, virulência e letalidade.
).
O risco de complicações varia com a idade, sendo encontrado principalmente em menores de 1 ano e maiores de 15 anos. Recém-nascidos, prematuros, gestantes, adolescentes, adultos e imunodeprimidos (pessoas que possuem o seu sistema imunológico fragilizado/deprimido) têm um maior risco de complicações.
A complicação mais comum é infecção bacteriana secundária das lesões de pele e tecidos moles (impetigo, celulite e abscesso), que é mais comum em crianças menores de 3 anos. Outra complicação relativamente frequente é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus (primária) ou por superinfecção bacteriana (infecção bacteriana secundária que ocorre após a infecção pelo vírus da varicela), podem ocorrer complicações neurológicas como a cerebelite (inflamação do cerebelo) e a encefalite (inflamação do encéfalo) ataxia cerebelar (distúrbio do equilíbrio e incoordenação motora, devido à inflamação no cerebelo) A encefalite é mais frequente e mais grave em adolescentes e adultos (letalidade de 5 a 35%).
Problemas no fígado: 50% das crianças podem apresentar elevação de enzimas do fígado, podendo ocorrer hepatite. – Trombocitopenia aguda: o termo se refere à ocorrência de plaquetas baixas que podem causar sangramentos. – Síndrome de Reye: quadro neurológico de rápida progressão e disfunção do fígado, associado ao uso de ácido acetil salicílico (é analgésico e anti-inflamatório, conhecido comercialmente como Aspirina, que também pode ser usado como antitérmico e antiplaquetário).
Hospedeiros
Reservatórios
Períodos de incubação e transmissibilidade
Sua disseminação é principalmente pela via respiratória, mas também pode ser através do contato com as vesículas cutâneas, estudo, conduzido no período de 1992 a 1994 em escolas públicas do município de São Paulo, indica que o contato com o vírus Varicela-zoster ocorre nos primeiros anos da infância e também o maior número de hospitalizações concentra-se na faixa etária de 1 a 4 anos, seguido dos menores de 1 ano e de 5-9 anos a, proporcionalmente os adultos apresentam maior risco de evoluir com complicações, hospitalização e óbito na qual se vê que a que a taxa de letalidade entre os casos hospitalizados aumenta com a idade, chegando a 5% na faixa etária de 50 anos ou mais e 3% na faixa etária de 15 a 49 anos.
O período de transmissibilidade tem início um a dois dias antes do aparecimento de vesículas e se prolonga até o 5º ou 6º dia. Enquanto houver vesículas, é possível ocorrer transmissão. Se desenvolver a doença, o indivíduo não imune exposto, pode ser potencialmente transmissor do vírus por um período de 7 a 21 dias após a exposição. A varicela é uma doença de caráter sazonal, com maior número de casos no final do inverno e início da primavera, porém pode ocorrer durante todo o ano Inverno: 21 de junho a 23 de setembro. Primavera: 23 de setembro a 21 de dezembro. 
Imunização: Descrever o esquema.
Vacina para imunização :
A vacina da varicela é a melhor proteção contra a doença. É feita a partir do vírus varicela enfraquecido que produz uma resposta imune no hospedeiro que o protege contra a varicela. vacina da Varicela está indicada para todas as crianças saudáveis entre 12 meses e 12 anos de idade, em dose única de 0,5 ml, com 1 reforço aos 4 a 6 anos de idade. Esta vacina também está indicada para adultos que não tiveram Varicela. Estes devem receber 2 doses da vacina, com intervalos que dependem da sua faixa etária. A taxa de soroconversão é de 96% a 98% e a imunidade parece ser duradoura, em torno de 10 anos, essa vacina é oferecida pelo SUS, porém no Brasil a vacina ainda não faz parte do calendário básico definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), não estando disponível nos Centros Municipais de Saúde para uso geral, mas pode ser encontrada na rede privada. 
Vacina pós exposição :
A administração de vacina anti-varicela a pessoas maiores de 12 meses, incluindo adultos, deve ser administrada tão logo que possível, dentro de 72h e possivelmente até 120h após exposição. A vacina previne ou modifica a doença e deve ser considerada neste caso se não houver contraindicação.2,4,5 A imunização com vacina anti-varicela deve ser retardada até 5 meses após administração de VZIG.
Veículos, vetores ou fômites.
Vias de eliminação
Substratos de eliminação
Vias de entrada – acesso ao novo hospedeiro e mecanismo de entrada.
A transmissão ocorre através da eliminação de aerossóis (espirro, tosse e fala) do paciente infectado. Pequenas partículas são disseminadas pelas vias aéreas onde microrganismos carreados por correntes de ar atingem longas distancias podendo ser inalado por indivíduos suscetíveis.
Descrever os fatores poiliticos,sócio-econômicos, ambientais e culturais que podem estar envolvidos na gênese dessa doença
Faz - se necessário ainda, a estimulação, para a prevenção e a detecção precoce do deste virus, a partir de programas educativos para a população, promovendo o autoconhecimento para os sintomas da doença para essa população; possibilitando aprendizagem sobre o que é o virus, fornecendo o conhecimento sobre os fatores de risco, e conscientizando os usuárias sobre a importância da realização das campanhas quando solicitada pela vigilância.
Faz – se necessário, incentivar a toda população para a importância do bloqueio e até erradicação do vírus. Para tanto estabelecendo metas e campanhas no calendário nacional, para tal feito e assim ter controle mais eficaz, do vírus em todo o país.
REFERENCIAS..BIBLIOGRAFICAS
COLOMBO, FLAVIA AUGUSTA et al. A VACINA DE CATAPORA: RELATO DE UM ESTUDO DE BLOQUEIO EM CRECHE.
ARMOND, Guilherme Augusto. Final do inverno e início da primavera é época de varicela (catapora). Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 4, n. 2, p. 171-175, 2014.
CARVALHO, Alisson Geraldo et al. Correlações entre varicela e herpes zoster: infecções causadas pelo vírus VZV. 2013.

Outros materiais