Buscar

Avaliação Parcial ECA 5

Prévia do material em texto

Ref.: 201601921227
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
		
	
	Apenas I.
	
	Apenas I e II.
	
	Apenas II e III.
	 
	I, II e III.
	
	Apenas I e III.
	
	 
	Ref.: 201601921145
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos seus direitos, é de responsabilidade:
		
	
	da própria criança ou do adolescente, não importa a idade.
	 
	da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.
	
	apenas do poder público.
	
	apenas do poder público, em parceria com a família.
	
	do próprio adolescente, a partir dos 16 anos de idade completos.
	
	 
	Ref.: 201601921154
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	 
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	brevidade e excepcionalidade.
	
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	
	participação popular e fidelidade.
	
	 
	Ref.: 201602437992
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
		
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
	CONSELHO TUTELAR;
	 
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	
Explicação: PELO CONTEÚDO DO ART.13,§1º DO ECA A RESPOSTA CORRETA É PARA O JUÍZO DA iNFÂNCIA E DA JUVENTUDE
	
	 
	Ref.: 201602420861
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Considera-se criança a pessoa com no máximo 10 (dez) anos de idade completos.
	
	Considera-se adolescente qualquer pessoa que possua até 21 (vinte e um) anos de idade.
	
	Considera-se adolescente qualquer pessoa com no máximo 16 (dezesseis) anos de idade.
	
	Considera-se criança a pessoa com até 14 (quatorze) anos de idade incompletos.
	 
	Considera-se adolescente a pessoa que possui entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.
	
	 
	Ref.: 201601468920
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em 1959, internacionalmente, aumenta o âmbito de discussão acerca da proteção dos direitos infantis. Após um longo histórico que evolui desde a total ausência de direitos até a doutrina da proteção integral, este diploma serviu como base para um grande avanço internacional. O trecho acima menciona características da:
		
	
	Constituição Federal
	
	Convenção internacional dos direitos da criança
	 
	Declaração universal dos direitos da criança
	
	Convenção universal dos direitos da criança
	
	Convenção de Genebra
	
	 
	Ref.: 201601923809
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
		
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no Código Penal.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
	 
	Aplica-se especificamente ao tema contido no ECA.
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na CF.
	 
	Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
	
	 
	Ref.: 201602420835
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que pessoas com até doze anos de idade incompletos são consideradas crianças e aquelas entre doze e dezoito anos incompletos, adolescentes. Estabelece, ainda, o Art. 2º, parágrafo único, que ¿Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade¿. Partindo da análise do caráter etário descrito no enunciado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O texto destacado no parágrafo único desarmoniza-se da regra do Código penal que estabelece que a maioridade penal dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, a regra indicada no enunciado não tem mais aplicabilidade para permitir internação entre 18 e 21 anos.
	
	Ao menor emancipado não se aplicam os princípios e as normas previstas no ECA; por isso, o estabelecido no texto transcrito, desde a entrada em vigor da norma especial em 1990, não era aplicada aos menores emancipados, exceto para fins de Direito Penal.
	
	O texto foi derrogado, não tendo qualquer aplicabilidade no aspecto penal, que considera a maioridade penal aos dezoito anos, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer medida socioeducativa a pessoas entre dezoito e vinte e um anos incompletos, pois o critério utilizado para a incidência é a idade na data do julgamento e não a idade na data do fato.
	
	A proteção integral às crianças e adolescentes, primado do ECA, estendeu a proteção da norma especial aos que ainda não tenham completado a maioridade civil, nisso havendo a proteção especialmente destinada aos menores de vinte e um anos, nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Penal.
	 
	O texto destacado no parágrafo único até desarmoniza-se da regra do Código Civil de 2002 que estabelece que a maioridade civil dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, alguns artigos do ECA acabaram sendo alterados onde citavam 21 anos, mas a possibilidade de aplicação excepcional do ECA entre 18 e 21 permanece em algumas situações.

Continue navegando