Buscar

APOL CURICULO E SOCIEDADE NOTA 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10
No Capítulo II, intitulado “Os princípios do conhecimento pertinente”, do livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Edgar Morin pontua que:
Existe um problema capital, sempre ignorado, que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais.
A supremacia do conhecimento fragmentado de acordo com as disciplinas impede frequentemente de operar o vínculo entre as partes e a totalidade, e deve ser substituída por um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto.
É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.’
 
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.  São Paulo: Cortez, 2000. p. 14.
 
Morin faz uma crítica pontual à educação fragmentada ainda muito presente nos contextos educativos mundiais. Analise as afirmativas a seguir que tratam sobre a educação fragmentada:
I. Neste modelo educacional a educação é tida como um processo de busca, estando o professor sempre atento às demandas dos alunos.
II. O processo de seleção e organização dos conteúdos de cada área são o centro da prática pedagógica.
III. O modelo curricular que mantem as disciplinas de forma isolada reitera a ideia do aprendizado por padronização: todos os alunos “engolindo” os mesmos conhecimentos ao mesmo tempo.
IV.Neste modelo temos um olhar pedagógico atento às necessidades do educando e as especificidades de sua realidade.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III são verdadeiras. No modelo de educação fragmentado o centro da prática pedagógica está no processo de seleção e organização dos conteúdos de cada área e o seu modelo curricular mantem as disciplinas de forma isolada, reiterando a ideia de padronização. A afirmativa I e IV são falsas, pois o aluno não é ouvido neste modelo de ensino, e suas necessidades e especificidades são ignoradas (LIVRO BASE, p. 108-110).
	
	E
	Afirmativa I, apenas.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir: 
“Embora as reformas educacionais feitas nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, sejam associadas somente a John Dewey e ao movimento de educação progressivista, Kliebard (1971, p. 11) lembra que nos Estados Unidos, aquele foi um período de grande efervescência na área educacional, em busca de uma resposta à decadência da teoria da disciplina mental. Os reformadores educacionais do período divergiam consideravelmente, e as ideias educacionais de um Franklin Bobbit eram frontalmente opostas às de um John Dewey.”
 SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 217. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os autores às suas ideias:
Franklin Bobbit
John Dewey
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade do professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) Foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) Foco está no aluno.
(  ) Currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta. 
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 1, 1
	
	B
	2, 2, 2,1, 1
Você acertou!
A compreensão de Dewey sobre currículo se dá tendo como foco a prática do professor; para ele o valor dos conhecimentos sistematizados está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental. Já em Bobbit o currículo tem como foco o aluno, e afirmava que o currículo é o conjunto ou série de coisas que as crianças e os jovens devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem a decidir assuntos da vida adulta.  (Livro Base, p. 52-53)
	
	C
	1, 1, 2, 1, 1
	
	D
	1, 2, 1, 2, 2
	
	E
	1, 2, 2, 1, 2
Questão 3/10
“Toda prática humana tem seus pressupostos teóricos, e é somente através da explicação e de analise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos”.
SANTOS, Carlos Alberto. Pressupostos teóricos da didática. In CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. P. 37  
Partindo da colocação de Santos compreendemos a importância da compreensão histórica do processo educacional, de sabermos quais teorias e teóricos estiveram em voga e em qual período econômico-político. Assim, relacione cada teórico abaixo às características de sua proposta:
Herbart *
Comênio
Dewey
* o nome de um teórico está grafado errado nas páginas 37 e 38, ao invés de Herbart está Herbat.  
(  ) Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
(  ) Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção de uma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação.
(  ) É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos.
(  ) Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações.
(  ) Considera o professor como “inspetor supremo”, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1, 1, 2, 2, 3
	
	B
	1, 3, 2, 3, 2
Você acertou!
Herbart - Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação; (LIVRO-BASE, p. 37)
Comênio - É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos. Considera o professor como “inspetor supremo”, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções. (LIVRO-BASE, p. 35)
Dewey - Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção de uma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação. Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações. (LIVRO-BASE, p. 40)
	
	C
	 2, 3, 2, 1, 3
	
	D
	3, 3, 2, 2, 1
	
	E
	1, 2, 3, 3, 2
Questão 4/10
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica. Também chamada de projeto pedagógico, Projeto Político Pedagógico ou Projeto Educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição". Nem por isso ela deve ser encarada como um conjunto de normas rígidas. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).”
REVISTA NOVA ESCOLA. Proposta pedagógica e planejamento: as basesdo sucesso escolar. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/proposta-pedagogica-planejamento-bases-sucesso-escolar-424816.shtml>. Acesso em: 23/12/2014.
Após a leitura do texto e com base nos conteúdos do livro e das aulas sobre as exigências feitas pela LDBEN nº 9.394/1996 quanto à elaboração das propostas pedagógicas.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) As normas que regem as escolas são dadas pela LDBEN nº 9.394/1996, cabendo à escola coloca-las em prática da forma como a lei determina.
( ) Alguns dos aspectos exigidos pela Lei são: carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias letivos e, em cada instituição escolar a base curricular comum em nível nacional deve ser contemplada..
( ) A partir dos princípios pontuados pela Lei, a escola e seu corpo docente devem formular sua proposta pedagógica.
( ) A escolha da organização do ensino, se por séries, ciclos ou períodos semestrais, fica a cargo do processo de aprendizagem escolhido. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. A LDBEN em seu art. 24, impõem algumas regras à educação básica nacional: carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias letivos e, em cada instituição escolar a base curricular comum a nível nacional deve ser contemplada. No seu art. 12 delimita a escola a obrigação de elaboração da sua proposta pedagógica. E no seu art. 23 garante a possibilidade de escolha da organização que melhor se adequar ao processo de aprendizagem.  A afirmativa I é falsa, pois as normas dos sistemas de ensino, de acordo com o Art. 14 da LDBEN nº 9.394/1996, serão definidas pelas instituições obedecendo aos princípios dados pela Lei (LIVRO BASE, p. 164-165).
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 5/10
Segundo o Art. 32 da LDBEN nº 9.394/1996 o objetivo do Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão por meio de aspectos pontuados pela citada Lei, a fim de direcionar a educação nacional. Estes meios envolvem o desenvolvimento do aluno assim como a compreensão daquilo que o cerca.
Com base no livro-texto e nas aulas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Um dos meios para a formação deste cidadão é o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
( ) A formação deste cidadão será garantida pela formação do indivíduo para o trabalho, pensando no desenvolvimento da sua capacidade lógico-matemática e o domínio da leitura apenas.
( ) Desenvolver a capacidade de aprendizagem visando tanto a aquisição de conhecimentos quanto de habilidades, e à formação de atitudes e valores, é um dos meios para se formar um cidadão.
( ) A compreensão tanto do ambiente natural e social, como do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade são meios necessários para a formação do cidadão.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. O artigo 32 da LDB diz:
Art. 32º. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório egratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
 I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
 II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
 III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
 IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
(LIVRO BASE, p. 167)
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 6/10
Não se pode encarar a educação a não ser como um quefazer humano. Quefazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens, uns com os outros.Disso resulta que a consideração acerca da educação como um fenômeno humano nos envia a uma análise, ainda que sumária, do homem.
FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: <http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf>. Acesso em: 12/02/2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
Aprender a aprender
Transmissão-assimilação
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(  ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
(  ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
(  ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
(  ) Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável. 
Marque a sequência correta:
	
	A
	4, 1, 3, 1, 2
Você acertou!
Aprender a aprender -  Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo individuo; Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
Transmissão-assimilação - baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável
Aprender a fazer -  O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
Sistematização coletiva do conhecimento - Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(LIVRO-BASE, p.37-45)
	
	B
	1, 3, 4, 3, 2
	
	C
	2, 1, 3, 4, 2
	
	D
	4, 3, 2, 1, 4
	
	E
	3, 2, 1, 2, 3
Questão 7/10
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação: 
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Serve-se da auto-avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
(  ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
(  ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
(  ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
(  ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
 Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 4, 3, 1, 1
	
	B
	1, 3, 2, 2, 3
	
	C
	3, 1, 1, 2, 4
	
	D
	2, 2, 3, 1, 4
	
	E
	2, 4, 3, 1, 3
Você acertou!
Transmissão-assimilação - As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
Aprender a aprender - Serve-se da auto-avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
Aprender a fazer - Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino. A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Sistematização coletiva do conhecimento - A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
 (LIVRO-BASE, p. 65)Questão 8/10
“A Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra do seu conteúdo”.
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 18. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, analise as afirmativas a seguir sobre a didática:
I. A didática faz a intermediação entre sujeitos aprendentes e ensinantes.
II. A didática passou ao longo dos anos por reflexões sobre qual sua função na educação, deixando de ser considerada apenas como disciplina instrumental, ganhando importância enquanto área do conhecimento.
III. Expressa uma prática de sala de aula preocupada com o processo de ensino-aprendizagem, sendo que suas escolhas de métodos e técnicas de ensino não possuem relação direta com o contexto social e histórico em voga num dado momento.
IV. A compreensão histórica de cada abordagem do processo didático é de menor importância para o aluno da área da educação, pois sua escolha de abordagem para a prática em sala de aula, sempre estará ligada a outro momento histórico. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas. A didática faz a intermediação entre sujeitos aprendentes e ensinantes. Ela passou ao longo dos anos por reflexões sobre qual sua função na educação, deixando de ser considerada apenas como disciplina instrumental, ganhando importância enquanto área do conhecimento. Já as Afirmativas III e IV estão incorretas pois a didática, sistematizada na literatura da área, expressa uma prática pedagógica que decorre da relação social básica características do sistema capitalista num momento histórico determinado, e por isso há diversas formas e compreensões da didática (LIVRO-BASE, p.14, p. 35).
Questão 9/10
Leia o texto a seguir:
“A conformação das políticas educacionais brasileiras ao processo de mundialização da educação envolveu sérios conflitos entre o MEC – associado aos seus parceiros principais, como o CONSED, a UNDIME e CNTE, principalmente nos anos 90- e a sociedade civil organizada em torno do Fórum em Defesa da Escola Pública na LDB e mobilizada nos Congressos Nacionais de Educação. Estes embates expressaram a direção e o ritmo que tomaram as políticas educacionais no Brasil dos anos 90, no conflito entre o projeto neoliberal de sociedade e de educação – desde os anos 90 com uma face socialdemocrata, na defesa do Programa de Educação para Todos – e o projeto democrático de massas, na defesa da educação pública de qualidade para todos, para todos os níveis.
MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: consolidação do projeto neoliberal na América. Maceió: EDUFAL, 2004. p. 256 
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro sobre as mudanças ocorridas na década de 1990 com as políticas educacionais brasileiras. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) Neste momento histórico instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público”.
( ) Implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola com vista a sua melhoria.
( ) O Estado afasta-se da escola, principalmente financeiramente, por compreendê-la como reprodutora da estrutura social, defendendo uma renovação institucional, na qual a comunidade tem papel fundamental.
( ) Passa-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender às do novo modelo de mercado.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, F, V  
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. Neste momento histórico instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público” e implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola com vista a sua melhoria; passando-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender às do novo modelo de mercado.
A afirmativa III está incorreta, pois o afastamento financeiro não está relacionado às suas ideologias e sim a aspectos econômicos (LIVRO BASE, p. 153).
Questão 10/10
O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo.
IV. Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas III e IV estão corretas. Não se pode desvincular a pratica educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo (p.56). Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola (p. 34-35). As afirmativas I e II estão incorretas, pois a ação docente não é neutra, porque o professor se orienta por uma teoria a sua escolha, que pode ser a mesma da escola onde leciona ou outrem (p. 63).
 (LIVRO-BASE, p.63; Aula 1 – slide 12 - vídeo 3 aos 8’ 39’’)
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.

Continue navegando