Buscar

20180205105055PLANO DE AULA 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANO DE AULA 3
TEMA DE AULA:
Sentença de Decretação da Falência
OBJETIVOS: 
- Conhecer a sentença denegatória da falência, natureza jurídica e recurso;
- Identificar a sentença de decretação da falência, a natureza jurídica e recurso; 
- Identificar os elementos constitutivos da sentença de decretação da falência.
ESTRUTURA DE CONTEÚDO:
SENTENÇA DENEGATÓRIA DA FALÊNCIA (ART. 100, LRE)
Não estando o juiz convencido da caracterização da insolvência jurídica do empresário do devedor, ou entendendo, por razões de ordem processual, não ser possível decretar a falência do requerido, julgará improcedente o pedido de falência. Nessa hipótese, caberá ao juiz analisar o comportamento do requerente, devendo condená-lo ao pagamento de indenização por perdas e danos, se verificar dolo na sua conduta ao requerer a falência do requerido.
Observa-se ainda que a sentença denegatória da falência poderá decorrer: 
a) da realização do depósito elisivo, hipótese em que o ônus da sucumbência poderá ou não ser atribuído ao requerido (ressalte-se, novamente, que o depósito afasta a decretação da falência, mas não afasta o julgamento do mérito pelo juiz. Caso a defesa do devedor seja feita apenas através do depósito elisivo, i.e., se ele não apresentar contestação, neste caso sim o depósito acarretará automaticamente o ônus da sucumbência ao requerido);
b) do acolhimento das alegações apresentadas pelo requerido em sua defesa, hipótese em que o ônus da sucumbência será atribuído ao requerente. 
SENTENÇA DECLARATÓRIA DA FALÊNCIA
Uma vez caracterizada a insolvência jurídica do empresário devedor, o juiz proferirá sentença declaratória da falência. A sentença declaratória da falência irá decretar a quebra do empresário devedor, dando início à etapa falimentar do processo de falência. A sentença declaratória da falência é de natureza constitutiva, pois após ser proferida, a pessoa, os bens, os direitos e as obrigações do empresário falido passam a submeter-se a um regime jurídico próprio, diverso do regime obrigacional a que antes da sentença se encontravam submetidos.
A sentença declaratória da falência deve conter, além dos requisitos essenciais e genéricos (art. 458, CPC) comuns a qualquer sentença, os requisitos específicos previstos no artigo 99 da LRE, dentre os quais se destacam:
a) a identificação do falido e os nomes dos que forem a esse tempo seus administradores (art. 99, inciso I);
b) a fixação do termo legal da falência;
c) a determinação para que o empresário falido apresente, no prazo de até 05 (cinco) dias, a relação nominal de seus credores (art. 99, inciso III);
d) a suspensão de todas as ações e execuções do falido, cuja competência para processamento e julgamento seja do juízo falimentar (art. 99, inciso V);
e) a determinação ao Registro Público de Empresas para que proceda a anotação da falência no registro do empresário devedor (art. 99, inciso VIII);
f) a nomeação, se possível, do administrador judicial (art. 99, inciso IX);
g) a determinação para a expedição de ofícios aos órgãos e repartições públicas e outras entidades para que informem a existência de bens e direitos do falido (art. 99, inciso X); e
h) a determinação para continuação provisória das atividades do falido, ou para lacração de seus estabelecimentos (art. 99, inciso XI).
A sentença declaratória da falência é publicada por edital na imprensa oficial e, se o devedor ou a massa falida comportar, em jornal ou revista de circulação regional ou nacional, bem como em quaisquer outros periódicos que circulem em todo país.
TERMO LEGAL DA FALÊNCIA
A sentença deverá fixar o termo legal da falência. Trata-se do lapso temporal fixado pelo Juiz, quando da decretação da falência, que serve de parâmetro para a investigação dos atos praticados pelo falido. Durante esse período, certos atos praticados pelo falido poderão ser considerados ineficazes, ainda que tenham sido praticados sem o intuito de fraudar credores, conforme disposto no “caput” do artigo 129 da LRE. O termo legal da falência poderá retrotrair até 90 (noventa) dias contados da data:
a) do primeiro protesto por falta de pagamento do empresário devedor que não tiver sido cancelado (quando o pedido for baseado no art. 94, I e II, LRE);
b) do pedido de falência (petição inicial, quando o pedido for baseado no art. 94, III, LRE ou na autofalência);
c) do pedido de recuperação judicial (petição inicial).
Aqui, vale ressaltar uma alteração com relação a legislação antiga, pois antes, o termo legal retroagia, no máximo, 60 dias. O alargamento deste prazo beneficia sobremaneira os credores, que passam a ter maior segurança.
RECURSOS
Da sentença que decreta a falência cabe agravo de instrumento, no prazo de 10 (dez) dias (art. 100, LRE). Já em relação à sentença denegatória da falência, o recurso cabível é o de apelação, interposto no prazo de 15 (quinze) dias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRUSCATO, Wilges. Manual de direito empresarial brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2011.
COELHO, Fábio Ulhoa. Comentários à nova lei de falências e de recuperação e de empresas. 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2008.
COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 25.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro: falência e recuperação de empresas. 5ª ed.. vol. IV. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
RAMOS, André Santa Cruz. Curso de direito Empresarial: o novo regime jurídico-empresarial brasileiro. 2ª ed. Salvador: Jus Podivm, 2009.
APLICAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA:
Caso Concreto:
O sócio administador da sociedade empresária ABC Comércio de Roupas LTDA questiona você, especialista em Direito Falimentar se, uma vez decretada a falência da sociedade haverá a paralização total de suas atividades imediatamente.
Questão Objetiva:
De acordo com as normas de Direito Falimentar é correto afirmar que o termo legal da falência é: 
A) Fixado pelo juiz;

B) Pedido pelo devedor;

C) Declarado pelo credor,
D) Lavrado pelo escrivão;

E) Declarado pelo administrador judicial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando