Buscar

Distúrbios da homeostase do sódio e da água

Prévia do material em texto

Distúrbios da homeostase do sódio e da água
- As principais manifestações clínicas destes distúrbios são hipovolemia, hipervolemia, disnatremia (hiponatremia ou hipernatremia) e a poliúria.
*Conceitos importantes: Osmolalidade se refere à concentração de todos os solutos; e Tonicidade se refere à concentração dos solutos que são “efetivos” para o movimento da água entre os compartimentos dos fluidos corporais.
A homeostase hídrica é conseguida através dos ajustes na excreção urinária do sódio e da água em resposta a mudanças detectadas no volume do FEC ou do FIC.
- A constância do volume do FEC, associada ao controle da capacitância vascular, garante um alto grau de estabilidade circulatória.
- A constância do volume do FIC é necessária para a prevenção do edema ou da retração das células do SNC e dos seus efeitos neurológicos adversos.
Balanço do sódio
- Se refere à diferença entre a entrada (dietética ou intravenosa) e a saída (gastrointestinal, respiratória ou renal) do sódio no organismo.
Fisiopatologia de distúrbios no balanço do sódio
- Afetam principalmente o volume do FEC.
- Um balanço cumulativo negativo de sódio leva à contração do volume do FEC (hipovolemia) e contração volumétrica de todos os compartimentos dos fluidos corporais.
- Enquanto um balanço cumulativo positivo de sódio leva à hipervolemia e expansão dos compartimentos dos fluidos corporais.
 HIPOVOLEMIA
- Redução volumétrica do compartimento do FEC em relação à sua capacidade.

Mais conteúdos dessa disciplina