Buscar

informatica 1

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0368_EX_A1_201402069332_V2 
	27/03/2018 22:58:05 (Finalizada)
	Aluno(a): DENISE VERAS
	
	Disciplina: CEL0368 - INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 
	201402069332
	 
	Ref.: 201403140965
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O acesso da criança à ideia do que vai receber é precondição para se desenvolverem atividades mentais diante disso. Programas não precisam ser especificamente educativos para a criança participar, trabalhar. Importa-lhes a ação conjunta com os pais e os educadores. Diante disso, é possível afirmar que
		
	 
	O caráter educativo de um programa de televisão pode ser determinado a partir do que com ele se apreende na recepção.
	
	Todo programa de televisão é educativo, pois sempre se apreende algo na recepção, independentemente do programa.
	
	A relação entre educação e televisão é tão complexa que torna impossível atribuir caráter educativo a programas infantis.
	
	Nenhum programa de televisão pode ser considerado educativo, pois todo produto televisivo traz marcas que atrapalham a educação.
	
	Toda recepção é educativa, na medida em que se apreende o aspecto educacional que existe em todos os programas de televisão.
	
	 
	Ref.: 201402642886
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, as tecnologias.
Com base no nosso estudo e no fragmento do texto acima podemos afirmar:
		
	 
	Que a base da tecnologia deve ser a "arte" ou "ofício"; o "saber fazer", que envolve, além da "técnica" (fazer), o conhecimento (saber fazer) e a criatividade.
	
	Que na prática as tecnologias não envolvem a "arte" ou o "ofício", apenas a criatividade.
	
	Que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não exploram a criatividade.
	
	Que na tecnologia somente a criação (criatividade) é fundamental, descartando a "arte" ou o "ofício", assim como o conhecimento.
	
	Que a base da tecnologia deve ser apenas a criatividade e o conhecimento.
	
	 
	Ref.: 201403165486
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta referente a seguinte descrição:
"Termo utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes."
		
	
	Hiperlink
	
	Hipertexto
	
	Cibercultura
	 
	Convergência Tecnológica
	
	Ciberespaço
	
	 
	Ref.: 201402703681
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Podem as tecnologias de comunicação mudar necessariamente a relação pedagógica entre objeto de aprendizagem e o aprendiz?
		
	
	Não, os aprendizes possuem uma mente aberta, interativa atualmente.
	
	Sim, reforça o individualismo no aprendiz.
	 
	A relação sujeito e objeto neste momento está intermediada pela tecnologia possibilitando novas interações.
	
	Depende do tipo de uso, normalmente ampliam sua capacidade de raciocínio.
	
	As tecnologias servem para reforçar uma visão progressista.
	
	 
	Ref.: 201403140960
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale com (V) ou (F), conforme sejam, respectivamente Verdadeiras ou Falsas, as afirmativas abaixo sobre Televisão e Educação:
I. Os complexos processos de comunicação da sociedade difundem linguagens e conhecimentos que valorizam a relação da escola com o livro, na qual se apoia o sistema escolar vigente
II. Há uma cultura audiovisual eletrônica proporcionando aos jovens informações, valores, saberes, outros modos de ler e perceber.
III. Contemporaneamente, a TV é o meio de comunicação predominante, instrumental de socialização e entretenimento. Por ela, gerações aprendem a consumir e a conhecer a si e ao mundo.
IV. Espera-se que a escola (en)foque o mundo audiovisual, faça da TV objeto de estudo, conheça-lhe linguagem, programação, condições de produção e de recepção e a incorpore pedagogicamente. A resposta correta, de cima para baixo, é
		
	 
	F ¿ V ¿ V ¿ V.
	 
	F ¿ F ¿ V ¿ V .
	
	V ¿ F ¿ F ¿ V.
	
	V ¿ V ¿ V ¿ V.
	
	F ¿ V ¿ F¿ V.
	
	 
	Ref.: 201403111049
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	LEIA ATENTAMENTE AS ALTERNATIVAS ABAIXO E ASSINALE AQUELA QUE FOR CONSIDERADA "INCORRETA" AO QUE DIZ RESPEITO A UTILIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO.
		
	
	Hoje é consenso que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a ideia do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.
	 
	Os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de instrumentos tecnológicos avançados. O professor deve se atualizar e se apropriar do uso das tecnologias, não somente para contentar o sistema educacional no qual está inserido, mas sim para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.
	
	A educação passa a ser assunto que diz respeito todos os cidadãos. Sendo assim, faz-se necessária a renovação cultural e sobretudo, uma mudança rápida, face às novas exigências de uma sociedade que se torna cada vez mais tecnológica.
	 
	Entre as novas tecnologias, o computador ocupa um lugar de destaque pelo poder de processamento de informação que possui. Neste contexto, o computador pode ser visto apenas como um modismo, mas como uma ferramenta que poderá contribuir no processo da aprendizagem, mas trazendo acomodação aos estudantes e professores . Dentro desta perspectiva, a formação dos educadores não favorece mais uma reflexão sobre a relação entre teoria e prática e proporcionar a experimentação de novas alternativas pedagógicas. Isso não significa jogar fora as velhas práticas, mas sim, apropriar-se das novas, ressignificando-as, promovendo a transformação necessária.
	
	A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Informática na educação é hoje uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional.
	
	 
	Ref.: 201402184425
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Dicionário Houaiss: Tecnologia é teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.)... Esta definição, aparentemente simples, tem muito a contribuir com nossa reflexão acerca de Tecnologia Educacional. Afinal, ela impede que nossa visão sobre este conceito seja limitado a:
		
	
	Pensar que só a escola pública tem condições de oferecer as multimídias.
	
	Comparar alunos da instituição pública e privada, desvalorizando o potencial cognitivo dos primeiros, em detrimento aos segundos.
	 
	Utilização da Informática nas escolas, particularmente no que concerne aos Laboratórios de Informática.
	
	Valorização da utilização de ferramentas como TV na escola, completamente ultrapassada e sem valor pedagógico.
	
	Pensar que as escolas públicas não têm condições de oferecer uma infraestrutura na área de informática a seus alunos.
	
	 
	Ref.: 2014027036808a Questão
	
	
	
	
	Qual a diferença entre a interatividade física e virtual nas propostas educativas com uso da internet?
		
	
	São ambientes diferentes de interatividade.
	 
	A interatividade ocorre de acordo com a característica, a virtual é uma simulação do computador com o usuário e a físico é apenas uma animação demonstrando como realizar fisicamente.
	 
	A interatividade ocorre com um apresentação do computador e a outra do apresentador.
	
	Ambas são disponibilizadas na internet, e a interatividade difere do meio digital.
	
	A interatividade difere sendo um simulador virtual e o outro simulador físico.

Continue navegando