Buscar

Simulados Hospitalar

Prévia do material em texto

Qual comissão tem como objetivo assegurar a disponibilidade de medicamentos mais necessários para o tratamento dos pacientes assistidos pelo hospital e promover o seu uso racional?
		
	
	Diretrizes e planejamento
	 
	Farmácia e terapêutica
	
	Padronização de medicamentos
	
	e) Planejamento e compras
	
	Infecção hospitalar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502476515)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Shapiro, 1983, estudou o impacto da antibioticoterapia profilática nas taxas de contaminação de feridas cirúrgicas, de pacientes submetidas a histerectomia abdominal. A ausência de profilaxia cirúrgica implicou maior permanência hospitalar e maiores custos com diagnóstico e tratamento. O autor analisou os custos associados à ocorrência de infecções e comparou-os às despesas da implantação de um programa de profilaxia cirúrgica no hospital. Concluiu que a implantação de um protocolo de antibiótico profilaxia cirúrgica gera uma economia de US$100 por cada paciente operado no hospital estudado. Qual análise farmacoeconômica empregada nesse estudo foi realizada neste caso?
		
	
	Custo-minimização
	
	Custo-Utilidade
	 
	Custo-benefício
	
	Custo-efetividade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502476529)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação aos critérios utilizados para a realização adequada de uma seleção de medicamentos no ambiente hospitalar, o procedimento mais adequado é:
		
	 
	Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação de faixa etária.
	
	Evitar considerar as necessidades epidemiológicas da população atendida, para não induzir a escolha equivocada dos medicamentos a serem padronizados no hospital.
	
	Incluir medicamentos de comprovada eficácia terapêutica, baseando-se na literatura disponibilizada pela indústria farmacêutica.
	
	Eleger novos antibióticos para o tratamento de infecções causadas por microorganismos não resistentes a antibióticos padronizados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502476197)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das afirmativas a seguir não diz corretamente as competências e os critérios utilizados pela Comissão de padronização de Medicamentos (COP)?
		
	 
	b) Estabelecer normas para importar exportar ou reimportar medicamentos
	
	e) Agrupar os medicamentos por grupo farmacológico para facilitar comparações.
	
	c) Com o corpo clínico pesquisar quais as necessidades básicas de medicamentos.
	
	d) Analisar as características da população que se destinará a padronização
	
	a) Estudar todos os medicamentos sob todos os aspectos, com o clínico, o biofarmacocínetico e o químico, o comercial entre outros.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502476512)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A seleção de medicamentos deve ser um processo dinâmico, continuo, multidisciplinar e participativo. A adesão a lista final depende, em muito, de seu processo de elaboração. Os profissionais da equipe de saúde, principalmente os prescritores e enfermeiros, devem ser incentivados a participar desse processo. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia largamente adotada para possibilitar a participação desses atores.
		
	 
	Formulário de inclusão e exclusão de medicamentos.
	
	Solicitação de uso.
	
	Pedido diário de medicamentos.
	
	Justificativa de uso.
	
	
	1a Questão (Ref.:201503060757)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - A dispensação de medicamentos tem como objetivo garantir a entrega do medicamento correto ao usuário, na dosagem e quantidade prescrita, com instruções suficientes para seu uso correto e seu acondicionamento, de modo a assegurar a qualidade do produto. É um dos elementos vitais para o uso racional de medicamentos. II - A atuação do farmacêutico deve contribuir para aumentar a qualidade da Assistência Farmacêutica e a resolubilidade das ações de saúde. Para que isto ocorra é fundamental que esse profissional desenvolva todas as ações da assistência farmacêutica, pois estas jamais poderão ser delegadas a outros profissionais de saúde. III - É fundamental que o farmacêutico compreenda o entendimento das ações e o significado da Assistência Farmacêutica para os profissionais de saúde e forneça os conhecimentos necessários para transmitir a sua dimensão integral para, em conjunto com a equipe multiprofissional, buscar identificar os problemas, hierarquizá-los, estabelecer prioridades, definir as estratégicas e ações para intervenção e os obstáculos a serem superados, a fim de atingir a situação ideal. IV - É necessário para o planejamento de ações da Assistência Farmacêutica, estabelecer critérios de acompanhamento e avaliação para identificar de forma continuada se os objetivos e metas estão sendo atingidos e, posteriormente, avaliar os resultados por meio de indicadores preestabelecidos V - A Assistência Farmacêutica deve ser entendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, tendo como alguns dos seus eixos estratégicos a manutenção, a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica na rede pública de saúde e a qualificação de recursos humanos, bem como a centralização das ações.
		
	 
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e V
	
	Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502476513)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A aquisição de medicamentos é uma das etapas do gerenciamento de materiais. A licitação e o procedimento administrativo mediante o qual a administração publica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Julgue as afirmativas a seguir. a. As aquisições de medicamentos, sob qualquer modalidade de compra, e as prescrições médicas e odontológicas de medicamentos, no âmbito do Sistema Único de Saúde ¿ SUS, não necessitam adotar preferencialmente a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI). b. A igualdade entre os licitantes e um dos princípios irrelegáveis num processo de licitação publica. c. A dispensa de licitação é realizada para aquisições de medicamentos dos laboratórios oficiais. d. A inexigibilidade é utilizada quando os medicamentos são fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo.
		
	 
	F,F,F,F
	 
	V,V,V,V.
	 
	F,V.F,V.
	 
	F, V,V,V.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502476201)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A seleção adequada é fundamental para todo o funcionamento da farmácia hospitalar. Qual afirmativa que é um critério para a correta seleção de medicamentos?
		
	
	a) Utilização de denomições para especialidades farmacêuticas
	
	b) Inclusão de associações fixas, para maior comodidade posológica
	
	c) Inclusão de medicamentos representantes de cada categoria farmacológica
	 
	e) Eleger, dentre os medicamentos de mesma indicação e eficácia, aquele de menor toxicidade
	
	d) Priorizar medicamentos que proporcionem facilidade de conversão de forma farmacêutica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503327049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada nocteorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
 
Segundo a classificação ABC, citada no texto, é correto afirmar que elementos classe B:
		
	
	representam os 80% dos elementos implicados.
	 
	representam itens de valores intermediários.
	
	representam apenas os insumos farmacêuticos.
	
	não podem ser classificadosquanto ao custo, pelo seu baixo valor.
	
	são estatisticamente inviáveis de cálculo devido ao seu alto valor.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503459431)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em qual sistema de distribuição de doses o custo inicial é mais caro, mas quando comparado ao gasto com mão de obra e erros de medicação se torna mais barato, além de reduzir o tempo da equipe de enfermagem? Marque a alternativa correta.
		
	 
	dose unitária
	
	dose individualizada indireta
	
	dose individualiza direta
	
	dose mista
	
	dose coletiva;
	Analise as afirmativas abaixo: I. A distribuição de materiais é feita por meio de sistemas próprios, os quais diferem dos sistemas de distribuição de medicamentos, como as doses coletiva, individualizada e unitária. II. Em relação ao tempo de preparo de doses gasto pela enfermagem, as distribuições por dose individualizada ou por dose unitária concorrem igualmente para redução desse tempo. III. Comparada aos sistemas de distribuição por dose coletiva e dose individualizada, a dose unitária é aquela que apresenta maior redução de custos, pois nesse sistema, os estoques de medicamentos nas unidades de internação são reduzidos ao mínimo. Estão corretas:
		
	 
	I e III.
	 
	I, II, III.
	 
	III.
	 
	Nenhuma
	 
	I e II.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503327046)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A classificação pela Curva ABC ou 80-20 é baseada no teorema do economista Wilfredo Pareto, desenvolvido logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um estudo sobre a renda e a riqueza, ele observou uma pequena parcela da população (20%), que concentrava a maior parte da riqueza (80%).
Fonte: Sforsin et al. Pharmacia Brasileira vol.85 (nº16),2012.
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são, normalmente, adquiridos:
		
	 
	em maior número.
	
	com baixo custo.
	
	sem necessidade
	
	aleatoriamente.
	 
	em menor número.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503385884)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) deve-se considerar alguns acessórios para a sua manutenção e organização, avalie as afirmações a seguir.
I - Os medicamentos armazenados na Central de Abastecimento Farmacêutico devem seguir um empilhamento máximo de acordo com as instruções presentes em cada caixa para evitar avaria dos produtos.
II - Os medicamentos armazenados na Central de Abastecimento Farmacêutico devem seguir um empilhamento máximo de acordo com a RDC 50/2002.
III - Os medicamentos armazenados nas estantes ou prateleiras devem manter uma distância mínima das paredes de 30 cm, estar próximas a janelas, favorecendo a luz e ventilação natural.
IV - De acordo com a demanda do hospital, em situações de ressuprimento de materiais, onde se tem um aumento do estoque na Central de Abastecimento Farmacêutico, as caixas podem ser colocadas diretamente no piso desde que não ultrapasse o empilhamento máximo e mantenha uma distância mínima de 50 cm do teto.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II e IV.
	 
	I.
	
	III.
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503352630)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), um técnico em farmácia acaba de ser contratado e você farmacêutico precisa orientar esse colaborador sobre o sistema de armazenagem de medicamentos. Portanto, marque qual o sistema de armazenamento deve ser utilizado, visando à menor possibilidade de perda dos mesmos.
		
	
	FIFO, First in, first out;
	 
	FEFO, First expirid, first out;
	
	PCPS, Primeiro que chega, primeiro que sai;
	
	PCOPS, Primeiro que compra, primeiro que sai
	
	PEPS, primeiro que entra primeiro que sai;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502476256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A distribuição unitária consiste a entrega do medicamento pronto para a sua administração, considerando essa afirmação, qual das características a seguir é básica para o SDMU?
		
	
	c) Comissão de Farmacovigilância
	
	e) Rotina do serviço médico
	 
	d) Horários de ministração da dose
	
	b) Comissão de Nutrição Parenteral
	
	a) Transcrição da prescrição médica
	
	1a Questão (Ref.:201505268792)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A dispensação é ato privativo do farmacêutico. Defina o conceito de dispensação:
		
	
	É o ato farmacêutico  de comprar medicamentos que serão utilizados no SUS
	
	É o ato farmacêutico de entregar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente sem a prescrição, pois só é realizado para os medicamentos isentos de prescrição. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.
	
	É o ato farmacêutico de entregar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico não deve orientar o paciente, pois isso não é função do farmacêutico.
	
	É o ato farmacêutico de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, com somente a remuneração adequada.
	 
	É o ato farmacêutico de entregar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma prescrição elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505268814)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Como verificar a adesão do paciente ao tratamento prescrito?
		
	 
	Pelo método Direto:técnicas analíticas e Indireto:entrevistas e contagem das unidades de medicamentos que os pacientes ainda possuem
	
	Pelo método Direto:técnicas interpretação por imagem e Indireto:entrevistas e contagem das unidades de medicamentos que os pacientes ainda possuem
	
	Pelo método Direto:técnicas analíticas
	 
	Pelo método Indireto:entrevistas e contagem das unidades de medicamentos que os pacientes ainda possuem
	
	Pelo método Direto: entrevistas e contagem das unidades de medicamentos que os pacientes ainda possuem e Indireto: técnicas analíticas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502971918)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a primeira coluna de acordo com a segunda e posteriormente marque a alternativa CORRETA. 1) Farmacovigilância 2) Evento sentinela 3) Evento adverso 4) Reação adversa 5) Erros de medicação 6) Assistência Farmacêutica 7) Farmácia Clinica 8)Atenção farmacêutica ( ) É compreendido como ¿qualquer ocorrência clinica desfavorável que resulta em morte, ameaça ou risco de vida; hospitalização ou prolongamento de uma hospitalização preexistente, excetuando-se as cirurgias eletivas e as internações previstas em protocolo; incapacidade persistente ou significativa; anomalia congênita ou defeito de nascimento; e ocorrência clinica significativa. ( ) Qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresenta após a administração de medicamentos, normalmente utilizados no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou com o objetivo de modificar uma função biológica. ( ) Qualquer evento imprevisto que pode resultar em dano para os clientes externos e internos da Organização prestadora de Serviços de saúde. A ocorrência é interpretada como um sinal de que a qualidade dos serviços pode estar necessitando de melhoria e conseqüentemente, estruturas e processos assistenciais estejam causando ou aumentando risco de dano aos clientes. ( ) Qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado de medicamento independentemente do risco de lesar ou não o paciente, não importando se o medicamento está sob o controle de profissionais de saúde ou do paciente/consumidor ( ) Consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensãoe prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos. ( ) Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, na promoção e na recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde. ( ) Elaborar o perfil farmacoterapeutico dos pacientes internados ou ambulatoriais, visando avaliar a adequação do tratamento prescrito detectar interações medicamentosas e verificar a adesão do paciente ao esquema terapêutico. ( ) Conjunto de ações e serviços relacionados com o medicamento, destinado a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.
		
	 
	2, 4, 3, 5, 1, 7, 8, 6
	
	4, 3, 2, 1, 5, 7, 6, 8
	
	2, 3, 4, 6, 5, 1, 7, 8
	 
	3, 4, 2, 5, 1, 8, 7, 6
	
	3, 2, 4, 6, 1, 8, 7, 5
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505268807)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Quais as etapas em que consistem a dispensação de medicamentos?
		
	
	Recebimento; Interpretação,verificando sua adequação ao paciente; Fornecer informações básicas sobre o uso racional dos medicamentos;  Registro do atendimento.
	 
	Recebimento; Interpretação,verificando sua adequação ao paciente; Aviamento dos medicamentos (Quantidade em função da posologia e duração do tratamento); entrega dos medicamentos segundo normas e procedimentos estabelecidos; Fornecer informações básicas sobre o uso racional dos medicamentos;  Registro do atendimento.
	 
	Recebimento; Interpretação,verificando sua adequação ao paciente; Aviamento dos medicamentos (Quantidade em função da posologia e duração do tratamento); entrega dos medicamentos segundo normas e procedimentos estabelecidos; Fornecer informações básicas sobre o uso racional dos medicamentos;  
	
	Recebimento; Interpretação,verificando sua adequação ao paciente; Aviamento dos medicamentos considerando o que o paciente deseja e não a posologia adequada; entrega dos medicamentos segundo normas e procedimentos estabelecidos; Fornecer informações básicas sobre o uso racional dos medicamentos;  Registro do atendimento.
	
	Entrega dos medicamentos segundo normas e procedimentos estabelecidos; Fornecer informações básicas sobre o uso racional dos medicamentos;  Não é necessário o registro do atendimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502476262)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Reação Adversa a Medicamento é qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente após administração das doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade. Os procedimentos com finalidade de tectar, registrar e avaliar, de forma sistemática as reações adversas de medicamentos chama-se:
		
	
	d) Farmacoepidemiologia
	
	a) Farmacoeconomia
	
	b) Farmácia clínica
	 
	c) Farmacovigilância

Continue navegando