Buscar

discursiva pesquisa e pratica

Prévia do material em texto

Nota: 84
Disciplina(s):
Currículo Escolar
Pesquisa Prática Profissional: A Escola
Questão 1/5
(...) temos convicção de que indicadores de avaliação institucional existem muitos e variados, de acordo com a realidade administrativa e acadêmica de cada IES. O que muitas vezes deixa a desejar é o insuficiente entendimento por parte dos responsáveis institucionais a respeito dos seus reais objetivos e, o que é muitas vezes ainda mais deplorável, a incapacidade do seu emprego para o fim a que foram elaborados e destinados.
BOTH, Ivo José. Avaliação: ‘voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012. (p. 198)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a avaliação institucional numa perspectiva transformadora como estratégia de gestão escolar para a melhoria das instituições de ensino.
Nota: 16.0
A avaliação institucional deve ser concebida como estratégia de melhoria da escola, sem punição, com a participação de todos, de forma democrática. É um processo de aprendizagem para todos que fazem parte da dinâmica da instituição de ensino (p. 76)
Resposta:
A avaliação institucional é importante, através dela pode-se perceber se realmente os objetivos propostos pela instituição estão sendo cumpridos, sendo que muitas vezes as instituições de ensino deixam a desejar
Questão 2/5
“A Pedagogia de Paulo Freire inspirou os principais programas de Alfabetização e Educação Popular no início dos anos 60. Seu legado teórico e prático é uma referência internacional na área da educação. Criou um novo paradigma pedagógico para a Alfabetização e para a Educação de Adultos. Paulo Freire elaborou uma proposta de Alfabetização de Adultos conscientizadora, cujo princípio básico era ‘a leitura do mundo precede a leitura da palavra’ levando o educando a assumir-se como sujeito de sua aprendizagem” SOUZA, Paulo Renato in BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.
 
Após a leitura atenta do texto explique quais aspectos tornaram a proposta pedagógica de Paulo Freire tão importante para a educação brasileira.
Nota: 20.0
O aluno deve elencar aspectos relevantes da obra de Paulo Freire, como:
Apresentou um esforço em prol da transformação dos preceitos de sociedade e educação;
Visou à formação de um aluno que reflita a sua realidade, distanciando-se da consciência ingênua e mágica para se aproximar da compreensão das relações de poder e de ideologias que subsidiam ocultamente as relações sociais;
Propôs que a educação deveria ter uma postura politizadora, viabilizando aos educandos a compreensão crítica da realidade; Seu método foi além do conteúdo oficial e se aproxima da realidade do aluno, sendo a prática pedagógica organizada com base na vivência do aluno;
Visou à emancipação do sujeito a partir da conscientização e da politização, para assim ele superar as formas de opressão, o que leva o educando a transformar a realidade do seu grupo e a sua própria. (LIVRO-BASE, p. 87-88)
Resposta:
Paulo freire com sua pedagogia inspirou os programas de alfabetização, em sua proposta ele elaborou uma alfabetização que levava o aluno a tornar-se sujeito consciente de sua aprendizagem, tornando-se um sujeito critico e autônomo.
Questão 3/5
A democratização educacional brasileira guarda estreita relações com o projeto político-pedagógico das escolas. Segundo Veiga,
“Compreender a educação que se teve, em particular a partir do período republicano desde 1889, bem como amparar-se nas estatísticas recentes, é exercício balizador para a construção de uma educação que se quer. E ai se ancora a significação do projeto políticopedagógico.”
VEIGA, Ilma (org.). Quem Sabe Faz a Hora de Construir O Projeto Político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 13.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro-texto e nas aulas, explique o que é o Projeto Político Pedagógico.
Nota: 16.0
O PPP é o norte do trabalho educativo, é toda organização existente no âmbito escolar, refletida e elaborada a partir de uma reflexão do seu cotidiano, não sendo um documento restrito a coordenação da escola, não cumprindo somente uma exigência legal, mas caracterizando uma necessidade para um bom andamento do trabalho. Envolve toda a comunidade escolar, por isso sua construção requer uma ruptura com a hierarquização e a centralização de poderes (LIVRO BASE, p. 173-174).
Resposta:
O projeto político pedagógico das escolas tem que ser elaborado de forma participativa ou seja com a participação, do diretor, do pedagogo, dos professores, pais, comunidade, é nele que estará expresso os objetivos da instituição, quem vão atender, que tipo de sujeito querem formar.
Questão 4/5
 
O professor é um dos atores que propiciam aos alunos o desenvolvimento, promovendo o saber científico. De acordo com os conteúdos abordados nas teleaulas e no livro base da disciplina, discorra sobre o trabalho do professor.
 
Nota: 16.0
A tarefa principal do professor é o ensino. Assim, o professor é um profissional cuja formação lhe permite promover o ensinoaprendizagem por meio do conhecimento. Para que o professor tenha um bom desempenho profissional, é necessário que: tenha formação inicial e esteja vinculado a iniciativas de formação continuada, receba remuneração que lhe permita ascensão, em especial , intelectual, tenha boas condições de trabalho, possua comportamento ético, político e responsável, domine a matéria e os métodos de ensino, participe da construção do PPP da instituição de que faz parte, respeite a cultura dos seus alunos, seja assíduo, tenha disciplina na organização de suas aulas (p. 27).
Resposta:
O professor é o responsável para transmitir o conhecimento ciêntífico para o aluno. Deve participar de formação continuada ou seja estar sempre a procura de novos conhecimentos, novos métodos para atingir seus objetivos ao preparar seu plano de aula, se auto avaliando sempre, no que deu errado e no que deu certo ao transmitir o conteúdo, se seu aluno assimilou ou não e caso o seu aluno não conseguir assimilar o conteúdo deve procurar outros meios para atingir seu objetivo.
Questão 5/5
A ação do pedagogo na escola se justifica na medida em que ele atua não apenas no ato de acompanhar e controlar o trabalho dos professores, mas acima de tudo, como o articulador no projeto político pedagógico. Nesse último processo, ele organiza o trabalho no espaço mais amplo da escola e contribui, desta forma, para a construção de um trabalho coletivo com significação para o processo ensino-aprendizagem.
 BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.54) 
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função do pedagogo no trabalho escolar.
Nota: 16.0
O papel do pedagogo é de grande importância para o encaminhamento da organização escolar, pois ele é um dos principais interlocutores da função pedagógica da escola, nos contextos das relações educativas. É o pedagogo quem media como profissional da educação, a organização escolar e o trabalho docente, garantindo, assim, elementos e contextos propícios para o alcance dos objetivos pedagógicos da educação proposta no projeto da escola (p. 134)
Resposta:
A função do pedagogo na escola é fundamental pois deve participar da elaboração do projeto político pedagógico, acompanhar o trabalho dos professores estando atento se o professor realmente esta trabalhando conforme os objetivos da instituição, dando suporte pedagógico e orientando os professores ou seja tendo o papel de controlador do trabalho do professor. O pedagogo no exercício de sua função fica encarregado do conselho de classe,das reuniões pedagógicas com os pais contribuindo assim para a construção de um trabalho coletivo para atingir os objetivos no processo ensino aprendizagem.

Continue navegando