Buscar

Exercício_Diagrama de classe_Uezo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Modelagem: Diagrama de Classe
Mini- Mundo: Distribuição de Remédios
Suponha que um posto de saúde conceda remédios gratuitamente à população carente de determinado município. Para conseguir um remédio, o cidadão faz uma solicitação que contém o(s) remédio(s) desejado(s), assim como a quantidade de cada um(ex: 2 caixas, 5 ampolas, etc). Antes da solicitação ser feita, é indispensável que o cidadão esteja associado a uma Associação de Moradores que poderá verificar, através de sua renda mensal, se ele atende às condições para receber gratuitamente os remédios. É importante salientar que os remédios são agrupados por categorias (ex: remédio para coração, remédio para intestino, etc, etc), de modo que a direção do posto possa saber, para qualquer período, quantos remédios foram solicitados por categoria. Além disso, a direção do posto tem condições de saber qual foi a associação de moradores que fez o maior número de solicitações (ou, em outras palavras, a que teve mais moradores que solicitaram remédios).
 
2) Mini Mundo: Concurso Público
O Governo do Estado do Rio de Janeiro deseja elaborar um Sistema para efetuar um controle dos Concursos Públicos por ele efetuado, promovendo concursos para preencher vagas em diversos distritos do estado. No controle de cada um dos concursos públicos, serão necessários os registros do nome da empresa ou do órgão governamental, número do edital de convocação, as datas de início e término de inscrição, data de início para realização do concurso, percentual mínimo de acertos para o referido concurso e o status do concurso”. Os candidatos se inscrevem nos concursos, com a finalidade de preencher as vagas oferecidas, as informações dos candidatos são: Nome, endereço, telefone e cpf (outras informações serão coletadas no caso de aprovação dos candidatos). As vagas são para suprir deficiências em determinados cargos públicos, que são identificados pelo código do cargo, nome do cargo, a especialização necessária para cada cargo, nível de escolaridade necessário, quantidade de pontos mínimo obtido nas provas do concurso e também o valor da taxa que é variável para os diversos cargos existentes. O distrito possui vagas nos cargos que os candidatos concorrerão, controla-se o código e o nome de cada um deles.
3) Mini-Mundo: KH Domestica
A firma “K. H. Doméstica” presta serviços de limpeza e deseja um sistema autorizado que cuide, principalmente, de alocação dos empregados aos períodos de serviço feitos pelos clientes e de possíveis críticas no momento da alocação. 
O cliente telefone para a firma e faz um pedido de serviço. Neste momento a atendente verifica no cadastro se ele já é um cliente da firma; caso não seja, ela cadastra-o solicitando: CNPJ. Razão Social, Endereço e Telefone, se for pessoa jurídica, ou CPF, Nome, Endereço e Telefone, se for pessoa Física. A firma atribui um código próprio para identificar qualquer um dos seus clientes. 
Estando o cliente devidamente cadastrado, a atendente abre um bloco de pedidos e preenche um “Pedido de Serviços”, anotando: o nome do cliente, a data da abertura, a data para realização dos serviços, o local onde deverá ser realizado, e uma realização dos serviços que o cliente quer que seja executado naquele local, com a respectiva metragem quadrada de cada um. A atendente consulta uma tabela de serviços (códigos do serviço, descrição, valor por m2, duração por m2) e anota no pedido a duração e o valor, unitário e total dos serviços. Após o preenchimento do pedido, a atendente informa ao cliente o número do seu pedido, o valor total a ser pago e a duração máxima para o término dos serviços, supondo que serão executados em seqüências. 
Todo empregado está habilitado a executar algum tipo de serviço de limpeza porém, apesar do treinamento fornecido, nem todos os empregados podem executar todos os tipos de serviços. Caso a firma não possua nenhum empregado habilitado para a execução de um tipo dês serviços que deverá ser prestado a um pedido, antes da realização é providenciado um treinamento e, posteriormente, um empregado é alocado ao pedido. No momento de alocar cada empregado que irá atender ao pedido, é verificado se ele não está alocado em outro pedido no momento de sua realização, e se ele está habilitado para algum dos serviços exigidos no pedido (se não estiver habilitado, não pode ser alocado). 
A alocação dos empregados ao pedido é considerada completa se existir para cada tipo de serviço exigido no pedido, pelo menos um empregado habilitado alocado ao pedido. “Qual empregado” vai executar “qual serviço do pedido”, é decidido pela própria equipe no momento da realização, e não temos interesse em registrar. 
O sistema deverá ser capaz de informar, dentro outras coisas: 
a) Relatório dos pedidos com alocação incompleta, imprimindo para cada alocação incompleta, o número do pedido, código do cliente, nome ou razão social do cliente, data da realização e uma relação de todos os serviços exigidos com sua respectiva metragem quadrada. 
	b) A relação de todos os empregados (matricula e nome) que tenham habilitação em um determinado tipo de serviços e que não estão alocados a (trabalhando em) um pedido, em uma determinada data.
4) Mini- Mundo: 
Imagine uma empresa que precisa ter acesso às informações de seus funcionários. Esta empresa possui opções para concessão de 8 diferentes planos de saúde aos seus funcionários, sendo que cada um deles deve optar por um desses planos e a empresa deve ter condições, a qualquer momento, de saber a qual plano cada funcionário pertence. Esta empresa também possui várias filiais e cada uma destas filiais possui vários investidores do mercado, sendo que um mesmo investidor pode investir em várias filiais ao mesmo tempo. Elabore o modelo conceitual, assumindo que são necessárias as seguintes informações pela gerência da organização:
Dependentes por funcionário
Quantos funcionários escolheram determinado plano de saúde
Investimentos realizados por investidor e por filial
Total de funcionários por filial
Quais funcionários são gerenciados por determinado gerente (que claro, também é funcionário)
Total de funcionários por nível de formação (1o. grau, 2o. grau, 3o. grau, pós-graduação, mestrado,...)
Total de funcionários por área de formação principal (informática, administração,...)
Obs: a área de formação principal, como o próprio nome diz, é a principal, portanto deve ser única para cada funcionário.
5) Mini-Mundo: Restaurante:
Um restaurante necessita automatizar algumas de suas atividades. Desta forma, solicitou um sistema para controlar o pedido das encomendas feitas pelos clientes, a parte do fornecimento e compra de ingredientes para a confecção dos pratos. Toda encomenda feita pelo cliente, naturalmente, possui um número para identificá-la. Ao fazer uma encomenda, o cliente informa seu nome, endereço, telefone e os pratos que deseja, com as respectivas quantidades. Por exemplo, a encomenda 100 do cliente Pedro é constituída de 3 saladas mistas e 2 frangos grelhados. Cada prato possui o seu preço unitário. 
	Um dos objetivos do sistema é registrar para cada prato, os ingredientes que o compõem, com as respectivas quantidades. Ou seja, um pudim é composto de duas latas de leite condensado. Outro objetivo é gerar uma listagem, contendo para cada fornecedor, os ingredientes que fornece. Também interessa que seja gerado um relatório contendo para cada encomenda: o nome do cliente, o endereço, o telefone e os pratos pedidos com as respectivas quantidades e preços. 
	O sistema deve registrar a compra de ingredientes, guardando o número da nota fiscal, a quantidade comprada de cada ingrediente, a data de compra e o nome do fornecedor, a fim de contabilizar o custo com a compra de ingredientes.
6) O Governo do Estado do Rio de Janeiro deseja elaborar um Sistema para efetuar um controle dos Concursos Públicos por ele efetuado, promovendo concursos para preencher vagas em diversos distritosdo estado. No controle de cada um dos concursos públicos, serão necessários os registros do nome da empresa ou do órgão governamental, número do edital de convocação, as datas de início e término de inscrição, data de início para realização do concurso, percentual mínimo de acertos para o referido concurso e o status do concurso”. Os candidatos se inscrevem nos concursos, com a finalidade de preencher as vagas oferecidas, as informações dos candidatos são: Nome, endereço, telefone e cpf (outras informações serão coletadas no caso de aprovação dos candidatos). As vagas são para suprir deficiências em determinados cargos públicos, que são identificados pelo código do cargo, nome do cargo, a especialização necessária para cada cargo, nível de escolaridade necessário, quantidade de pontos mínimo obtido nas provas do concurso e também o valor da taxa que é variável para os diversos cargos existentes. O distrito possui vagas nos cargos que os candidatos concorrerão, controla-se o código e o nome de cada um deles.

Continue navegando