Buscar

ORIGEM DA MATEMÁTICA NO EGITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - SISTEMA DE NUMERAÇÃO NO EGITO
2 - A IMPORTÂNCIA DAS PIRÂMIDES NA CONSTRUÇÃO DE IDEAIS
A construção das pirâmides do antigo Egito também é um exemplo da grande contribuição dada pelos povos africanos à engenharia e à arquitetura. A matemática envolvida nessas construções é realmente impressionante. O uso de coordenadas retangulares para desenhar curvas e a precisão aplicada no traçado de ângulos demonstra o avançado estágio da matemática nesse país africano.Isso nos faz refletir sobre a apropriação ou o crédito que é dado aos gregos, como Pitágoras e outros, a respeito do pioneirismo do desenvolvimento do conhecimento matemático da geometria.
3 - OS PAPIROS DESENVOLVIDOS PELOS EGÍPCIOS
Quase tudo o que se sabe sobre a Matemática dos antigos egípcios, se baseia em dois grandes papiros: o Papiro de Rhind e o Papiro de Moscou. Estes são compostos por exposições de problemas e suas resoluções. Foram por meio desses papiros que os cientistas compreenderam o sistema de numeração egípcia.
4 - A GEOMETRIA EGÍPCIA
No Antigo Egito, há mais de 4.500 anos, a geometria já era usada nas situações de medição de terras. As terras às margens do Rio Nilo eram divididas para o cultivo. Todo ano, o rio transbordava, e a cada vez que isso ocorria, elas tinham que ser medidas e desmarcadas novamente. Naquela época, a marcação de um canto reto já era feita usando triângulos. A matemática surgiu de necessidades básicas, em especial da necessidade econômica de contabilizar diversos tipos de objetos. De forma semelhante, a origem geometria (do grego geo = terra + metria = medir, ou seja, medir terra) está intimamente ligada a necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina.
5 - A CONTRIBUIÇÃO DOS EGÍPCIOS NA MATEMÁTICA
Os Egípcios tiveram grande importância para o desenvolvimento da Matemática, pois foram eles quem criaram os primeiros símbolos para representar números. As pedras foram muito importante para a contribuição, a principal delas, chamada de Pedra Rosetta, encontrada em 1799 e que continha importantes informações a respeito dos números. Havia nela uma numeração que baseava-se no sistema decimal. Determinados símbolos indicavam valores de 10, 100, 1000, 10.000 e 100.000. Por repetição desses símbolos, escrevia-se o número desejado. Devido as grandes enchentes que ocorriam de julho a outubro, todos os anos as terras de cada produtor precisavam ser demarcadas para uma correta cobrança de tributos (trigo e gado)correspondente às terras efetivamente utilizadas. O procedimento para a medição contava com os chamados “puxadores de cordas”, os “harpedonaptas” (KARLSON,1961,p.83). A medição utilizava o método que mais tarde viria a ser chamado de Teorema de Pitágoras. Consistia em uma corda com nós, formando triângulos retângulos de lados 3, 4 e 5. Com estes triângulos, eram formatados os retângulos correspondentes às áreas. A operação aritmética fundamental no Egito era a adição. A multiplicação e divisão eram efetuadas no tempo de Ahmes por sucessivas duplações. Na divisão, inverte-se o processo de “duplação”: o divisor é dobrado sucessivamente ao invés do multiplicando.
6 - A ORIGEM DA MATEMÁTICA NO EGITO
Por volta do ano 3000 a.C. o Egito transformou-se numa nação única. Foi o desenvolvimento da agricultura, que decorreu nesse período, que levou, por sua vez, à necessidade de se saber os meses da estação das enchentes do Nilo, e consequentemente à elaboração de um calendário. O estudo da astronomia deu resposta a esta necessidade.Não podemos dizer ao certo quais foram os primeiros indícios da existência da Matemática no Egito, uma vez que o material no qual possivelmente existiriam escritas anteriores às mais antigas encontradas, pode não ter resistido à força do tempo. 
7- OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DE HOJE QUE FORAM INVENTADOS OU TRABALHADOS PELOS EGÍPCIOS
Papiro de Rhind ou papiro de Ahmes é um documento egípcio de cerca de 1 650 a.C., onde um escriba de nome Ahmes detalha a solução de 85 problemas de aritmética, frações, cálculo de áreas,  volumes, progressões,  repartições proporcionais,  regra de três simples, equações lineares, trigonometria básica e geometria. É um dos mais famosos antigos documentos matemáticos que chegaram aos dias de hoje, juntamente com o Papiro de Moscou.No acervo do Museu britânico permanecem até os dias atuais duas de suas terças partes (ditas "livros"). Trata-se dos Livros I (40 problemas algébricos) e II (20 problemas de geometria e medições). A terceira parte, Livro III (14 multiplicações, frações e progressões) é composta por hoje vários fragmentos e se encontra no Museu do Brooklin, New York. As peças são muito sensíveis à luminosidade e à umidade, ficando em áreas protegidas desses museus.O papiro nos mostra ainda como os egípcios dividiam, extraíam raízes quadradas, e resolviam equações lineares.Fizeram também trabalho interessante com progressões aritméticas.

Continue navegando