Buscar

ORÇAMENTO EMPRESARIA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
AULA 03 MONTEGEM DE ORÇAMENTO DE VENDAS
OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1- Conhecer os critérios de detalhamento do plano de vendas;
2- Entender as políticas fundamentais do plano de vendas;
3- Aprender os métodos de estimação;
4- Conhecer a resultante esperada na construção do orçamento de vendas;
5- Obter quantidade, preço e impostos sobre vendas e a receita bruta e receita líquida estimadas.
INTRODUÇÃO
Nesta aula, será elaborada a montagem do Orçamento de Vendas utilizando dados do plano de vendas e de marketing como: critérios de detalhamento do plano de vendas, políticas fundamentais do plano de vendas, métodos de estimação. A resultante esperada na construção do orçamento de vendas. Obter quantidade, preço e impostos sobre vendas e a receita bruta e receita líquida estimadas.
Para começar essa aula, vamos entender o que é Orçamento Operacional
Pode-se entender como orçamento operacional aquele que se preocupa com as atividades geradoras de renda de uma empresa, como por exemplo: vender, produzir e manter níveis de estoque de produtos acabados. O resultado final de um orçamento operacional é uma demonstração do resultado proforma ou orçado.  
 
O orçamento operacional, como ferramenta de controle de gestão, pode gerar efetividade de ações, inserindo na análise orçamentária as estratégias da organização e ainda os aspectos comportamentais envolvidos no processo. 
 
Como principal resultado, se o orçamento empresarial for utilizado isoladamente como instrumento de controle de gestão, apresenta diversas restrições quanto a sua eficácia, como o fato do atendimento das metas orçadas representarem o principal parâmetro para avaliação de desempenho em detrimento ao atendimento do planejamento estratégico em longo prazo.
ORÇAMENTO DE VENDAS
O orçamento de vendas estima as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar, define o preço a ser praticado, impostos incidentes e a receita a ser gerada, como também pode imbuir a quantidade de clientes a serem atendidos, as condições básicas dessa venda, a vista ou a prazo, entre outras informações. 
Geralmente,  o orçamento de vendas serve de base para as outras peças orçamentárias, por isso, se suas estimativas não forem precisas podem inviabilizar o controle orçamentário como um todo.
De maneira geral, a elaboração de um orçamento ocorre a cada período de doze meses e esse calendário pode ser alterado conforme as necessidades da empresa. Caso o orçamento compreenda o período do ano civil, ou seja, o prazo entre 1º de janeiro a 31 de dezembro, normalmente costuma-se iniciar o processo de elaboração com três meses de antecedência.
Para melhorar a gestão, as organizações determinam a previsão do volume de vendas com a elaboração do orçamento de vendas
Vejamos alguns exemplos
Um time de futebol profissional precisa prever o número de torcedores que assistem aos jogos no estádio ou pela televisão, a cada campeonato.
Plano de marketing
Com relação ao plano de marketing que será a base de construção do orçamento de vendas, temos algumas características...
O plano de venda divide-se em ...
• Plano de venda dos serviços e produtos;
• Plano de propaganda e publicidade;
• Plano de despesas comerciais.
 
A parte mais importante diz respeito ao plano de vendas. As demais existem para suportá-lo.
Com relação ao plano de marketing que será a base de construção do orçamento de vendas, temos algumas características...

Outros materiais