Buscar

NOVOS FORMATOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sabe-se que o atual panorama educacional vem sofrendo diversas transformações, principalmente no que diz respeito às metodologias de ensino, pois, novos formatos educacionais, através das redes sociais vêm contribuindo notadamente para inovar as práticas pedagógicas que objetivam envolver os alunos com dinamicidade. Aliado às novas metodologias de inclusão digital, o uso destas novas mídias no ambiente formal de ensino superior estabelece um formato diferenciado de relacionamento entre professor-aluno dentro e fora da sala de aula. Isso se dá por meio do compartilhamento de informações de forma igualitária através do acesso ao mundo virtual, possibilitando tanto ao educando quanto ao professor fazer uso do conteúdo da rede para adquirir mais conhecimento.
Para tanto, as redes sociais na internet são automaticamente consideradas mídias sociais uma vez que proporcionam trocas de informações, ideias e interesses. Já o termo mídias digitais é muito mais abrangente e designa qualquer meio de comunicação que se utilize de tecnologia digital, ou seja, toda rede social é uma mídia social que, por sua vez, também é uma mídia digital. Face a esses conceitos, é inevitável relacionar o fenômeno das mídias com a educação. De acordo com Setton (2010) considera as mídias, enquanto agentes sociais da socialização, agentes sociais da educação por desenvolverem uma função educativa no mundo contemporâneo, por funcionarem como instâncias transmissoras de valores, padrões e normas de comportamento e também por servirem como referências identitárias. 
Sendo Assim, a educação hoje se depara com o desafio de estabelecer junto à geração Y uma relação de ensino-aprendizagem que concilie os interesses desse público com os 
objetivos pedagógicos da escola. Desafio, também de pensar as redes sociais, das quais milhares de jovens são usuários, como aliadas do ensino.Principalmente as universidades vem adotando esse novo modelo educacional, mas cabe ressaltar que esse novo modelo não despreza o convencional, porém é um incrementador do ensino no qual objetiva acompanhar essa nova geração digital, sendo considerada como uma dinâmica motivadora. Existem inúmeras redes de entretenimento, bastante conhecidas em todo o mundo. Atualmente, as redes sociais mais utilizadas no âmbito educacional são Facebook e Twitter. 
Não só as universidades, mas algumas instituições de ensino passaram a dar alguma atenção a esta nova forma de divulgação de informações entre os alunos. As redes sociais podem gerar novas sinergias entre os membros de uma comunidade educativa, pois facilita o compartilhando de informações envolvendo temas estudados em sala de aula, o estudo em grupo, a divulgação dos mais diversos conteúdos informativos, o compartilhamento de recursos (documentos, apresentações, links, vídeos) e, sobretudo, de projetos e fortalece o envolvimento dos alunos e professores e cria um canal de comunicação entre eles e outras instituições de ensino. 
Com a utilização de um espaço de colaboração, como redes sociais, o professor por sua vez terá a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difíceis de serem identificados em uma sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, melhoria do desenvolvimento na escrita, a pesquisa sobre um assunto, a apresentação de uma opinião e o debate entre os alunos.
A utilização das redes sociais como plataformas de ensino é uma opção para a construção do relacionamento entre os alunos e professores. Sendo assim, como outros métodos há algumas vantagens e desvantagens também. Professores e alunos usam algumas redes para trocar experiências, avaliações e conteúdos com informações de aprendizagem em todos os níveis de estudos. As redes sociais têm sido utilizadas por professores como plataforma de intercâmbio de informação e comunicação. Também podem ser utilizadas de inúmeras maneiras pelos educadores, através de criação de comunidades de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; compartilhar metodologia, programas, informações e ideias com outros professores; gerar um relacionamento didático e dinâmico entre profissionais da área etc. 
Outras vantagens do uso das redes sociais é a maior interação de contéudos entre alunos e professores, com fóruns de debate, atividades online, pesquisas e enquetes de determinado assunto, bate-papo com grupo fechado, fórum ou microblog com dúvidas dos alunos, etc. Uma desvantagem do uso das redes sociais na escola está na estrutura da escola e na própria postura do professor,pois a falta de preparação ou insegurança dos professores com a nova ferramenta pode prejudicar o processo de ensino e aprendizagem, tornando este improdutivo ou como acontece muitas vezes, o professor não se arrisca a fazer uso das TICs em suas aulas. Assim, diante de uma pesquisa de aplicação real com professores e alunos, sobre o uso das redes sociais como ferrementa metodológica os resultados obtidos pelos professores indica que a mídia social questionada, ainda não é usada como meio de aprendizagem, e sim apenas como meio de comunicação de informes e notícias do cotidiano da instituição escolar. Já para os alunos, o assunto se torna mais acessível. Os Sites de Redes Sociais estão presentes no cotidiano dos mesmos. 
Portanto, os sites de redes sociais podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas. Com isso, ajudam não somente a melhorar e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos como também oferecem ao educador outras maneiras de se relacionar e interagir com os mesmos. Além disso, estreitam a relação professor-aluno e ampliam o espaço da sala de aula, permitindo que os alunos tornem-se também responsáveis por sua própria aprendizagem. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A Sociedade em Rede: Do Conhecimento a Ação Política. Belém, 2005. COMSCORE. 2014 Brazil Digital Future in Focus. 2014. FELINTO, Erick. Tecnognose: tecnologias do virtual, identidade e imaginação espiritual. In Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. EDIPUCRS. Porto Alegre, n. 18, agosto de 2002. FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: cotidiano do professor. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

Outros materiais